Você sabe o porquê utilizamos um laço rosa para simbolizar o Outubro Rosa?

Entender melhor sobre o símbolo do Outubro Rosa é importante, por se tratar de uma campanha de conscientização anual realizada não só no Brasil, mas em todo mundo. Sua finalidade é a de servir de alerta à população a respeito do diagnóstico precoce do câncer de mama, que está entre os três tipos mais comuns entre as mulheres.

Apesar de muito se falar sobre o movimento, você sabe como ele começou, seus objetos e a sua importância? Então, leia este conteúdo para conhecer as questões mais relevantes sobre o assunto. Aproveite a leitura!

O que é a campanha Outubro Rosa?

O principal motivo do Outubro Rosa é mobilizar e conscientizar as pessoas sobre o câncer de mama, que é um dos que mais matam mulheres no mundo inteiro. Por meio desse programa, é possível demonstrar a importância da realização de exames periódicos, já que o diagnóstico precoce eleva de forma considerável as chances de cura.

Trata-se de uma data celebrada todos os anos, em que, ao longo do mês de outubro, são disponibilizados dados e informações precisos sobre o assunto. Além de encorajar mulheres a realizarem os exames e lutar pela viabilização de um maior acesso aos serviços de identificação da doença e de seus respectivos tratamentos; gera melhor qualidade de vidas às pacientes e minimiza a taxa de mortalidade.

Como surgiu o símbolo do Outubro Rosa?

O primeiro laço cor de rosa foi criado pela fundação do câncer de Mama Susan G. Komen, durante a primeira Corrida pela Cura, em 1990, em Nova York (EUA). Foi lançada com o intuito de arrecadar fundos para a pesquisa desenvolvida pela instituição. Todas as pessoas que fizeram parte do movimento usaram um laço rosa na altura do peito, cor que se tornou símbolo mundial da luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, de empresas e entidades no movimento.

O evento acontecia sem a participação de instituições públicas ou privadas. Conforme foi crescendo, o mês de Outubro foi o escolhido para a conscientização nos Estados Unidos, onde, no decorrer do tempo, se espalhou por vários países.

Como a campanha chegou ao Brasil?

A primeira ação relacionada ao movimento ocorreu no Brasil, em 2002, em São Paulo — mais precisamente, no Parque do Ibirapuera, onde o Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista foi iluminado com a cor rosa. Esse ato partiu de uma união de mulheres que tinham o propósito de trazer o projeto para o Brasil, junto com a parceria de uma empresa de cosméticos europeia. Dessa forma, a partir de 2008, essa prática se tornou cada vez mais frequente. Várias empresas relacionadas ao câncer começaram a iluminar monumentos, prédios e demais, mostrando a importância da prevenção.

A iluminação rosa foi desenvolvida para que o Outubro Rosa pudesse ser disseminado de forma mais rápida e abrangente e que fosse copiada em qualquer local, bastando somente adaptar à iluminação já existente. E então, o país começou a ficar iluminado de rosa no mês de outubro, tendo destaque mundial o Cristo Redentor (RJ).

Qual é o papel dos profissionais da saúde nas ações de prevenção e conscientização?

O profissional de saúde é um agente necessário quando falamos de ações de prevenção e conscientização no combate ao câncer de mama, seja por meio da promoção de eventos técnicos, seja por apresentações sobre o tema, debates, entre outros materiais educativos para gerar informações à sociedade.

Por exemplo, na atenção primária, é possível atentar-se ao controle dos fatores de riscos, como a obesidade, o ciclo reprodutivo da mulher, a reposição hormonal, o sedentarismo, o consumo de álcool, entre outros.

Além disso, boas práticas devem ser estimuladas, por exemplo, alimentação saudável, atividades físicas, manutenção do peso corporal, orientação sobre as formas de prevenção, identificação precoce da doença, aleitamento materno, realização do autoexame e exame clínico e demais medidas importantes para reduzir o risco de a mulher desenvolver câncer de mama, e, também do colo do útero.

Dessa forma, a equipe de saúde tem uma função essencial na campanha do Outubro Rosa, já que pode atuar diretamente na prevenção, conscientização e orientação sobre condutas importantes ligadas à identificação, ao tratamento e à cura da doença.

Conseguiu entender um pouco mais sobre o símbolo do Outubro Rosa e a importância da campanha? Não há dúvidas de que é um movimento relevante no desejo em fazer com que as mulheres busquem mais informações sobre o assunto, além de fazer exames e ter demais cuidados necessários para se prevenir contra o câncer de mama ou aumentar as chances de cura. Você também é um multiplicador. Vamos, todos juntos, abraçar essa ideia!

Achou este artigo interessante? Então, que tal compartilhar essas informações em suas redes sociais para que seus contatos saibam mais sobre um tema tão importante?

VIVIAN MUNIZ COELHO TEIXEIRA
VIVIAN MUNIZ COELHO TEIXEIRA
3 anos atrás

muito satisfatório, amei este conteúdo

MARCOS
MARCOS
3 anos atrás

eu quria seber o significado do laço

Raimundo
Raimundo
3 anos atrás

Eu queria saber pq o símbolo da campanha é um laço rosa?

bruno
bruno
3 anos atrás

eu quero saber qual é o outro simbolo da campanha

Carlos Labate
Carlos Labate
7 meses atrás

Todas as ações PREVENTIVAS devem fazer parte de das Politicas Publicas. A educação é a ação mais eficiente para combater a ignorância. Tivemos o privilegio de servir na SECETARIA MUNICIPAL DE SAUDE DO MUNICÍPIO DE GUARULHOS. Lá fomos devidamente reeducados pelas funcionarias do RH da Saúde, dentre corpo administrativo pude conviver com uma Enfermeira. Aprendi muito. Um dos maiores aprendizados foi o de que uma UBS funcionar sem médicos, sem desdouro da importância deles, mas jamais sem a equipe de enfermagem. Em cada coração delas e deles uma Florence Nightingale. Feliz Dia do Anjo da Guarda. .

Martinha
Martinha