fbpx

Escola de Enfermagem da Paz

As vantagens da educação técnica

Para vencer um mercado altamente competitivo, é necessário buscar meios para se destacar, conquistar uma vaga interesse e ocupar um lugar de destaque no ramo de atuação. Nesse caso, a educação técnica pode ser uma grande aliada para se preparar, adquirir conhecimentos e, assim, atender os requisitos necessários para se tornar um profissional de sucesso. Mas, você sabe do que se trata esse tipo de educação e suas principais vantagens? Leia este artigo para descobrir!

O que é a educação técnica?

A educação técnica surgiu como uma proposta de formação de curta duração e oferta de uma aprendizagem direcionada para o mercado de trabalho, preparando os alunos para preencher as necessidades e demandas dos empregadores de determinadas áreas. Para ingressar no curso técnico, é preciso somente ter a certificação de conclusão do Ensino Médio, por isso, é uma ótima oportunidade para quem quer começar rapidamente a sua carreira.

Quais são as suas vantagens?

A educação técnica proporciona muitas vantagens aos estudantes. Veja as principais!

Menor duração

Entre os principais benefícios é a sua duração. Por exemplo, em um cursos de graduação a conclusão dura em média de quatro a seis anos, dependendo do curso. Já os cursos técnicos podem ser finalizados em poucos meses ou, no máximo, dois anos. Isso pode ser visto como uma motivação para a pessoa se profissionalizar de forma mais rápida e, até mesmo, se especializar em outros ramos.

Diferencial no mercado de trabalho

Os alunos da educação técnica podem receber treinamento em suas áreas de interesse. Ou seja, é uma forma interessante de tornar a busca pelo primeiro emprego mais eficiente e satisfatória, levando em conta que, ao sair do Ensino Médio, já é possível buscar aprimoramento e iniciar a carreira em poucos meses.

Valorização dos profissionais

Outro ponto que deve ser observado é que o aprendizado oferecido pelos cursos técnicos podem ajudar o profissional na decisão do próximo passo a ser tomado para ter uma carreira sólida. Afinal, o que é aprendido no decorrer do curso auxilia os a desenvolverem seus interesses e habilidades.

Baixo investimento

Um outro benefício é o baixo investimento que a educação técnica exige. Por se tratar de um curso mais rápido, é possível observar a redução do preço em relação aos preços das graduações tradicionais. Outra questão, é a carga horária relativamente pequena e o valor que varia conforme a área escolhida.

Isso significa que é possível identificar diversas oportunidades para investir em aprimoramento, conhecimento e atualização por uma quantia menor, além de ter um retorno mais rápido, levando em conta que a empregabilidade ao final do curso é maior do que os demais candidatos do mercado que não buscam por qualificação profissional.

Por que optar por um curso técnico pode ser uma boa opção para você?

Você já se indagou sobre isso? Abaixo, você pode conferir na íntegra a matéria do Jornal VS sobre o mercado de trabalho para jovens com formação técnica e a experiência de realizar o curso e o Ensino Médio simultaneamente contada pela aluna Gabriela Bueno.

Conseguir o primeiro emprego é um grande desafio para a maioria dos jovens que acabam de se formar no Ensino Médio. Para se formar no colégio preparado para um mercado de trabalho competitivo, a dica é apostar em formações técnicas profissionalizantes, que podem ser cursadas ao mesmo tempo com o Ensino Médio, em contraturno.

Os cursos técnicos na área de saúde estão entre os mais procurados, principalmente por quem almeja chegar a ser enfermeiro ou médico.

No Centro de São Leopoldo, a Escola de Enfermagem da Paz forma há 35 anos centenas de jovens que compartilham esse objetivo.

“O diploma de ensino técnico é um diferencial significativo para a inserção no mercado de trabalho em comparação aos jovens que possuem somente o nível Médio. Outro diferencial é que o jovem pode formar empregado”, sustenta a diretora da Escola, a enfermeira Maria Anália Hansen Rodrigues.

O técnico em enfermagem permite atuação em diversos locais como, empresas, farmácias e a domicílio. Segundo a diretora, as vivências teóricas e práticas do curso garantem a inserção de 70% dos técnicos da Escola da Paz no mercado de trabalho. Além do conhecimento na prática das rotinas e dos profissionais da equipe de Enfermagem.

“Através de convênios com hospitais, nossos alunos realizam estágios e ainda participam de ações voluntárias em empresas e na comunidade.”

Carreira promissora

Além da possibilidade de uma formação rápida e com baixo custo, os cursos técnicos ainda podem ser o arranque para uma carreira plena de conquistas e qualificações. Como a formação técnica exige apenas o Ensino Médio completo, especialistas em carreira indicam esta opção para que o jovem entre com mais facilidade na área de trabalho escolhida, para depois continuarem os estudos em uma graduação. A estudante do 3º ano do Ensino Médio, Gabriela Bueno, conta que sempre se interessou pela área da saúde e encontrou no técnico em enfermagem uma forma de se qualificar e escolher uma graduação com segurança.

“Escolhi o técnico para conhecer bem a área antes de começar a fazer uma faculdade, então quando eu concluir o técnico já poderei trabalhar na área e escolher uma graduação universitária sem medo de errar”, afirma.

Estágio

Para Gabriela, o contato com o mercado de trabalho também é importante durante o curso. Segundo ela, a independência financeira está entre as vantagens desta formação:

“Tu já tens uma profissão muito cedo e pode trabalhar na área, ganhar um salário razoável e pagar tuas próprias coisas, inclusive custear a faculdade no futuro”.

Conseguiu entender o que é a educação técnica? Devido às suas vantagens, é um modelo de ensino que tem ganhado cada vez mais espaço em um mercado que busca por pessoas capazes para preencherem as melhores vagas. Sendo assim, o ideal é contar com uma instituição de ensino de qualidade, como a Escola de Enfermagem da Paz e, assim, escolher o curso que mais combina com as suas expectativas profissionais.

Os cursos técnicos oferecidos pela Escola da Paz tem boas taxas de empregabilidade. Então, entre em contato agora mesmo e conheça um pouco mais sobre eles!

Publicado no Jornal VS – Janeiro de 2013

Compartilhe este conteúdo:

Deixe seu comentário

O que você achou deste conteúdo? Queremos saber a sua opinião:

Realizar inscrição
Notifique-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Queremos saber sua opinião, deixe seu comentário!x
()
x