Quanto tempo dura o curso de técnico em enfermagem?

Quanto tempo dura o curso de técnico em enfermagem?

A escolha da profissão pode ser um momento tenso na vida das pessoas, já que envolve planejamento e dedicação para obter um diploma. Mas, se você quer atuar na área da saúde, as formações técnicas são uma boa opção. Pensando nisso, o texto a seguir explica quanto tempo dura o curso de técnico em enfermagem.

Além disso, o artigo explica como é a formação de técnico em enfermagem, quais são as principais funções do profissional no mercado e por que esse curso é diferente das demais áreas da enfermagem. Ficou curioso? Então, comece a leitura já e tire suas dúvidas sobre o tema!

Como é o curso e quais são as funções do técnico em enfermagem?

Antes de tudo, é importante entender que o curso técnico em enfermagem, profissão ideal para quem deseja trabalhar na área da saúde o quanto antes, capacita os estudantes com conhecimentos diversos, desde anatomia até farmacologia, passando por saúde coletiva e atendimento humanizado.

A formação teórica e prática prepara o técnico para atuar em hospitais, clínicas, unidades de saúde e ambulatórios, por exemplo. Nesses espaços, o profissional pode trabalhar com o planejamento de atividades, o controle a riscos de infecção hospitalar e a prevenção de doenças, sob supervisão do chefe da enfermaria.

Quais são as diferenças entre técnico em enfermagem, auxiliar e enfermeiro?

Os cursos de técnico e auxiliar em enfermagem são uma formação de nível médio e, portanto, não conferem aos estudantes um diploma de ensino superior. O técnico, porém, tem uma atuação mais ampla, se comparada à de auxiliar, cuja carga horária de aulas tende a ser mais reduzida. Ainda, a formação de auxiliar não existem mais em muitos estados.

Por outro lado, a graduação em Enfermagem tem uma ampla carga horária, uma vez que os estudantes são obrigados a cumprir, pelo menos, quatro mil horas de aula (em 5 anos), de acordo com determinação do Ministério da Educação. Ao final do curso, os profissionais recebem um diploma de nível superior, podendo assumir diversas funções no mercado.

Quanto tempo dura, em média, o curso técnico?

Você deve estar se perguntando, afinal, qual é a duração do curso técnico em enfermagem? Respondendo a questão, essa formação profissional é concluída, em geral, após dois anos ou quatro semestres de matrícula regular, e o estudante consegue assistir às aulas em um turno e trabalhar no restante do dia, se for o caso.

Além da carga horária das disciplinas do curso técnico, os acadêmicos precisam cumprir, aproximadamente, 300 horas de estágio supervisionado para obter o diploma de técnico em enfermagem. De maneira geral, os estudantes fazem o estágio em hospitais e postos de saúde.

Por fim, é importante ressaltar a qualidade da instituição onde se faz o curso técnico em enfermagem. Para não errar nesse momento crucial, pesquise sobre a reputação da escola — a qual deve ter uma autorização de funcionamento emitida pelo conselho de educação do seu estado — e verifique os requisitos para concluir a matrícula com êxito.

Neste post, você descobriu quanto tempo dura o curso de técnico em enfermagem, formação que tende a se estender por dois anos, capacitando os estudantes para assumirem importantes postos na área da saúde.

O texto foi útil para você? Então, continue informando-se sobre a sua futura profissão e veja como está o atual panorama da enfermagem no Brasil!

Comentários

Posts Relacionados

Como saber se enfermagem é para mim?
quarta-feira, 12 Agosto, 2020 - 14:15
Saiba como surgiu o Agosto Dourado e por que é importante
segunda-feira, 3 Agosto, 2020 - 08:06