Como fazer networking na área de enfermagem? Confira 7 dicas aqui

Como fazer networking na área de enfermagem? Confira 7 dicas aqui

Não basta ser um excelente profissional: para que seja possível crescer na área da Enfermagem, é preciso saber como fazer networking. É bem provável que você tenha se assustado com o nome, mas, na prática, ter relacionamentos profissionais não é nenhum segredo.

Todos têm ciência de que uma boa rede de contatos pode ser imprescindível para ampliar as possibilidades de carreira e abrir portas, porém muitos ainda não sabem como fazer networking de forma eficaz. Vários profissionais querem estabelecer relacionamentos simplesmente por estarem precisando de emprego ou algum favor e outros miram de canto de olho no cartão das pessoas, para ver se elas “merecem” atenção.

Você já fez isso? Nossa sugestão é: refaça o caminho, uma vez que ele está totalmente errado. O networking é a rede de relacionamento entre pessoas com interesses em comum que precisa ser cuidada, cultivada e valorizada. Então, confira nossas sete dicas para agir da maneira certa na área de Enfermagem!

1. Ative os contatos antigos

Um excelente começo para fazer um bom networking é buscar os contatos que já passaram por sua vida e, por algum motivo, se perderam. Você pode retomar a conversa com algum amigo do passado e conhecer amigos que trabalham na sua área em alguma festa dele, por exemplo. Considere os colegas de faculdade, amigos de escola, antigos vizinhos, ex-chefes etc.

Atualmente, com tantas redes sociais à disposição, encontrar essas pessoas não vai ser uma tarefa muito difícil. Há vários casos de profissionais que localizaram seus amigos de infância e criaram grupos no WhatsApp, por exemplo.

2. Amplie o seu networking

Procure ampliar sua rede de relacionamento. Aceite todos os convites possíveis, mesmo que você não saiba como vai aproveitar o evento (reunião, conversa no happy hour, palestra). Se deseja algo, divulgue e comunique a todos que conhece, pois essa atitude vai facilitar o processo.

Outra dica é estar presente com frequência. Jamais seja quem só aparece quando está precisando de algo — pelo contrário, seja a pessoa da qual os outros vão se lembrar quando oportunidades surgirem.

Além disso, respeite seus concorrentes. Jamais fale mal e não se esqueça de que o mundo dá voltas: você pode precisar de algum deles em breve. Por fim, abasteça suas redes sociais, pois quem apenas observa raramente será lembrado.

3. Deixe sua rede de relacionamento sempre informada

É preciso deixar sua rede de contatos sempre muito bem informada. Uma dica valiosa é manter relacionamentos próximos com quem você já trabalhou, especialmente os chefes. Não deixe de atualizar essas pessoas que conhecem seu trabalho, pois, fazendo isso, elas vão buscar você quando precisarem.

Não se trata de fazer um networking massivo, mas sim de qualidade. Procure se dedicar a construir bons relacionamentos, pois ninguém vai adquirir seu serviço com base em um cartão que você deixou em algum evento, concorda? As pessoas que estão à sua volta precisam saber mais sobre você, o que está fazendo, aquilo que pretende fazer e seus planos ou objetivos.

4. Tenha interesse genuíno e seja visto

Jamais apareça para seus contatos somente quando for vantajoso para você. Procure saber sobre as novidades das pessoas que integram a sua rede de relacionamento sem que tenha um interesse por trás. Conecte-se com os seus pares constantemente — pode ser compartilhando algum conteúdo que seja de interesse comum ou enviando uma mensagem, por exemplo.

Outra dica muito importante é: seja visto! O mundo virtual facilita cada vez mais as conexões, principalmente porque os dias têm sido muito corridos, mas procure não se acomodar com a facilidade dessa vida online. Tente encontrar as pessoas, afinal o diálogo frente a frente ainda faz toda a diferença.

Trate com atenção seus contatos, pois não existe nada mais indelicado do que apenas responder a quem o interessa. Dê um retorno a todos os convites e mensagens que receber. Não importa se você não pode ajudar ou estar presente: sempre responda, pois é uma maneira de respeitar e considerar quem o procurou, além de demonstrar sua educação.

5. Não envie spam

O hábito de enviar mensagens genéricas para todos os contatos deve ser retirado da sua rotina. Não se esqueça de que networking é relacionamento, portanto merece uma comunicação extremamente personalizada e bem direcionada.

6. Reconheça o outro e seja generoso

Alguém da sua rede acabou de ser promovido? Então, não deixe de parabenizar essa pessoa pela grande conquista. Não há nada mais recompensador do que ter o seu trabalho reconhecido e valorizado pelos pares, não é mesmo?

Seja sempre generoso e ajude as pessoas da sua rede de contatos quando for possível. Essa solidariedade é bastante benéfica (além, é claro, de estabelecer uma corrente do bem). Caso um dia você precise, também vai haver alguém para ajudá-lo. E lembre-se de que você pode você precisar de alguém para oferecer indicações, oportunidades e dicas!

7. Faça cursos profissionalizantes

Nossa última dica é muito valiosa: é imprescindível que você faça cursos profissionalizantes para conhecer novos profissionais e conseguir oportunidades melhores no mercado. A partir do momento em que a pessoa se dedica e envolve com as demais, elas também vão acabar dedicando um tempo para conhecê-la. Sem dúvidas, ter uma boa rede de contatos ajuda a encontrar clientes interessados no seu negócio.

Uma boa dica de instituição para você fazer cursos é a Escola de Enfermagem da Paz, uma instituição de ensino com foco na área da saúde que tem o propósito de formar os melhores profissionais do setor em nível técnico, além de oferecer qualificações para que possam atuar com maior autonomia. 

A escola é recomendada e reconhecida no ambiente profissional da área da saúde, pois já formou em torno de 10 mil profissionais (entre técnicos de Enfermagem, auxiliares de Enfermagem, especialistas em Enfermagem do Trabalho e outros). Esse é o melhor lugar para fazer networking e conquistar cada vez mais sucesso na sua área. Então, aproveite!

Agora que você já descobriu como fazer networking, que tal saber mais sobre os nossos cursos? Não perca mais tempo e entre em contato conosco agora mesmo!

Comentários

Posts Relacionados

Entenda como conseguir um emprego como cuidador de idosos
terça-feira, 20 Agosto, 2019 - 10:35
Entenda como ser um bom técnico de enfermagem
terça-feira, 13 Agosto, 2019 - 10:26