Recolocação profissional: 5 atitudes essenciais para ter sucesso

Atualmente muitas pessoas têm buscado a recolocação profissional devido a diversos fatores. Entre os motivos estão a crise econômica atual ou a procura de uma nova profissão. No entanto, é necessário ter cautela e tomar as atitudes corretas para a mudança de emprego.

Para acertar nas suas ações, esteja ciente sobre a importância do aperfeiçoamento para conseguir aproveitar as oportunidades que surgirem.

Neste artigo, mostraremos a você 5 atitudes importantes que deve tomar para alcançar o sucesso na nova carreira. Boa leitura!

1. Pensar antes de agir

Antes de tomar qualquer atitude, pense e reflita. Verifique seus pontos fortes e vocação profissional. É muito importante recolocar-se no mercado de trabalho ciente de suas habilidades e do que gosta de fazer.

Para ajudar, escreva uma lista com as suas aptidões, com o que realmente gostaria de fazer e as funções que não ocuparia novamente. Dessa forma, você terá tido tempo de repensar em suas alternativas.

2. Conhecer as áreas que necessitam de profissionais qualificados

É bom conhecer os tipos de profissional que o mercado de trabalho procura. Dentro do contexto atual da economia, os profissionais da área técnica estão em alta. Veja algumas dessas profissões:

Técnico em enfermagem

Devido a conscientização das pessoas em se cuidar mais e ao aumento da expectativa de vida, as profissões da área da saúde têm crescido. Após formado, você como técnico em enfermagem poderá atuar em diferentes setores, tais como:

• ambulatórios;
  • hospitais;
  • programas de saúde pública;
  • clínicas.

Técnico em guia de turismo

Para quem gosta de viajar e sempre sentiu vontade de orientar as pessoas durante os passeios, ser guia turístico é uma oportunidade de trabalho. Como profissional qualificado, sua atuação poderá ser em:

• orientar grupos no decorrer de traslados, passeios em viagens nacionais, regionais e locais;
  • criar itinerários e roteiros de acordo com o pedido dos visitantes.

Técnico em programação e jogos digitais

Com o avanço da tecnologia, o crescimento de games no Brasil tem possibilitado a abertura de vagas para programadores de jogos digitais. Com a formação técnica, suas possibilidades serão:

• produzir jogos digitais;
  • atuar no controle de qualidade dos jogos digitais;
  • participar de equipes de criação de conteúdo para web.

3. Escolher um caminho

Após a descoberta de qual profissão seguir, busque mais informações sobre o ofício e siga por esse caminho. É importante ter planejamento e seguir uma determinada orientação para estudar, se aprimorar em uma área específica e aumentar a sua qualificação.

4. Buscar qualificação profissional por meio de cursos

Pesquisas feitas por órgãos especializados mostram que os profissionais com diplomas de cursos técnicos são bem remunerados.

Com base nisso, invista em qualificação profissional para manter-se à frente de seus concorrentes e conseguir uma boa posição em sua carreira.

5. Elaborar um currículo adequado

Procure adequar o seu currículo de forma que seus dados fiquem atualizados e seus objetivos reformulados. Lembre-se de dar prioridade às informações mais relevantes, evitando assim produzir um currículo com dados desnecessários.

Por fim, vale destacar que assim como você, muitas pessoas trilham por diferentes caminhos para conseguir a recolocação profissional. O mais importante é não perder o foco e a determinação de seguir em um novo rumo profissional.

Para aprender mais sobre cursos técnicos e assuntos sobre saúde, assine nossa newsletter. Certamente você terá informações úteis sobre temas relevantes para seu crescimento profissional.