Entenda a importância da inteligência emocional na enfermagem

Entenda a importância da inteligência emocional na enfermagem

Se você trabalha ou pretende iniciar a carreira na área de saúde, deve aprender a lidar com a inteligência emocional na enfermagem. Isso significa que é interessante desenvolver a capacidade de administrar suas próprias emoções e saber usá-las a seu favor. Da mesma forma, é necessário compreender as reações das outras pessoas, construindo um convívio saudável e fazendo escolhas de forma consciente. 

Para que isso seja possível, a inteligência emocional conta com alguns pilares: conhecer as próprias emoções e ações, saber controlá-las de acordo com cada situação e ter automotivação para alcançar seus objetivos. Além disso, deve haver empatia — habilidade de se colocar no lugar do outro.

Não se esqueça também de se relacionar interpessoalmente, visando à melhora da sua qualidade de vida. Após essa introdução, vamos entender melhor sobre a inteligência emocional enfermagem ao longo do conteúdo? Boa leitura! 

Importância da inteligência emocional na enfermagem

Sabemos que a vida é sempre muito corrida com metas, reuniões, prazos, família, saúde e relacionamentos, entre outros compromissos. Com isso, as pessoas acabam sendo observadas e avaliadas a todo o momento, o que causa uma pressão constante no dia a dia. 

Essa situação pode gerar um grande desgaste do profissional, visto que as emoções estão à flor da pele. Assim, quem trabalha na área de saúde acaba sendo afetado com pressões de diferentes setores. Por isso, é muito importante cuidar da inteligência emocional na enfermagem.

Como fortalecer a capacidade de administrar as diferentes situações do dia a dia

Para colocar a inteligência emocional em prática, é preciso fortalecer a capacidade de administrar as diferentes situações que o seu dia a dia exige. Em primeiro lugar, busque fazer uma autocrítica, reflexão e meditação sobre os acontecimentos do cotidiano e a maneira como os tem enfrentado. 

Ao colocar essa análise em prática, será possível identificar os fatores que afetam diretamente nossa relação com o próximo. Dessa forma, você conseguirá analisar a lógica de seus pensamentos e compreender suas próprias emoções. 

Benefícios da inteligência emocional para o profissional de enfermagem

Agora que você já está mais por dentro do assunto, chegou a hora de verificar os benefícios da inteligência emocional na enfermagem. Confira: 

  • redução de conflitos em relacionamentos interpessoais;
  • aumento da autoestima e da autoconfiança;
  • senso de responsabilidade e melhor visão de futuro;
  • direcionamento competente das emoções;
  • compreensão da visão de mundo e dos sentimentos das outras pessoas;
  • equilíbrio emocional;
  • melhora da qualidade de vida.

Outras vantagens

Outro benefício adquirido ao fortalecer a inteligência emocional na enfermagem é o aumento do nível de felicidade e a melhora na capacidade de tomada de decisão. Além disso, se torna possível administrar o tempo da melhor forma, aumentando a produtividade e diminuindo os níveis de estresse. 

Ao colocar em prática nossas dicas sobre a inteligência emocional na enfermagem, você será capaz de enfrentar seu dia a dia do trabalho com mais leveza e discernimento na hora de tomar as decisões. Dessa forma, é possível evitar prejuízos à sua saúde mental e física, deixando suas atividades funcionais mais equilibradas. 

Agora que você aprendeu tudo sobre a importância da inteligência emocional na enfermagem, que tal seguir nossas redes sociais para ficar por dentro desse e de outros assuntos do seu interesse? Estamos no Instagram, Facebook e LinkedIn.

Comentários

Posts Relacionados

Homem em desfoque em pé ministrando aula em auditório
terça-feira, 15 Outubro, 2019 - 09:39