fbpx

Escola de Enfermagem da Paz

Como é a empregabilidade no Brasil para os técnicos?

Não há dúvidas de que é preciso capacitar-se para ocupar uma vaga desejada no mercado de trabalho. Nesse sentido, cursos técnicos têm muito a oferecer, uma vez que são focados em áreas prioritárias para a sociedade e oferecem um diploma de nível médio em menos tempo para o estudante, que turbina o currículo e pode conquistar a tão sonhada empregabilidade no Brasil.

Pensando nisso, este texto apresenta o que é uma profissão de nível técnico no país, mostra qual é a diferença entre o técnico, o tecnólogo e a graduação, explica como é a atual empregabilidade dos profissionais técnicos brasileiros e dá dicas para quem quer ter uma carreira consolidada com um diploma de nível técnico.

Ao final, o post detalha, também, a importância de procurar uma escola de formação profissional de excelência para ter um diploma técnico e vencer a concorrência diante do mercado. Continue a leitura e descubra outras informações relevantes!

O que define uma profissão de nível técnico no Brasil?

O ensino técnico, que prepara e capacita os estudantes o mais rápido possível para o mercado de trabalho, se caracteriza por ser um curso equiparado ao nível de ensino médio, geralmente oferecido em escolas secundárias e centros de formação que conferem, no final do ciclo formativo, um diploma profissional ao estudante matriculado.

No Brasil, a educação técnica de nível médio, a qual é organizada em eixos tecnológicos, inclui tanto as qualificações profissionais técnicas quanto as especializações técnicas de nível médio, de acordo com o Ministério da Educação.

Qual é a diferença entre o curso de nível técnico, tecnólogo e ensino superior?

O curso técnico, que tem duração média de dois anos, ou quatro semestres, é considerado de nível médio, motivo pelo qual não concede ao estudante um diploma de faculdade ao final da formação. O principal objetivo dessa modalidade, bastante procurada por quem precisa entrar rapidamente para o mercado de trabalho, é capacitar os alunos com informações práticas e teóricas a respeito do setor produtivo.

Já o curso tecnólogo, que tem a finalidade de especializar os alunos em áreas de alta demanda do mercado profissional, equivale a uma formação de nível superior (faculdade), com duração média de 2 a 3 anos. Dessa forma, podem escolher essa modalidade, prestando algum tipo de vestibular ou uma prova de livre concorrência, as pessoas que finalizaram o ensino médio.

No entanto, o curso de graduação é oferecido em todo território nacional em duas modalidades: bacharelado (profissionais com uma formação mais universal em uma área) e licenciatura (aprendizado específico para quem vai lecionar), nas quais os estudantes têm, ao final da formação técnica e acadêmica, um diploma de nível superior.

A faculdade, que tem o objetivo de preparar os estudantes para o mercado e para a comunidade científica, com informações amplas e específicas sobre determinada área do saber, tem duração média de 4 a 5 anos. Diferentemente da graduação tecnológica (tecnólogo), o bacharelado ou a licenciatura incluem áreas que nem sempre implicam empregabilidade, mas contribuem para o conhecimento humano.

Como é a empregabilidade dos profissionais técnicos no país?

O mercado de trabalho busca, normalmente, uma série de conhecimentos técnicos e comportamentais que definem o quanto um profissional é desejado por uma empresa. Essas competências têm impacto, portanto, sobre a empregabilidade da pessoa, que terá de vencer a concorrência e conquistar os recrutadores para se estabelecer em um cargo do setor produtivo.

Os cursos técnicos, dessa forma, são focados em áreas com alta chance de empregabilidade, isto é, que têm uma forte demanda dos contratantes por novos candidatos. Formações técnicas em Enfermagem, Administração, Segurança do Trabalho, Estética e Radiologia, por exemplo, são bem vistas pelos recrutadores e conquistam uma ótima colocação no mercado rapidamente.

O motivo para os cursos técnicos serem ideias para quem busca empregabilidade é que preparam, em geral, para um vasto campo de atuação. Para você ter ideia, o técnico em Enfermagem pode desenvolver tanto funções clínicas e hospitalares, junto a uma equipe específica no ambiente médico, quanto estabelecer o profissional na área administrativa de um posto de atendimento à saúde da família, em um laboratório de análises clínicas ou até na enfermaria de uma escola.

 

Que dicas ajudam a se tornar um profissional desejado pelo mercado?

Para ter um currículo de peso na área técnica, é preciso investir, sem dúvidas, na qualidade da formação profissional. Nesse sentido, o estudante deve buscar uma instituição reconhecida pela capacitação de estudantes em determinada área do saber, com um corpo docente (a equipe de professores) preparado e uma infraestrutura de ponta.

Ao longo da formação profissional e acadêmica, o estudante deve aprofundar seus conhecimentos em uma área específica do saber, comparecendo às aulas e dedicando-se ao máximo aos estudos. Também é importante conhecer a oferta de estágios ao longo da capacitação, uma vez que essa experiência melhora o currículo e amplia os contatos profissionais (networking) durante a educação técnica.

Dessa forma, uma dica que ajuda a se tornar um profissional desejado pelo mercado é atualizar, sempre que possível, o currículo, preparando um modelo para compartilhamento com as melhores empresas da área. Você pode procurar plataformas online, que facilitam o contato com empregadores, ampliando a chance de conquistar um emprego e de se destacar em uma função.

Na área da saúde, a Escola da Paz, localizada no Vale dos Sinos da Grande Porto Alegre, é referência na preparação de técnicos em enfermagem. Há mais de 34 anos, a instituição, fundada 100% por enfermeiros experientes, prepara jovens profissionais para postos de trabalho na região e oferece, também, cursos livres e de qualificação pós-técnica, para ampliar o repertório acadêmico e técnico da comunidade.

Neste post, você descobriu que a empregabilidade no Brasil para pessoas que se formaram no curso técnico está em alta, a depender do setor produtivo. Na área da saúde, por exemplo, os técnicos em enfermagem conseguem ter um amplo conhecimento nesse saber, capacitando-se para vagas interessantes em menos tempo, em comparação com outros profissionais da enfermagem.

Não espere mais para conquistar a tão sonhada empregabilidade na área da saúde. Conheça, agora, a Escola da Paz, referência na formação profissional de técnicos em enfermagem na Região Metropolitana de Porto Alegre. Entre em contato com a nossa equipe – (51) 3592.9553 – atendimento@escoladapaz.com.br ou pela página de contato do site.

 

Compartilhe este conteúdo:

Deixe seu comentário

O que você achou deste conteúdo? Queremos saber a sua opinião:

Realizar inscrição
Notifique-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Queremos saber sua opinião, deixe seu comentário!x
()
x