Não há dúvidas: o mercado de trabalho para profissionais da saúde vem se tornando muito promissor nos últimos anos, por conta, principalmente, do crescente número de hospitais, clínicas médicas e procedimentos cirúrgicos realizados pela população. Assim, uma boa opção para quem deseja se qualificar e ter melhores oportunidades na área é fazer o curso de qualificação profissional Instrumentador Cirúrgico.
De forma geral, as instituições médicas e hospitalares precisam de pessoas qualificadas e aptas para exercer a atividade de Instrumentador Cirúrgico. Pensando nisso, o texto a seguir explica o que define essa profissão, quais são as principais atividades exercidas pelo profissional e onde o ele pode trabalhar.
Além disso, o artigo detalha mais informações sobre a carreira de Instrumentador Cirúrgico, explicando qual é a carga horária de trabalho, quanto está a média salarial no país e como funciona o curso de — grade curricular, horas/aula e requisitos para a formação.
Ficou curioso sobre o tema, não é? Então, comece a leitura agora mesmo e tire as suas dúvidas sobre o assunto!
Quem é o Instrumentador Cirúrgico?
O profissional Instrumentador Cirúrgico pode ser considerado o braço direito do médico-cirurgião. É um profissional indispensável em todo tipo de cirurgia e deve estar atento a todo o processo cirúrgico. Além disso, precisa saber de forma prévia cada passo do procedimento que será realizado pelo médico-cirurgião para disponibilizar todos os instrumentos e materiais para aquele momento. Para se ter uma ideia sobre a importância dessa profissão, costuma-se dizer que o trabalho eficaz do Instrumentador Cirúrgico reduz bastante o tempo de uma cirurgia.
Contudo, a profissão ainda não é regulamentada e, por isso, os critérios para contratação profissional podem variar conforme cada Estado.
No estado do Rio Grande do Sul, por exemplo, os profissionais são fiscalizados pelo Conselho Regional de Enfermagem do Estado (o COREN-RS), pois entende-se que a instrumentação cirúrgica é uma atividade de enfermagem, mesmo não sendo ato privativo da mesma.
Quais são as atividades exercidas pelo Instrumentador Cirúrgico?
Até aqui, você entendeu resumidamente qual é o papel do Instrumentador Cirúrgico. Conheça algumas das tarefas desse profissional:
- antever os atos médicos para atender o cirurgião com prontidão;
- conhecer o nome dos instrumentos;
- consultar o responsável pelo centro cirúrgico para certificar a identidade do paciente e averiguar se seus exames pré-operatórios estão em conformidade com a cirurgia a ser realizada;
- fazer a assepsia de todo o material;
- guardar o material ao término da cirurgia;
- manter a higiene e limpeza do campo operatório;
- montar e desmontar mesas para o procedimento;
- ordenar e controlar o instrumental cirúrgico;
- preparar os instrumentos a serem usados na cirurgia;
- selecionar e apresentar os instrumentos à equipe médica.
Onde o Instrumentador Cirúrgico pode exercer suas atividades?
Você deve estar se perguntando agora onde o Instrumentador Cirúrgico pode exercer suas funções, não é? Para responder à questão, é preciso entender, antes de tudo, que esse profissional tem conhecimentos em enfermagem, tendo obtido diploma de nível médio (Técnico em Enfermagem) ou superior (graduação em enfermagem).
Portanto, a depender da capacitação da pessoa, o Instrumentista Cirúrgico pode trabalhar em diversos locais, como hospitais públicos e privados, clínicas especializadas e ambulatórios.
Qual é a média salarial desse profissional?
Esta é uma dúvida muito comum: qual é a média salarial do Instrumentador Cirúrgico? A princípio, porém, não existe um salário definido, em todo o país, para essa importante categoria.
Dessa forma, o piso salarial da profissão é estabelecido pelos empregadores em cada cidade ou região por meio de convenções e acordos coletivos reconhecidos pelos sindicatos.
Na capital Porto Alegre/RS, por exemplo, o salário médio de Instrumentador Cirúrgico é de aproximadamente R$ 2.270,00 para uma jornada de trabalho de 38 horas por semana. No entanto, os valores podem oscilar de acordo com o número de horas semanais, função desenvolvida e o setor em que o profissional atua. Igualmente, o salário também varia de acordo com o porte do hospital ou clínica, experiência adquirida e a complexidade dos procedimentos cirúrgicos oferecidos pela instituição hospitalar.
Qual é a carga horária de trabalho?
Você viu, anteriormente, como é difícil precisar a média salarial do Instrumentador Cirúrgico, uma vez que essa informação depende de inúmeras outras. Da mesma maneira, é complicado estabelecer uma carga horária padrão para essa função.
Pode-se, no entanto, estabelecer uma carga horária média para quem trabalha com instrumentação cirúrgica em unidades de saúde, onde o turno de trabalho tende a ser de meio período (seis horas).
Ainda que essa carga horária (em horário comercial e nos dias normais ou em regime de plantão) seja praticada pelos profissionais, é importante deixar claro que a jornada de trabalho vai depender da sua função, especificamente, e do hospital ou clínica onde você exerce a sua profissão.
Como se tornar um Instrumentador Cirúrgico?
Para se tornar Instrumentador Cirúrgico, é necessária a realização de curso de qualificação profissional ou de especialização pós-técnica equivalente à função. No Rio Grande do Sul é pré-requisito para realização do curso ser profissional técnico em enfermagem. Nesse sentido, os interessados em seguir carreira na área devem preencher alguns requisitos, como ter ensino médio completo e obter uma formação em auxiliar de enfermagem ou técnico em enfermagem.
Como funciona o curso de Instrumentação Cirúrgica?
Trata-se de um curso pós-técnico com a finalidade de formar profissionais para atuar na prestação de assistência ao médico-cirurgião. Geralmente esse profissional é solicitado nos casos que demandam medidas relativas a promoção, proteção, recuperação, preservação, conservação, entendimento nominal e funcional dos instrumentos cirúrgicos, no cuidado das mesas instrumentais, entre outros.
Como o propósito do curso é preparar os Auxiliares e Técnicos em Enfermagem para o mercado de trabalho, ele contempla teoria e a prática. Assim, capacita o estudante para lidar com diversas ocorrências que podem acontecer ao longo de uma cirurgia. Além do aprendizado, o profissional deve ter muita habilidade para enfrentar situações sob pressão.
Qual é a carga horária do curso?
Muitos estudantes se perguntam sobre a carga horária do curso de Instrumentação Cirúrgica. Geralmente, essa formação é dividida em duas partes: a teórica e a prática, na qual é realizado o estágio curricular obrigatório na área para que o estudante consiga entender melhor a realidade da profissão escolhida.
Dessa forma, a carga horária, entre as disciplinas e o estágio, é determinada pelas escolas, podendo variar entre a modalidade do curso: qualificação profissional ou especialização pós-técnica.
A quantia de horas/aula, em geral, gira em torno de 200 horas e dura cerca de quatro meses para cursos de qualificação profissional. Atendendo a critério de reconhecimento do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), os cursos de especialização técnica de nível médio em enfermagem devem ter, no mínimo, 300 horas/aula, ou seja, 25% da carga horária mínima prevista para a respectiva habilitação profissional.
Qual é a grade curricular do curso de instrumentação cirúrgica?
Até aqui você entendeu como funciona e qual é a carga horária do curso de Instrumentação Cirúrgica. Porém, resta uma dúvida: quais são as disciplinas que compõem a proposta curricular dessa formação? Para responder a essa questão, pode-se afirmar que, entre as principais matérias ministradas no curso de instrumentação cirúrgica, estão:
- estrutura e funcionamento do centro cirúrgico;
- sala cirúrgica;
- equipe cirúrgica;
- equipamentos básicos móveis e fixos;
- práticas de esterilização;
- rotina para colaboradores do centro cirúrgico;
- direitos, deveres e atividades do instrumentador cirúrgico;
- terminologia cirúrgica;
- instrumentação cirúrgica;
- apresentação dos instrumentais cirúrgicos;
- agulhas e fios cirúrgicos;
- preparo para a cirurgia;
- método de assepsia das mãos;
- técnica de escovação;
- técnicas para calçar luvas;
- disposição do material de acordo com os tempos cirúrgicos;
- técnica para descalçar luvas;
- montagem da mesa cirúrgica;
- paramentação;
- antissepsia do campo operatório;
- colocação dos campos operatórios;
- dinâmica do conjunto cirúrgico;
- manuseio de peças anatômicas;
- instrumentais cirúrgicos específicos;
- controle de compressas e gases;
- espécies de anestesia;
- posições cirúrgicas;
- embalagens;
- instrumental de videocirurgia.
Por se tratar de um curso pós-técnico, cuja finalidade é formar profissionais já diplomados, a grade curricular de formação para o Instrumentador Cirúrgico é bastante ampla, ensinando desde o manuseio de determinadas peças e aparelhos cirúrgicos até as técnicas de esterilização e anestesia.
Existem concursos públicos para Instrumentador Cirúrgico?
É verdade que os concursos públicos são uma importante etapa para quem deseja conquistar a tão sonhada estabilidade financeira no trabalho. Por isso, muitos profissionais se perguntam sobre as seleções (via editais de ampla concorrência) para instrumentador cirúrgico no Sistema Único de Saúde (SUS).
Para acalmar os ânimos dos trabalhadores, saiba que o Instrumentador Cirúrgico tem muitas chances de ingressar no serviço público, uma vez que pode ser contratado pela ampla rede do SUS, seja em hospitais regionais, universitários e fundações de saúde.
O ingresso no sistema público de saúde ocorre por meio de concurso. Na maioria dos casos, o concurso público requer que o candidato tenha ensino médio completo, formação técnica na área e curso específico.
Conseguiu entender melhor como funciona o curso de Instrumentação Cirúrgico? Antes de optar por fazê-lo, veja se o seu perfil se encaixa nos atributos requeridos para exercer a profissão. Você está interessado em se qualificar profissionalmente? Então, conheça melhor o curso de Instrumentação Cirúrgica (200 horas) oferecido pela Escola de Enfermagem da Paz!
Ótimo!
Tirei algumas dúvidas.
Ficamos muito felizes que o conteúdo lhe ajudou. Obrigada pelo feedback 💙
Que legal Sonia. Ficamos muito felizes que o conteúdo foi proveitoso para você. 🙂
Temos outros conteúdos tão bons quanto este no nosso blog, fique a vontade para retornar ou assinar a nossa newsletter. 💙
Disseram que precisa apenas de ensino medio mas na matricula diz que o pré requisito é enfermagem ou tecnico….
Olá Bia, tudo bem?
No post, no item “Como se tornar um instrumentista cirúrgico?” esclarecemos exatamante esta questão, de forma clara e objetiva, a formação exigida varia conforme estado. No RS (Rio Grande do Sul) é necessário obter uma formação técnica em enfermagem fornecida por uma escola autorizada antes de se matricular no curso de instrumentador cirúrgico.
Por isso, os interessados devem ter Ensino Médio e um curso Téncico em Enfermagem. Para a formação no Técnico em Enfermagem é obrigatório o Ensino Médio completo.
Ficamos à disposição para esclarecer dúvidas quanto a esse curso. 🙂
Sera que pode trabalhar cursando o curso de instrumentador ou tem que esperar concluir ??
Tati, isso depende do local que irá lhe contratar 😉
Bom dia gostei muito dessa matéria deu pra entender um pouco o q e instrumentos cirúrgicos aonde tem q chegar para ser instrumentista cirúrgicos muito bom ❤
Que ótimo Patricia! E boa sorte nessa jornada viu? Estamos por São Leopoldo e região não deixe de nos contatar para fazer o curso conosco! Sucesso 🤩
Ótimas explicações!
Obrigada Neide! 💙
Olá! Vocês me ajudaram muito, tiraram minhas dúvidas.
Oi Marla, que bacana saber disso. 🙂
Aproveite todos os materiais do blog e os e-books grátis.
Olá boa noite. Será que alguém pode me responder por favor se é obrigatório ter antes o curso técnico de enfermagem para poder fazer o de instrumentista cirúrgico ?,
O diploma da escola é reconhecido inclusive para o exterior ?
É possível fazer ambos os cursos de forma online ? É porque eu moro na Europa.
Seria possivel oferecer este curso totalmente on line ?
Existe a possibilidade de eu poder acelerar as aulas para o meu aprendisado e concluir mas rápido, de formas que eu possa fazer logo a seguir o de instrumentista cirúrgico ?
Qual seria o valor total para ambos os cursos ?
Tenho real interesse. cordialmente; Eliliana Martins
Olá Eliana, tudo bem?
No post, no item “Como se tornar um instrumentista cirúrgico?” esclarecemos exatamante esta questão, de forma clara e objetiva, a formação exigida varia conforme estado. No RS (Rio Grande do Sul) é necessário obter uma formação técnica em enfermagem fornecida por uma escola autorizada antes de se matricular no curso de instrumentador cirúrgico.
Por isso, os interessados devem ter Ensino Médio e curso Técnico em Enfermagem completos. Para a formação no Técnico em Enfermagem é obrigatório o Ensino Médio completo.
Não oferecemos nenhum curso à distância. Nossos cursos são todos presenciais. Lamentamos não poder lhe ajudar nesse sentido e ficamos à disposição para esclarecer dúvidas quanto a esse curso.
Olá tem alguma polo em Joinville SC?
Olá Gerlene!
Não temos polo.
A escola tem sede em São Leopoldo/RS e nossos cursos são presenciais.
Quem sabe um dia? 😊
Pra mim sempre foi importante e interessante, até mesmo porque já trabalhei na area, em órgão publico
Agradecemos tua mensagem, Lucidalva! 😃
Quero istrumentacao
Oi Valéria!
Você consegue acessar as informações no seguinte link: https://www.escoladapaz.com.br/curso/instrumentacao-cirurgica-200h/
Gostei muito! Tirou minhas dúvidas e deu mais vontade ainda de fazê-lo. Obrigada!
Olá Lívia! 🙂
Ficamos muito contentes por teres gostado do material
Agradecemos teu feedback!
É obrigatório o técnico de enfermagem? tenho formação superior de gestão de pessoa.
Olá Cássia!
O curso que a nossa Escola oferece é destinado aos profissionais auxiliares e técnicos em enfermagem e graduados em enfermagem também.
Gostei da informação é realmente isso que eu queria saber, assim fico a espera de terminar meu curso de enfermagem geral pra poder prosseguir com especialização em instrumento cirurgico. Meu muito obrigado pela atenção dispensada