RCP em recém-nascido: qual a importância e como realizar?

Logo após o nascimento, o organismo do bebê está bastante sensível. Então, é muito importante saber como atender um recém-nascido em situação de emergência, a fim de evitar consequências graves. É o caso da parada cardiorrespiratória, cujos níveis de óbito podem chegar a 90% fora do ambiente hospitalar.

Por isso, elaboramos este texto para ajudar você a entender como realizar a ressuscitação cardiorrespiratória (RCP) em recém-nascidos, quais os cuidados necessários no processo e como monitorar a criança que estiver necessitando dessa atenção especial.

Como identificar a parada cardiorrespiratória?

Antes de realizar a RCP no recém-nascido, você precisa confirmar se o atendimento é necessário. Isso porque a prática inadequada pode levar a lesões na caixa torácica ou nas vias aéreas da criança.

Para entender se realmente houve parada cardiorrespiratória, é preciso observar cinco sinais da saúde neonatal: força muscular, frequência cardíaca, reflexo, respiração e cor. Veja abaixo como medir cada uma:

• força muscular — perceba se o pequeno está conseguindo manter braços e pernas curvados, ou se os membros estão flácidos e com pouca dinâmica de movimento, caso que demanda atenção;
  • frequência cardíaca — se não estiver com, pelo menos, 60 batimentos por minuto, indica que ele pode estar prestes a sofrer uma parada cardiorrespiratória.
  • reflexo — pode ser percebido com apertos leves nas extremidades dos membros, e caso não haja uma resposta imediata do corpo, alguma coisa está errada;
  • respiração — o melhor sinal é a expansão torácica, que mostra se o pulmão está se movimentando para dentro e para fora em uma frequência saudável;
  • cor — caso o pigmento natural do bebê esteja menos intenso do que o normal e a pele apresente palidez ou desbotamento, é necessário prestar socorro imediatamente.

Como fazer RCP em recém-nascidos?

Agora, entramos na parte prática do atendimento. Confira as etapas.

Preparação

Antes de fazer a ressuscitação, observe o ambiente em volta procurando potencial de perigo para a criança. Cachorros, animais selvagens, vazamento de líquidos ou gás e até trânsito de pessoas no geral são elementos dos quais você precisa isolar o bebê. Feito isso, verifique também se há algum sangramento e estanque-o assim que identificá-lo.

Entendimento da urgência

Uma vez que presenciar a parada cardiorrespiratória, é possível chamar o socorro antes de realizar a RCP e, em alguns casos, até esperar os profissionais. Mas pode haver um momento em que você encontre um recém-nascido que necessita desses cuidados, sem ter certeza de quando a parada ocorreu.

Nessa hora, garanta ao menos dois minutos de RCP antes de acionar o socorro, para garantir uma disponibilidade mínima de oxigênio para o pequeno.

Compressão e ventilação

O procedimento envolve ciclos de compressão da caixa torácica e oferta de ar para o organismo do recém-nascido. Para o primeiro, você usará principalmente os seus polegares. No geral, é recomendado que se use apenas um polegar de cada mão e de forma sobreposta, para garantir o direcionamento correto da força.

No entanto, caso o recém-nascido seja um pouco maior e mais pesado, é possível usar dois ou três dedos, sempre cuidando para a localização correta, logo abaixo dos mamilos.

Se estiver sem alguém por perto para ajudar, você precisará fazer todo o ciclo de compressão-ventilação, com 30 compressões de alta qualidade seguidas de duas ventilações.

Havendo duas ou mais pessoas preparadas devidamente para a RCP de um recém-nascido, é preferível separar as funções, para garantir mais disponibilidade de oxigênio ao pequeno. Nesses casos, uma pessoa aplica as compressões de alta qualidade, entre 10 e 15 por ciclo, e outra faz duas ventilações logo depois.

Para prestar o socorro devido, é fundamental que você preste toda a atenção do mundo aos detalhes. Além disso, foque a qualidade do atendimento em vez de tentar acelerá-lo de alguma forma, pois o excesso de força ou de oxigênio trará danos na execução do RCP em recém-nascidos.

Caso você tenha interesse em desenvolver o conhecimento técnico para esse e outros cenários que exigem socorro rápido e qualificado, vai se beneficiar muito do curso de Primeiros Socorros oferecido pela Escola da Paz. Confira detalhes sobre ele aqui!

light defi
1 ano atrás

Do you mind if I quote a couple of your articles as long asI provide credit and sources back to your website?My blog site is in the very same niche as yours and my users would certainly benefit from some of the information you present here.Please let me know if this okay with you. Thanks!

mario jorge
mario jorge