fbpx

Escola de Enfermagem da Paz

Meses e suas cores: entenda aqui as campanhas de conscientização!

Campanhas de conscientização, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, ajudam a população a lidar com temas tabus, como a prevenção ao câncer de mama, entre as mulheres, e o câncer de próstata, no público masculino. Mas existem outros projetos de divulgação, separados por meses e suas cores, de questões que tocam diretamente a saúde.

Pensando nisso, este post explica quais são as campanhas de conscientização mais populares no país e no mundo, começando pelo Janeiro Branco, que alerta para o cuidado com a saúde mental, chegando até o Dezembro Vermelho, que promove o debate sobre a prevenção ao HIV e à Aids. Continue a leitura e descubra mais!

Por que as campanhas de conscientização são importantes para a sociedade?

Nos últimos anos, campanhas como o Outubro Rosa, o Novembro Azul e o Dezembro Vermelho ganharam mais espaço na sociedade, marcando um calendário que ajuda a conscientizar a população, em pautas que têm como objetivo principal a preservação da vida e a defesa do bem-estar e do cuidado com as pessoas.

Além de ampliarem a divulgação sobre temas ligados à área da saúde e, muitas vezes, considerados tabus, as campanhas de conscientização facilitam a articulação de instituições, como escolas e igrejas, com o poder público, promovendo ações que devem fazer a diferença na vida das pessoas.

Para você ter ideia, o Outubro Rosa, uma das campanhas de conscientização pioneiras no país, tem acarretado um aumento na procura por exames preventivos. O Mapa Assistencial da Saúde Suplementar registra que, em 2019, houve um aumento de 1,6% na realização de exames de mamografia, uma das principais formas de prevenir o câncer de mama.

No entanto, o calendário das campanhas de conscientização estende-se por todo o ano, promovendo a circulação do conhecimento científico e aumentando a prevenção a diversas doenças, que podem afetar homens e mulheres em várias faixas etárias.

Quais são as campanhas existentes para cada mês do ano?

O calendário das campanhas de conscientização sobre temas relacionados à saúde é extenso, iniciando em janeiro e sendo finalizado no último mês do ano. Mas você sabe quais são os principais projetos de prevenção e as pautas propostas para a população?

Janeiro Branco

Desde 2014, o Janeiro Branco promove uma campanha de conscientização sobre o tema da saúde mental no país. Escolhido por ser um mês simbólico, no qual as pessoas se organizam para cumprir novas metas ao longo do ano que se inicia, o Janeiro Branco pretende acabar com o tabu e dar mais atenção aos cuidados e tratamentos para manter o corpo e a mente sãos.

Fevereiro Roxo e Laranja

As campanhas Fevereiro Roxo e Fevereiro Laranja tem como objetivo chamar a atenção para a conscientização e combate de algumas doenças. A cor roxa foi escolhida para a conscientização do Lúpus, da Fibromialgia e do Mal de Alzheimer. Já a cor laranja foi incluída na campanha para conscientizar sobre um dos tipos mais graves de câncer, a Leucemia.

Março Azul-Marinho e Lilás

O Março Azul-Marinho, por sua vez, tem o objetivo de promover a consciência no público masculino sobre a prevenção e o combate ao câncer colorretal, um tumor maligno que ocorre no reto do intestino grosso, sendo uma das causas mais frequentes de câncer entre homens no Brasil.

Já o Março Lilás é voltado para o público feminino e aborda a conscientização e a prevenção do câncer de colo de útero.

Abril Azul

Já o Abril Azul é uma campanha de conscientização sobre o transtorno do espectro autista, também conhecido pela sigla TEA, um distúrbio que costuma afetar o sistema neurológico, comprometendo a comunicação e o comportamento interpessoal.

Maio Vermelho

O Maio Vermelho, por outro lado, é uma campanha que traz à tona o tema da prevenção do câncer de boca — também chamado de câncer de lábio ou da cavidade oral —, um tipo de tumor que afeta as estruturas da boca, causando, em geral, placas vermelhas e brancas na região.

Junho Vermelho

O Junho Vermelho é comemorado em todo o país por causa do Dia Mundial do Doador de Sangue, que ocorre em 14 de junho. A proposta é sensibilizar as pessoas sobre a importância do movimento de doação sanguínea, essencial para pacientes que dependem da transfusão de sangue para sobreviver.

Julho Amarelo

No início do segundo semestre, é comemorado o Julho Amarelo, uma campanha que alerta a população sobre as hepatites virais (do tipo A, B ou C), que comprometem o funcionamento do fígado e podem levar a inúmeros problemas no organismo.

Agosto Dourado

O Agosto Dourado, instituído em todo território nacional desde 2017, pela Lei 13.435, tem o objetivo de conscientizar sobre a importância do aleitamento materno, tendo sido a cor dourada escolhida pela Organização Mundial de Saúde para representar a melhor alimentação, padrão “ouro”, para a saúde dos recém-nascidos.

Setembro Vermelho

Em 29 de setembro, comemora-se o Dia Mundial do Coração no Brasil, mas a conscientização para o impacto das doenças cardiovasculares ocorre durante todo o mês, com a campanha do Setembro Vermelho, que pretende atuar na mudança de maus hábitos e na diminuição dos fatores de risco para problemas cardíacos.

Setembro também possui outras campanhas, como o Setembro Amarelo., que ficou em evidência ano passado durante a pandemia da COVID-19, por tratar da prevenção e combate ao suicídio e a valorização da vida.

Outubro Rosa

Outubro Rosa é uma das campanhas anuais de conscientização mais populares no Brasil, tendo como objetivo aumentar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, um dos principais tipos entre as mulheres atualmente.

A procura pela ajuda profissional é indispensável na luta contra o câncer de mama, pois, segundo o levantamento do Instituto Nacional do Câncer, mais de 65 mil mulheres desenvolvem a doença anualmente.

Novembro Azul

A prevenção ao câncer de próstata é o principal objetivo do Novembro Azul, uma campanha de conscientização que nasceu na Austrália e chegou com força ao Brasil, tendo como símbolo, além da coloração azul, o bigode, uma forte referência ao público masculino.

As ações desenvolvidas ao longo do mês de novembro pretendem aumentar a conscientização sobre o câncer de próstata, que, anualmente, ocorre em mais de 1,3 milhão de homens em todo o planeta, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer. Essa doença cancerígena é a segunda mais incidente entre os pacientes masculinos, ficando atrás do câncer de pulmão.

Dezembro Vermelho

O Dezembro Vermelho, por fim, tem uma grande missão: conscientizar a população mundial sobre a importância da prevenção à Infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e a garantia dos direitos dos pacientes que vivem com HIV e Aids.

Neste texto, você aprendeu quais são as principais campanhas de conscientização no Brasil, divididas por meses e suas cores. Conhecer essas datas especiais mostra a importância de cuidar da saúde e do bem-estar, apesar da correria cotidiana. Manter os cuidados com a saúde, agora, é essencial para evitar problemas futuros.

Gostou do texto e quer ajudar a sua comunidade a se informar sobre campanhas de conscientização sobre a saúde? Então, compartilhe este artigo com os amigos nas suas redes sociais!

Compartilhe este conteúdo:

Deixe seu comentário

O que você achou deste conteúdo? Queremos saber a sua opinião:

Realizar inscrição
Notifique-me de
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Edna Silva
Visitante
Edna Silva
2 anos atrás

Muito importante essa informação, estou escrevendo um projeto sobre dar amparo as familias carentes em tempo de pandemia. Familias que ficaram desempregadas, recebendo o minimo do estado e que agora nem esse recurso não tem mais. Estão passando fome, crianças, idosos, sem ter quem os ampare, então busquei saber se tinha um mes falando sobre a fome. Com certeza a sociedade só vai perceber qdo começarem a contar os óbitos por falta de alimento. Muito triste.😞

1
0
Queremos saber sua opinião, deixe seu comentário!x
()
x