fbpx

Escola de Enfermagem da Paz

Vacinação: saiba como funciona uma vacina e sua importância para a saúde

como funciona uma vacina

A imunização está entre os eventos que contribuem decisivamente para o aumento da expectativa de vida da humanidade, juntamente com o saneamento básico, a descoberta do antibiótico e outros avanços da medicina. Mas, quando o assunto é como funciona uma vacina, algumas dúvidas podem surgir na população, principalmente pela difusão de fake news na internet sobre o assunto.

Pensando nisso, este post responde às principais perguntas sobre o método de imunização. Explicaremos o que é uma vacina, como funciona o desenvolvimento de um imunizante, de que forma o produto gera imunidade no paciente e por que essa técnica é importante para a sociedade. Continue a leitura e saiba mais sobre esse tema!

O que é vacina e como funciona seu desenvolvimento?

A vacina é um método que consiste na preparação biológica com o intuito de gerar imunidade nos pacientes para doenças específicas, a gripe, o tétano, a meningite e a coqueluche, são alguns exemplos.

Na área da Saúde, o processo para fabricação de um imunizante costuma ser lento, uma vez que é necessário seguir um passo a passo rigoroso até a aprovação de um produto eficaz e seguro para a população.

Inicialmente, os cientistas devem entender a doença, identificando a estrutura biológica do agente. Depois, ocorre a fase pré-clínica, na qual animais recebem os primeiros antígenos, para testar os efeitos colaterais da substância.

Em seguida, com a possível aprovação do componente, pequenos grupos de pacientes recebem doses do imunizante, em testes divididos em três fases. Em um último momento, pessoas de grupos de risco devem ser testadas e, caso não haja respostas negativas, a vacina deve seguir para a aprovação das autoridades sanitárias.

Como a vacina gera imunidade nos pacientes?

As vacinas são realizadas com partículas de bactérias ou vírus que causam doenças, fazendo com que o sistema imunológico responda à dose do imunizante com a criação de anticorpos. Dessa forma, as células de defesa do organismo reagem à carga do patógeno, neutralizando o perigo e reforçando a imunidade do paciente à doença.

Qual é a importância da vacina?

Não há dúvidas, a vacinação tem uma ampla importância para melhorar a qualidade de vida da população. A justificativa é que o método é considerado o melhor para proteger as pessoas de várias doenças, que podem levar a sérias complicações e até à morte.

Quais são os principais mitos e verdades sobre as vacinas?

Até aqui, você entendeu o que é, como funciona e por que a vacina é importante para a sociedade. Mas, ultimamente, o assunto vem sendo bombardeado por fake news, motivo pelo qual reconhecemos os principais mitos e verdades sobre o assunto. Confira!

Vacina da gripe pode causar gripe?

A vacina da gripe usa um vírus inativado (morto) em sua composição, portanto, não é possível que provoque a doença. É importante destacar que a função da vacina é prevenir. Sendo assim, se a pessoa que foi vacinada já estiver infectada, vai desenvolver a doença. Por isso é tão importante se vacinar antes do início da temporada da gripe.

Os eventos adversos mais comuns após essa vacinação são:

  • dor;
  • vermelhidão e inchaço no local da aplicação da vacina;
  • febre baixa;
  • dor de cabeça e incômodo muscular.

Caso os sintomas persistam, o paciente deve procurar profissionais de saúde para avaliar clinicamente o caso. Mas, geralmente, os incômodos somem em alguns dias após a aplicação do imunizante.

A mulher que está amamentando não deve receber vacinas?

A vacinação, geralmente, não é contraindicada nessa fase e pode ser realizada normalmente. Aliás, é desejável que ocorra, para evitar que a mãe transmita vírus ou bactérias ao seu bebê.

No entanto, duas vacinas estão contraindicadas para mulheres que estejam amamentando: a de febre amarela e a de dengue. A primeira deve ser evitada nos primeiros seis meses de vida do bebê, exceto quando a mulher vive em zonas de transmissão do vírus. Nesse caso, a amamentação deve ser suspensa por 10 dias.

Já a vacina da dengue está contraindicada para todas que estão no período de aleitamento materno, independentemente da idade do bebê.

Tomar mais de uma vacina ao mesmo tempo prejudica o sistema imunológico?

A segurança da aplicação simultânea de vacinas ou de vacinas combinadas (contra mais de uma doença) é comprovada cientificamente e não sobrecarrega o sistema imunológico. Para você ter uma ideia, durante um resfriado ou uma dor de garganta, uma criança é exposta a uma quantidade maior de germes do que quando recebe vacinações.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a vantagem da aplicação simultânea é diminuir as visitas à clínica de vacinação ou à Unidade Básica de Saúde, o que reduz gastos — com transporte, por exemplo — e facilita a adesão, uma vez que aumenta a chance de completar o esquema vacinal.

Pessoas com doenças crônicas não podem se vacinar?

Pessoas que sofrem com doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, distúrbios gastrointestinais, complicações reumáticas e cardiovasculares, por exemplo, devem, geralmente, recorrer à vacinação, uma vez que ficam mais suscetíveis a cargas virais e bacterianas. No entanto, é sempre importante consultar as contraindicações e ter uma recomendação profissional antes de receber os imunizantes.

Neste post, você descobriu o que é, por que é importante e como funciona uma vacina, um método eficaz para gerar anticorpos e proteger a população de doenças graves. Além disso, observou as principais verdades e fake news sobre o tema, aprendendo, por exemplo, que tomar mais de uma vacina ao mesmo tempo não sobrecarrega o sistema imunológico. Lembre-se que é muito importante manter todas as vacinas em dia para manutenção da nossa saúde.

Gostou do texto? Se sim, continue se informando sobre métodos de prevenção a várias enfermidades. Aprenda, agora, como as mulheres podem se prevenir do câncer de mama!

Compartilhe este conteúdo:

Deixe seu comentário

O que você achou deste conteúdo? Queremos saber a sua opinião:

Realizar inscrição
Notifique-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Queremos saber sua opinião, deixe seu comentário!x
()
x