fbpx

Escola de Enfermagem da Paz

Modelo de currículo: confira agora 11 dicas para se destacar

como fazer um currículo de técnico de enfermagem

Quem está à procura de um emprego sabe que o mercado está cada vez mais concorrido. Muitos profissionais têm se esforçado para buscar novos conhecimentos e ficar atualizados. Entretanto, não basta apenas ter qualificação. É preciso saber como fazer um currículo de técnico em enfermagem e aparecer para as empresas contratantes.

Então, se você deseja ingressar na carreira de técnico em enfermagem, saiba que será necessário dedicar um bom tempo para planejar o que vai escrever no seu currículo, pois um bom portfólio chamará a atenção dos empregadores, principalmente quando for escrito de forma coerente, sem erros gramaticais e, sobretudo, com dados importantes a respeito da sua experiência profissional.

Se seu desejo é obter destaque profissional, confira, neste post, 11 dicas sobre aspectos importantes para elaborar um currículo de forma que chame a atenção do recrutador para a vaga que você tanto almeja. Comece a leitura agora mesmo e tire as suas dúvidas sobre o assunto!

Como criar o seu currículo de técnico em enfermagem?

Ao ingressar no curso Técnico em Enfermagem, o estudante, normalmente, tem dificuldade para criar o currículo, mas um passo a passo ajuda a priorizar informações e escrever um perfil profissional coerente com as suas habilidades.

Nesse sentido, é importante destacar no currículo aspectos sobre sua identificação, formação acadêmica, experiência profissional, os estágios realizados, os idiomas dominados, as referências que já tem, os trabalhos voluntários, as suas qualificações, os seus objetivos de carreira, as atividades extracurriculares que já realizou e, principalmente, modificar o texto para que fique personalizado de acordo com a vaga pretendida.

Quais são as dicas para se destacar?

Elaboramos um passo a posso não com ações a serem tomadas para chamar a atenção como profissional para determinada vaga, mas com dicas de informações que não podem faltar no seu currículo e que despertem a atenção e o interesse do recrutador. Vamos a elas!

1. Dados pessoais

O passo a passo não poderia começar de outro modo, já que os dados sobre a vida pessoal provocam muita dúvida entre estudante e técnicos em enfermagem formados. Mas, para resolver essa questão, basta colocar as principais informações sobre a sua vida no texto, como nome completo, endereço (CEP, rua, bairro e cidade), nacionalidade, estado civil e dados para contato (e-mail, telefone fixo e celular).

2. Formação profissional

Essa é a parte em que você escreve sua formação profissional. É importante inserir o curso Técnico em Enfermagem, adicionando o nome da instituição de ensino, a cidade e o ano de conclusão de uma forma bem sucinta e objetiva.

Caso você ainda não tenha concluído seu curso, pode especificar que ainda está em desenvolvimento. Nada de mencionar informações que não sejam verídicas. Afinal, esses dados são fáceis para uma conferência, caso a empresa julgar necessário.

Vale também inserir os cursos de extensão e os complementares, como palestras e oficinas relacionadas à área da saúde. Se você participou de uma conferência como palestrante, não se esqueça de mencioná-la.

3. Experiência profissional

Em um bom modelo de currículo, é imprescindível que você descreva sua experiência profissional na área preterida. Esteja ciente de que você será avaliado pelo serviço prestado quanto à assessoria, ao conforto e à comodidade dos pacientes.

Procure descrever seus serviços e quais foram os resultados. Por exemplo: “fiz parte da equipe de técnicos em enfermagem que ficou responsável por fazer a triagem de crianças no hospital infantil, resultando num tempo menor de espera dos pacientes. Como consequência, facilitou ainda mais o trabalho dos pediatras, além de proporcionar um trabalho mais próximo da comunidade em que trabalhei”.

Observe que, além de escrever a experiência profissional — seja remunerada ou não —, é importante que coloque também os resultados obtidos por meio de seu trabalho.

Outra dica significativa é descrever suas atividades sempre começando do mais recente ao mais antigo, colocando nome da empresa, data de permanência, cargo ocupado e resultados alcançados por intermédio de seu trabalho.

4. Estágios

A etapa de estágio é indispensável para que o estudante comece a se adequar e aprender na prática sobre a futura profissão, sendo supervisionado e avaliado em todo momento pelo professor responsável do curso.

Sendo assim, é descreva seus estágios realizados, sejam eles remunerados ou não. Aqui, o avaliador verá se houve disposição e competência ao cumprir essa parte tão fundamental do momento do curso, seja no curso técnico ou em outros complementares.

Portanto, não pense ser desnecessário mencionar seus estágios no currículo supondo que eles não sejam valorizados.

5. Trabalhos voluntários

O trabalho voluntariado, além de trazer diversos benefícios para todas as pessoas envolvidas — sejam os que realizam a função, sejam os favorecidos —, ainda pode chamar a atenção, de maneira positiva, no seu currículo.

Sendo assim, não deixe de mencioná-lo por pensar que não seja apropriado descrever um trabalho filantrópico. Pelo contrário, o voluntariado é visto de maneira favorável pelos contratantes, principalmente por mostrar que você é um profissional da área da saúde que busca alternativas de trabalho para ajudar e cuidar das outras pessoas.

6. Síntese de qualificações

Nessa etapa, diferentemente de outras partes mencionadas, é essencial ser mais objetivo e sucinto possível. Se em outras etapas você pode detalhar seus trabalhos e atividades, neste momento, fará o contrário.

Primeiramente, escreva sua especificação de competência para o cargo, como “técnico em enfermagem de UTI”, e, em seguida, suas qualificações e experiências no âmbito da enfermagem. A partir disso, liste as atividades desenvolvidas em cada uma das empresas em que trabalhou.

Não se esqueça também de mencionar neste espaço suas características de conduta e de hábito no trabalho: trabalho em equipe, iniciativa para resolução de problemas e outros aspectos relacionados.

Por fim, relate as habilidades e os conhecimentos técnicos, como ter domínio em realizar exame de coleta e atuar em UTI.

7. Idiomas

Atualmente, seja em qualquer profissão ou área preterida por um candidato, faz-se necessário o conhecimento de outro idioma, além do português. Isso inclui todas as áreas de atuação. Hospitais e clínicas de saúde requerem de seus profissionais o entendimento de inglês, no mínimo.

Existem termos médicos escritos somente em inglês, como também livros que são úteis para o seu aperfeiçoamento profissional que ainda não foram traduzidos para o português. Por isso, a inclusão da informação de que você domina outra língua será muito valorizada.

Agora, caso você ainda não esteja fazendo algum curso, comece o quanto antes para inseri-lo em seu currículo. Não se esqueça de mencionar que está cursando ou já concluiu algum curso de ensino de línguas. Seja sempre sincero e honesto ao colocar tais informações, pois, provavelmente, será necessário comprovar o seu domínio em língua estrangeira (seja na entrevista de emprego, seja por meio da prova de proficiência).

8. Referências profissionais

Neste espaço, você descreve seus antigos trabalhos e funções relacionados à enfermagem. Dessa forma, seu atual pretendente a chefe poderá basear-se e confirmar suas verdadeiras habilidades, atitudes e relacionamento com colegas de trabalho.

Descrevendo suas referências, é possível, também, que entrem em contato com os antigos empregadores para conferir as suas informações. Por isso, tenha cuidado e fique atento para quais pessoas você deixará essa responsabilidade. Igualmente, esteja seguro de que os colegas que trabalharam com você no seu antigo emprego tenham boa impressão e estejam certos de que você foi útil no período em atuação na empresa.

9. Objetivo de carreira

Para ter êxito em uma carreira profissional, é preciso seguir um planejamento pessoal, com objetivos e metas bem detalhadas para realizar seus sonhos. Da mesma forma, é importante destacar o que você almeja no currículo, o que ajuda o empregador a ter certeza sobre o seu desempenho e a sua contribuição com o quadro profissional de uma instituição.

Por isso, caso você ainda não tenha feito um planejamento de carreira, vale a pena organizar o seu futuro profissional agora, escrevendo os objetivos que você pretende alcançar a curto e a longo prazo, dedicando-se às disciplinas técnicas e à experiência profissional.

10. Atividades extracurriculares

Atividades extracurriculares são aquelas realizadas para melhorar a formação pessoal e profissional e, assim como a dedicação filantrópica, tornam-se opções interessantes para valorizar o seu currículo, principalmente quando o estudante não tem muita experiência profissional na área da enfermagem.

A depender do seu perfil profissional, dedicar-se a movimentos culturais (música, teatro, poesia, pintura etc.), práticas esportivas e cursos online, que turbinam o seu conhecimento em diversas áreas do saber, devem valorizar o seu currículo e fazê-lo aparecer, positivamente, para os recrutadores.

11. Ajustar o currículo de acordo com a vaga pretendida

Por fim, você não pode deixar de ajustar as informações do currículo de acordo com a vaga pretendida, modificando aspectos sobre o seu objetivo de carreira, quando for necessário, e destacando habilidades e experiências que coincidem com a demanda do empregador. Se você ainda não tiver concluído o curso, pode destacar o seu desempenho em disciplinas, por exemplo, aproximando-se do perfil requerido pelo recrutador.

Ficar atento às funções cobradas em uma vaga específica, adequando o seu currículo ao emprego, não implica, porém, mentir ou informar qualidades profissionais que você não possui. Lembre-se de que o currículo é o primeiro contato que a empresa tem com o funcionário, podendo uma inverdade (ou uma informação não comprovada) desqualificar e prejudicar bastante a sua competência profissional no mercado.

Neste post, você aprendeu como fazer um currículo de técnico em enfermagem. Agora, é só colocar em prática essas dicas, destacando, no decorrer no seu histórico profissional, alguma parte visual que inclua tópicos ou negritando informações que são relevantes para melhorar a leitura do seu perfil curricular na hora da avaliação pelo empregador ou pelo recrutador.

O texto foi realmente útil para você? Se sim, curta agora a nossa página no Facebook e receba, automaticamente, dicas e novidades da área da saúde para você decolar na sua carreira de técnico em enfermagem!

Compartilhe este conteúdo:

Deixe seu comentário

O que você achou deste conteúdo? Queremos saber a sua opinião:

Realizar inscrição
Notifique-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Queremos saber sua opinião, deixe seu comentário!x
()
x