fbpx

Escola de Enfermagem da Paz

Semana da Enfermagem 2019: oficinas e um novo olhar sobre a saúde da mulher

A Semana da Enfermagem 2019 da Escola da Paz começou mais cedo do que preconiza os calendários dos Conselhos Regionais de Enfermagem. Optando pela oferta de atividades mais práticas, a Semana propôs oficinas em cinco assuntos e um novo olhar sobre a saúde da mulher.

Biblioteca com novo nome

A reinauguração da biblioteca com novo nome iniciou os trabalhos da Semana da Enfermagem, antecedendo o aniversário de fundação da instituição.

O nome foi escolhido por meio de concurso cultural envolvendo colaboradores e alunos nas sugestões. A biblioteca agora está denominada Biblioteca Wanda Horta, conheça porque esse nome tem tudo a ver com a instituição.

A Importância do Exame Papanicolau: CA de Colo de Útero, HPV e exames complementares

Foi com o tema de câncer de colo de útero e a importância do exame de Papanicolau que a professora e mestranda Enfermeira Ana Cristina Pfeifer apresentou seu tema do mestrado.

A enfermeira trouxe um novo olhar sobre a saúde da mulher, e a necessidade da mulher rever seus hábitos e mudar seu entendimento sobre os cuidados com a sua saúde: realizando os exames do auto exame das mamas, mas principalmente os exame de Papanicolau e sua ida regularmente ao posto de saúde.

De forma muito interessante, a professora enfermeira detalhou tudo sobre o câncer de colo de útero e o papel fundamental que o exame de Papanicolau tem na prevenção desta doença, não descartando seu papel na prevenção de outras patologias na mulher.

Ainda, a palestra da mestranda Enfermeira Ana Cristina, abordou de maneira aprofundada sobre o HPV (Papilomavírus Humano), os sintomas do colo de útero, os fatores de risco para desenvolvimento da patologia. E das abordagens para a prevenção e diagnóstico do câncer de colo de útero.

Oficinas: conhecimento na prática

Durante a semana, diversas oficinas aconteceram na Semana da Enfermagem. Abordando assuntos diversos e para níveis de conhecimentos diferentes, como: curativos e feridas, punção venosa, primeiros socorros, sinais vitais e segurança do paciente.

As oficinas foram ministradas pelas professoras: Enfermeira Jaqueline Ribeiro Costa e Carolina Bernard, supervisoras de estágio curricular obrigatório. E pela professora Enfermeira Raquel Coelho, especialista em atendimento em urgência.

Acompanhe todas as fotos da Semana da Enfermagem 2019 no Facebook: http://bit.ly/sde-2019

A Semana da Enfermagem 2019 é um evento que acontece anualmente em celebração ao Dia do Enfermeiro, dia da Enfermagem e do Auxiliar e Técnico em Enfermagem. Nos diga nos comentários o que achou da Semana da Enfermagem 2019 e deixe sua sugestão de assuntos e atividades para 2020!

Compartilhe este conteúdo:

Deixe seu comentário

O que você achou deste conteúdo? Queremos saber a sua opinião:

Realizar inscrição
Notifique-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Queremos saber sua opinião, deixe seu comentário!x
()
x