O que fazer após a conclusão do ensino médio? Veja nossas dicas!

o que fazer após a conclusão do ensino médio dicas

É muito comum surgirem dúvidas após a conclusão do ensino médio, já que um mundo novo se abre à frente dos estudantes. No entanto, esse não é o momento de se desesperar, pois é normal que essa confusão aconteça no começo.

Esse é um momento de oportunidades, incertezas e inseguranças, afinal, são decisões importantes que trarão impactos na vida adulta. Por isso, é muito importante avaliar todas as opções com calma e consciência, para que a sua decisão seja a mais acertada possível.

Se ainda não decidiu sobre o que fazer depois da conclusão do ensino médio, não se preocupe! Preparamos este texto com algumas alternativas que o ajudarão nesse processo de transição na vida profissional. Continue a leitura!

Prestar vestibular

Uma opção muito escolhida após a conclusão do ensino médio é a de prestar vestibular para entrar em uma faculdade. No entanto, isso deve ser bem planejado, já que é necessário decidir qual será o curso, entender como são as provas, estudar para obter uma boa nota etc. É possível também fazer o Enem para tentar uma bolsa em instituições particulares.

A vantagem do curso superior é o aumento das chances de conquistar as melhores vagas existentes no mercado de trabalho. Além disso, vai adquirir maior conhecimento sobre um determinado ramo de atuação, conhecer novas pessoas, fazer contatos importantes e atuar com o que gosta de verdade.

Entrar em um curso técnico

É uma alternativa para quem deseja entrar rapidamente no mercado de trabalho e com uma capacitação. Em um tempo mais curto do que o ensino superior, é possível se qualificar e, assim, se candidatar a cargos interessantes e com bons salários.

Nesse tipo de curso, vai aprender sobre a área escolhida de forma mais objetiva, por meio de aulas teóricas e práticas, com duração menor que uma graduação, mas não menos difícil. É importante ressaltar a possibilidade de realizar o ensino técnico e médio simultaneamente. No entanto, só é possível se tornar técnico tendo o diploma de ensino médio em mãos.

Os cursos técnicos são muito bem vistos no mercado, além de possibilitar que você decida se que se aprofundar no ramo e, mais tarde, talvez fazer também uma graduação.

Procurar um emprego

Essa é uma solução que muitos jovens pensam inicialmente. A ideia é ter uma fonte de renda própria, para não depender tanto dos pais. No entanto, é necessário ter ponderação antes de sair distribuindo currículos.

Como já foi dito, o objetivo principal é ter o próprio dinheiro. Mesmo não sendo o suficiente para ser totalmente independente, vai eliminar a necessidade de pedir mesada. Além disso, permite o desenvolvimento de responsabilidades, um melhor gerenciamento com dinheiro e até mesmo complementar o orçamento da casa.

Contudo, existem algumas desvantagens, como trabalho sem formação específica comprometendo a continuação dos estudos, o crescimento na carreira e demais perspectivas para o futuro.

Fazer um concurso público

Passar em um concurso público é o sonho de diversas pessoas, graças à estabilidade e garantias fornecidas. Após a conclusão do ensino médio, essa opção se torna muito tentadora para quem busca por uma oportunidade de trabalho. A estabilidade no emprego, a ​boa remuneração e muitos direitos trabalhistas torna tudo muito interessante, mas existem algumas desvantagens.

Por exemplo, para ser aprovado em um concurso público, é preciso muitas horas de estudo, foco e aplicação, tendo em vista que as vagas são muito concorridas e exigem dedicação extensiva do candidato. Além disso, é necessário um investimento alto, com compra de apostilas e matrícula em cursos, sendo um impedimento para várias pessoas.

É importante ressaltar, também, a restrição de vagas para quem tem apenas o ensino médio. A pessoa corre o risco de ficar estagnada num emprego sem expectativa alguma de crescimento.

Realizar um intercâmbio

Muitos jovens têm objetivo de viajar e morar na casa de outras famílias no exterior por um certo período. Isso é legal, considerando a possibilidade de conhecer uma cultura diferente, o que acrescenta muito na formação, além da necessidade de se adaptar a tradições e costumes diverso do seu, desenvolvendo habilidades importantes, como a empatia e tolerância.

Sem a família e amigos por perto, terá que aprender a lidar com os problemas do dia a dia sem apoio deles, o que desenvolve uma maturidade mais rápida quando comparado com aqueles que não fazem intercâmbio. Outra grande vantagem é a oportunidade de aprender um idioma estrangeiro de forma prática.

Fazer trabalhos voluntários

Fazer trabalho voluntário é uma boa oportunidade para conquistar uma vaga interessante de emprego, já que é grande a quantidade de instituições que atuam com esse apoio. Além disso, empresas que têm a cultura do voluntariado consideram essa ação como um diferencial.

Contudo, ainda existe um grande desconhecimento relativo aos benefícios de realizar um trabalho voluntário, que vão além de ajudar. Essa opção pode ajudar bastante o estudante. Listamos alguns dos motivos a seguir.

  • pode ser considerada uma amostra do que é atuar em uma organização ou área de interesse;
  • fornece o contato com vários segmentos que podem ser cogitados como alternativa;
  • se transforma em pontos no currículo para quem tem pouca ou nenhuma experiencia profissional;
  • gera contato com profissionais, comunidade e empresas, o que pode gerar um network importante para o futuro;
  • cria um equilíbrio entre a questão de ajudar e o descobrimento de habilidades.

Procurar por estágios

Em geral, os estágios são uma consequência dos cursos técnicos, profissionalizantes ou superiores. Contudo, existem muitos estudantes que buscam alguma vaga por conta própria. Se você deseja trabalhar, procure por empresas que contratam estagiários sem experiência, concedam bons conhecimentos da área e façam contrato com probabilidade de renovação, mesmo que em setores diferentes.

Entre as vantagens que o estágio pode propiciar estão:

  • enriquecimento do currículo devido às experiências adquiridas;
  • possibilidade de juntar dinheiro para o alcance de metas;
  • obtenção de vivência em um ambiente laboral.

Como pôde perceber, existem diversas alternativas que você pode seguir após a conclusão do ensino médio. Sendo assim, avalie bem a opção mais adequada ao seu perfil, já que isso vai influenciar bastante o seu futuro. Independente da escolha, aproveite cada experiência para construir uma carreira profissional de sucesso.

Agora que você já sabe o que pode fazer após a conclusão do ensino médio, que tal se qualificar para o mercado de trabalho? Entre em contato com a gente e conheça os cursos que oferecemos!

Comentários

Posts Relacionados