Especialização para técnico em enfermagem: saiba quais são e porque fazer

Especialização para técnico em enfermagem: saiba quais são e porque fazer

mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, afinal, as vagas disponíveis não são tão numerosas e as empresas estão exigindo mais dos candidatos. Desse modo, é fundamental encontrar maneiras de qualificar o seu currículo e a especialização para técnico em enfermagem é um excelente caminho.

Para quem busca uma carreira ou, até mesmo, uma valorização financeira maior no trabalho, realizar cursos de qualificação pode ser um importante diferencial competitivo em meio à concorrência. Na área da saúde isso é ainda mais importante, sendo fundamental para o crescimento da sua carreira.

Por isso, vamos apresentar neste artigo quais são os principais cursos de especialização para técnico em enfermagem e como eles são importantes para atingir o sucesso na sua carreira profissional. Quer saber mais? Então continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Quais são as vantagens de fazer uma especialização para técnico em enfermagem?

Atualmente, as empresas buscam por profissionais qualificados, que realizam cursos ou aulas para aprimorar as suas técnicas independentemente de qual seja a área de atuação. Quando falamos sobre o setor da saúde, isso não é diferente, uma vez que os cursos de qualificação servem como diferencial competitivo no mercado.

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que pouco mais de 1,5 milhão de profissionais da área da saúde trabalham com enfermagem. Como se destacar em meio a tantas opções para as empresas? Cursos que visam especializar o profissional em determinada atuação são uma alternativa viável.

Além disso, é importante entender que cursos de especialização são aqueles que têm uma carga horária mínima de 360 horas. Porém, não são as únicas opções para se aprimorar profissionalmente. Os cursos com um tempo de duração menor — que podem ser livres, de extensão ou qualificação — também são muito importantes.

Para você entender melhor os benefícios de uma especialização para técnico em enfermagem para a sua carreira, listamos as principais vantagens de realizá-la e, assim, se qualificar ainda mais. Confira!

Agrega valor ao currículo

Um currículo sem especializações passa a ideia de um profissional que não está buscando se qualificar, alguém que não tenta aprimorar o trabalho. Exatamente o contrário do que o mercado procura atualmente. Portanto, as especializações agregam valor ao currículo, transmitindo uma imagem mais positiva para recrutadores, por exemplo.

Aumenta as chances de valorização financeira

Receber um aumento significa, além da valorização financeira, um reconhecimento de que o seu trabalho está sendo feito de maneira satisfatória. Para aumentar as chances disso acontecer, a especialização é uma excelente alternativa. Um currículo mais robusto justifica valores mais altos.

Amplia as oportunidades de trabalho

Conhecer as especificidades de um trabalho e se tornar um especialista também pode ampliar as suas oportunidades no mercado. Afinal, alguém que realizou o curso de Técnico em Enfermagem pode ter mais possibilidades de trabalho com uma qualificação para se tornar um cuidador de idosos, por exemplo.

Permite fazer networking

Conhecer pessoas no ambiente profissional é muito importante, exatamente o conceito de networking, que significa criar relações com outros profissionais da área. Ao ampliar a sua rede de contatos, a tendência é que mais oportunidades apareçam para você.

Quais são as principais especializações na área de enfermagem?

Você sabe quais são as áreas de atuação em alta quando falamos em enfermagem? Para ajudá-lo, listamos as principais especializações que podem tornar o seu currículo ainda mais atraente no mercado de trabalho.

Atendimento pré-hospitalar

Em uma situação de emergência, o atendimento rápido e adequado à vítima pode ser o diferencial entre a vida e a morte. Ao se especializar no assunto, você vai conseguir oferecer o atendimento mais eficiente possível, aumentando as chances de sobrevivência do paciente e garantindo que ele chegue ao hospital nas melhores condições.

Cuidador de idosos

A parcela de idosos na população brasileira é cada vez maior. Por isso, trabalhar como cuidador de idosos pode ser uma excelente opção para a sua carreira. O objetivo do curso é preparar o profissional para lidar com as necessidades do paciente da terceira idade, garantindo o melhor atendimento a ele.

BLS (Basic Life Support)

Voltado principalmente para quem quer trabalhar como profissional do resgate, o curso BLS é essencial para obter a capacitação adequada que a função exige. Afinal, saber lidar com emergências respiratórias e cardiovasculares em adultos, crianças e, até mesmo, bebês é uma necessidade muito grande em um mercado como o brasileiro.

Primeiros socorros

Os primeiros socorros são fundamentais para o trabalho de enfermagem, certo? Por isso, é importante sempre se atualizar em relação ao assunto e ficar atento às principais tendências e novidades. O curso abrange desde a montagem de um kit de primeiros socorros até o que fazer enquanto aguarda o atendimento dos profissionais.

Instrumentação cirúrgica

Para quem almeja ampliar as suas opções de trabalho, o curso de Instrumentação Cirúrgica pode abrir novas portas no mercado. Ele ensina tudo o que você precisa para oferecer o serviço correto na hora de fornecer assistência ao médico-cirurgião, do posicionamento das mesas de instrumentos até o reconhecimento do instrumental cirúrgico.

Qual é a importância de realizar os cursos em uma boa instituição?

Além de escolher uma instituição de ensino que ofereça algum desses cursos, é importante procurar por uma opção que, de fato, possa agregar valor ao seu currículo. A Escola da Paz, por exemplo, tem todos esses cursos livres em sua grade curricular, além de opções ainda mais específicas, como o curso de Hemodiálise.

Outro diferencial da Escola da Paz é a sua estrutura, composta 100% de enfermeiros com ampla experiência na área. Consolidada com 32 anos de atuação, a instituição oferece cursos para os profissionais que precisam se especializar mesmo tendo uma rotina corrida de trabalho.

Portanto, a especialização para técnico em enfermagem é um grande diferencial para o profissional que busca um destaque maior no mercado de trabalho e maior valorização financeira. Ao somar essas qualificações ao seu currículo, a tendência é que você consiga melhorar a sua vida profissional e pessoal.

Agora que já sabe como a especialização para técnico em enfermagem pode alavancar a sua carreira na área da saúde, que tal conhecer mais sobre as opções de cursos de qualificação da Escola da Paz? Entre em contato conosco e escolha o mais adequado ao que você procura para o seu futuro profissional!

Comentários

Posts Relacionados

dicas estágio obrigatório enfermagem
quarta-feira, 11 Setembro, 2019 - 11:47