fbpx

Escola de Enfermagem da Paz

Como conseguir o primeiro emprego na saúde? Descubra!

Uma dúvida muito comum para quem vai iniciar sua carreira profissional na área da saúde é como conseguir o primeiro emprego. Isso porque a maioria dessas pessoas, por exemplo, podem não têm experiência ou não sabem como se comportar em uma entrevista, o que torna o processo desafiador mesmo em um ramo com diversas chances.

No entanto, é importante ter em mente que é possível, sim, conquistar boas oportunidades e a tão sonhada vaga. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com dicas incríveis para você implementar algumas ações eficazes que vão ajudar você a se tornar mais confiante e se destacar entre os concorrentes. Confira!

Capacite-se profissionalmente

Além do curso Técnico em Enfermagem de qualidade, feito em uma instituição de ensino especializada, é importante estar sempre em busca de aplicar os conhecimentos e manter-se atualizado para tornar o currículo mais atrativo para as empresas.

Existem algumas qualificações que contribuem bastante para o profissional da saúde que deseja desenvolver novas competências e habilidades, como cuidador de idosos, primeiros socorros, atendimento pré-hospitalar e instrumentação cirúrgica.

Desenvolva um bom currículo

O currículo se trata do primeiro contato do recrutador com o candidato. Por isso, deve ser criado de forma clara e objetiva. Entre as principais dicas para criar um documento de forma eficaz estão:

  • manter o currículo atualizado quanto aos dados pessoais, como telefone, e-mail, endereço, entre outros — ter esses dados corretos é fundamental para que o recrutador consiga entrar em contato com você;
  • estar atento aos erros de português, já que esse é um fator que pode eliminá-lo do processo seletivo;
  • caso não tenha exercido nenhuma atividade profissional, reservar o espaço das experiências para colocar suas vivências acadêmicas e extracurriculares, bem como para descrever as atividades realizadas, ressaltar os resultados atingidos, mostrar as competências e habilidades desenvolvidas, entre outros;
  • enriquecer o currículo com grupos de estudos, trabalhos voluntários, cursos, treinamentos online e presenciais e demais iniciativas de buscar novas experiências;
  • no local em que for explicar seus objetivos, em vez de colocar uma frase genérica, por exemplo, “contribuir com os resultados da empresa” ou “crescimento profissional”, explique qual cargo deseja conquistar na instituição, como “trabalhar como técnico em enfermagem”, de maneira bem simples e direta.

Utilize o LinkedIn e outras redes sociais

O LinkedIn é uma rede social direcionada exclusivamente para questões profissionais e criação de networking. Isso porque funciona como uma espécie de Facebook no qual cada usuário compartilha suas experiências profissionais com suas conexões, que são os seus contatos.

Nesse ambiente, são disponibilizadas vagas de emprego. Caso seu perfil se enquadre em alguma, o usuário é notificado e pode se candidatar. Para isso, é preciso manter nele todas as experiências profissionais, a formação e outras capacitações. Além disso, é possível procurar por oportunidades dentro da plataforma. Também é aconselhável acompanhar o feed no LinkedIn para criar networking e aprender a respeito de diversos temas, considerando que pessoas de todas as áreas de atuação se encontram presentes nessa rede.

Cuide do seu comportamento nas redes sociais

Nos dias atuais, muitas empresas observam o comportamento dos seus candidatos nas redes sociais. Dessa forma, tenha muito cuidado com publicações que possam ser interpretadas como preconceituosas ou que, de certa maneira, possam ferir a imagem da organização, o que pode desqualificar a sua pretensão à vaga.

Faça marketing pessoal

O ditado “quem não é visto, não é lembrado” pode fazer todo sentido nesse momento. Sendo assim, essa é a principal premissa do marketing pessoal. Nesse caso, isso não significa apenas vestir uma roupa adequada.

Afinal, ser bem-visto vai muito além de andar arrumado. É necessário ser uma pessoa criativa, ter boa comunicação e postura e se autoconhecer. Além disso, é um processo que também engloba a forma como você se apresenta nas redes sociais. Então, demonstre ética e profissionalismo.

Tenha autoconhecimento

O autoconhecimento é essencial tanto para a sua evolução no mercado de trabalho quanto para o seu marketing pessoal. Isso porque é importante que você entenda quais são os seus pontos fortes e fracos, de modo a trabalhá-los.

Dessa forma, é possível entender o que é preciso realizar para fortalecer suas habilidades e aprimorar o que é preciso ser desenvolvido. O autoconhecimento contribui ainda para que você avalie se tem as competências adequadas para alcançar o seu objetivo na carreira.

Prepare-se para a entrevista de emprego

Com o seu autoconhecimento aprimorado, você vai conseguir falar muito melhor a respeito das suas qualidades e defeitos na entrevista do primeiro emprego. O ideal é que você tenha eles na ponta da língua e ressalte como está trabalhando para aprimorar o que precisa.

Evite clichês como falar que é proativo ou perfeccionista, já que esses conceitos podem ser vistos como positivos em alguns cenários. Por conta disso, salientá-los como pontos fracos pode soar como não desejável.

Outra questão para a qual você deve estar afiado é no momento de falar sobre sua trajetória. Para compensar a falta de experiência no mercado de trabalho, crie um repertório a respeito de alguns feitos que o deixam bastante satisfeito, por exemplo, os cursos realizados. Procure ser humilde e aborde os temas de forma mais profunda do que a que está presente no currículo. Afinal, o documento já foi lido pelo recrutador.

Mantenha seu networking em dia

A indicação pode ter um papel relevante no momento de conseguir o primeiro emprego. Por isso, investir em networking é uma ótima ideia. Nesse caso, você pode começar a criar sua rede de relacionamento no curso técnico, por exemplo, com colegas e professores. Como já mencionado, também invista nas redes sociais, como o LinkedIn, que é a maior rede social voltada para temas profissionais.

Foque no seu propósito

Essa é uma outra dica sobre como conseguir o primeiro emprego, ou seja, é indispensável que você trabalhe em prol dos objetivos que determinou, além de criar um propósito para a sua trajetória profissional. Com esses pontos bem delimitados, você vai conseguir montar estratégias eficazes para conquistar o que deseja. Então, faça uma lista com suas metas e defina prazos para cumpri-las.

Agora que você já sabe como conseguir o primeiro emprego, não deixe de colocar essas dicas em prática e, assim, se tornar um candidato diferenciado e apto para alcançar as melhores vagas disponíveis no mercado na área da saúde.

Achou este artigo interessante? Então, curta nossa página no Facebook e acompanhe nossas publicações sobre os mais variados temas!

Compartilhe este conteúdo:

Deixe seu comentário

O que você achou deste conteúdo? Queremos saber a sua opinião:

Realizar inscrição
Notifique-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Queremos saber sua opinião, deixe seu comentário!x
()
x