Conheça mais sobre o programa nacional de imunização

A pandemia de Covid-19, síndrome respiratória causada pelo novo coronavírus, ampliou a discussão da importância da vacinação para prevenir doenças e aumentar o bem-estar social. Pensando nisso, este texto apresenta um panorama sobre o Programa Nacional de Imunização, criado há cerca de 50 anos, no Brasil.

A seguir, você entende o que é, como o Programa Nacional de Imunização foi criado pelo governo, quais são as principais vacinas oferecidas na área da saúde pública e que benefícios estão associados à vacinação gratuita destinada à população brasileira. Continue a leitura e aprenda mais sobre o tema!

O que é o Programa Nacional de Imunização?

Coordenado pelo Ministério da Saúde, o Programa Nacional de Imunização nasceu em 18 de setembro de 1973, com o objetivo de promover uma ampla vacinação pelo país, independentemente das particularidades de cada região. O programa foi desenvolvido, também, para centralizar uma estratégia de imunização no país, que, desde 1804, aplicou as primeiras vacinas na população.

Como o Programa Nacional de Imunização foi criado no Brasil?

O Programa Nacional de Imunização é inspirado na primeira campanha de vacinação que ocorreu no país, quando o fundador da saúde pública brasileira, Oswaldo Cruz, empenhou-se em um projeto de distribuição da vacina contra a varíola no Rio de Janeiro, então capital federal. Mas o episódio não foi bem aceito pelos moradores e acarretou a Revolta da Vacina, em 1904.

Por isso, o Programa Nacional de Imunização, que tem resultados benéficos reconhecidos pela comunidade internacional, também se engaja, atualmente, na conscientização e na divulgação científica sobre o método de vacinação, democrático e gratuito, que é um dos principais instrumentos para aumentar a qualidade de vida das pessoas.

Técnico em Enfermagem

Quais são as vacinas incluídas no Programa Nacional de Imunização?

A vacinação é um dos métodos mais eficazes para reduzir a morbidade e evitar a propagação de doenças. Porém, quais são as vacinas que estão inclusas no Programa Nacional de Imunização? Respondendo a questão, o Ministério da Saúde informa que estas são as principais vacinas oferecidas pela rede pública de saúde no país:

• Tetravalente;
  • Vacina contra rotavírus;
  • Hepatite B;
  • Pólio;
  • Pneumocócica;
  • Meningocócica C;
  • Antirrábica;
  • Triviral;
  • Febre-amarela;
  • Pentavalente;
  • Tríplice Bacteriana;
  • Tríplice Viral;
  • Vacina Inativada contra Poliomielite.

De acordo com dados do Sistema Único de Saúde, o PNI disponibiliza à população mais de 300 milhões de doses de vacinas, anualmente. Ao todo, o programa inclui até 25 tipos de vacinas e 42 imunobiológicos.

Quais são os benefícios desse programa de imunização?

O Programa Nacional de Imunização é uma das intervenções mais relevantes em saúde pública no Brasil, de acordo com pesquisa. O motivo é que, em quase 50 anos de história, o plano conseguiu vacinar grande parte dos brasileiros, reduzindo consideravelmente a mortalidade no país, a partir do Sistema Único de Saúde, o SUS, que distribui a vacina por todos os estados, de forma gratuita.

Neste texto, você aprendeu o que é o Programa Nacional de Imunização, que oferece vacinação gratuita para a sociedade. Dessa forma, o plano conseguiu reduzir a mortalidade e aumentar, consequentemente, a qualidade de vida dos brasileiros, que conseguem prevenir-se de inúmeras doenças, com a aplicação da vacina.

Achou o conteúdo interessante? Se sim, compartilhe este post com os seus amigos nas redes sociais e ajude a comunidade a se informar sobre o Programa Nacional de Imunização!