As vantagens da educação técnica

Por que optar por um curso técnico pode ser uma boa opção para você. Você já se indagou sobre isso?

Abaixo, você pode conferir na íntegra a matéria do Jornal VS sobre o mercado de trabalho para jovens com formação técnica e a experiência de realizar o curso e o Ensino Médio simultanemanete contada pela aluna Gabriela Bueno.

ensino técnico

Conseguir o primeiro emprego é um grande desafio para a maioria dos jovens que acaba de se formar no Ensino Médio. Para se formar no colégio preparado para um mercado de trabalho competitivo, a dica é apostar em formações técnicas profissionalizantes, que podem ser cursadas ao mesmo tempo com o Ensino Médio, em contraturno.

Os cursos técnicos na área de saúde estão entre os mais procurados, principalmente por quem almeja chegar a ser enfermeiro ou médico.

No Centro de São Leopoldo, a Escola de Enfermagem da Paz forma há 25 anos centenas de jovens que compartilham esse objetivo.

“O diploma de ensino técnico é um diferencial significativo para a inserção no mercado de trabalho em comparação aos jovens que possuem somente o nível Médio. Outro diferencial é que o jovem pode formar empregado”, sustenta a diretora da Escola, a enfermeira Maria Anália Hansen Rodrigues.

O técnico em enfermagem permite atuação em diversos locais como, empresas, farmácias e a domicílio. Segundo a diretora, as vivências teóricas e práticas do curso garantem a inserção de 70% dos técnicos da Escola da Paz no mercado de trabalho. Além do conhecimento na prática das rotinas e dos profissionais da equipe de Enfermagem.

“Através de convênios com hospitais, nossos alunos realizam estágios e ainda participam de ações voluntárias em empresas e na comunidade.”

Carreira promissora

Além da possibilidade de uma formação rápida e com baixo custo, os cursos técnicos ainda podem ser o arranque para uma carreira plena de conquistas e qualificações. Como a formação técnica exige apenas o Ensino Médio completo, especialistas em carreira indicam esta opção para que o jovem entre com mais facilidade na área de trabalho escolhida, para depois continuarem os estudos em uma graduação. A estudante do 3º ano do Ensino Médio, Gabriela Bueno, conta que sempre se interessou pela área da saúde e encontrou no técnico em enfermagem uma forma de se qualificar e escolher uma graduação com segurança.

“Escolhi o técnico para conhecer bem a área antes de começar a fazer uma faculdade, então quando eu concluir o técnico já poderei trabalhar na área e escolher uma graduação universitária sem medo de errar”, afirma.

Estágio

Para Gabriela, o contato com o mercado de trabalho também é importante durante o curso. Segundo ela, a independência financeira está entre as vantagens desta formação:

“Tu já tens uma profissão muito cedo e pode trabalhar na área, ganhar um salário razoável e pagar tuas próprias coisas, inclusive custear a faculdade no futuro”.

O curso Técnico em Enfermagem da Escola da Paz tem boas taxas de empregabilidade, conheça.

Publicado no Jornal VS – Janeiro de 2013

Comentários

Posts Relacionados