Quanto tempo dura o curso de técnico em enfermagem?

A escolha da profissão pode ser um momento tenso na vida das pessoas, já que envolve planejamento e dedicação para obter um diploma. Mas, se você quer atuar na área da saúde, as formações técnicas são uma boa opção. Pensando nisso, o texto a seguir explica quanto tempo dura o curso de técnico em enfermagem.

Além disso, o artigo explica como é a formação de técnico em enfermagem, quais são as principais funções do profissional no mercado e por que esse curso é diferente das demais áreas da enfermagem. Ficou curioso? Então, comece a leitura já e tire suas dúvidas sobre o tema!

Como é o curso e quais são as funções do técnico em enfermagem?

Antes de tudo, é importante entender que o curso técnico em enfermagem, profissão ideal para quem deseja trabalhar na área da saúde o quanto antes, capacita os estudantes com conhecimentos diversos, desde anatomia até farmacologia, passando por saúde coletiva e atendimento humanizado.

A formação teórica e prática prepara o técnico para atuar em hospitais, clínicas, unidades de saúde e ambulatórios, por exemplo. Nesses espaços, o profissional pode trabalhar com o planejamento de atividades, o controle a riscos de infecção hospitalar e a prevenção de doenças, sob supervisão do chefe da enfermaria.

Quais são as diferenças entre técnico em enfermagem, auxiliar e enfermeiro?

Os cursos de técnico e auxiliar em enfermagem são uma formação de nível médio e, portanto, não conferem aos estudantes um diploma de ensino superior. O técnico, porém, tem uma atuação mais ampla, se comparada à de auxiliar, cuja carga horária de aulas tende a ser mais reduzida. Ainda, a formação de auxiliar não existem mais em muitos estados.

Por outro lado, a graduação em Enfermagem tem uma ampla carga horária, uma vez que os estudantes são obrigados a cumprir, pelo menos, quatro mil horas de aula (em 5 anos), de acordo com determinação do Ministério da Educação. Ao final do curso, os profissionais recebem um diploma de nível superior, podendo assumir diversas funções no mercado.

Quanto tempo dura, em média, o curso técnico?

Você deve estar se perguntando, afinal, qual é a duração do curso técnico em enfermagem? Respondendo a questão, essa formação profissional é concluída, em geral, após dois anos ou quatro semestres de matrícula regular, e o estudante consegue assistir às aulas em um turno e trabalhar no restante do dia, se for o caso.

Além da carga horária das disciplinas do curso técnico, os acadêmicos precisam cumprir, aproximadamente, 300 horas de estágio supervisionado para obter o diploma de técnico em enfermagem. De maneira geral, os estudantes fazem o estágio em hospitais e postos de saúde.

Por fim, é importante ressaltar a qualidade da instituição onde se faz o curso técnico em enfermagem. Para não errar nesse momento crucial, pesquise sobre a reputação da escola — a qual deve ter uma autorização de funcionamento emitida pelo conselho de educação do seu estado — e verifique os requisitos para concluir a matrícula com êxito.

Neste post, você descobriu quanto tempo dura o curso de técnico em enfermagem, formação que tende a se estender por dois anos, capacitando os estudantes para assumirem importantes postos na área da saúde.

O texto foi útil para você? Então, continue informando-se sobre a sua futura profissão e veja como está o atual panorama da enfermagem no Brasil!

Técnico em Enfermagem

Elen
Elen
3 anos atrás

Gostei imenso das informações, esclarecedoras,

Flavio
Flavio
2 anos atrás

Adorei! Mim ajudou muito nas minha dúvidas…

Gislaine Borba Michel
Gislaine Borba Michel
2 anos atrás

Muito show o blog informações bem esclarecedoras

Larissa
Larissa
2 anos atrás

Para fazer o técnico é necessário fazer também o auxiliar ? Irei começar o curso em março e na escola disseram que é preciso fazer o auxiliar primeiro

Luciene
Luciene
1 ano atrás

Adorei sugestões tiro todas minhas dúvidas só fiquei agora confusa doq realmente fazer graduação ou tenco más vcs esclareceu mts dúvidas

Lu

1 ano atrás

Gostei dos esclarecimentos me ajudou muito em algumas dúvidas

Tamima Candida De Freitas
Tamima Candida De Freitas
1 ano atrás

Gostaria de saber se a instituição para técnico em enfermagem tem um período máximo para formar seus alunos? Dado que são 24 meses de curso técnico.

Last edited 1 ano atrás by Tamima Candida De Freitas
Luciana Paiva da Silva
Luciana Paiva da Silva

Boa noite!
Eu já fiz todas as disciplinas que durou 22 meses,sendo que eu não estou fazendo estágio ainda.tenho que me preocupar com o curso ?