05 motivos para fazer um curso técnico

Muitas são as incertezas e indecisões que passam pela escolha de uma profissão. Devo fazer uma graduação? Ou apostar em um curso técnico? Qual será o melhor caminho que devo seguir?

Não existe fórmula pronta, cada indivíduo tem suas particularidades que levam a ter ou não sucesso na escolha definida. Mas nós te ajudamos mostrando os nossos 05 motivos para fazer um curso técnico no próximo ano. Opte nele como sua primeira opção para ingressar no mercado de trabalho.

1. Profissão em menos tempo

A formação profissional dos cursos técnicos são muito mais rápidas que os cursos de graduação. Em média, preparam o profissional para o mercado de trabalho em 02 anos, enquanto uma graduação leva no mínimo 04 anos dependendo da área de atuação escolhida.

Sendo assim os cursos técnicos são um caminho mais curto para ingressar no mercado de trabalho. Em algumas profissões além do diploma, o técnico já consegue se registrar nos conselhos e órgãos fiscalizadores da vida profissional.

2. A dobradinha Ensino Médio & Técnico

O jovem pode dar o pontapé inicial para sua formação profissional sem a necessidade de concluir o ensino médio. Enquanto para ingressar no ensino superior, a conclusão do ensino médio é obrigatória, ou seja, sua vida profissional leva mais tempo para se concluir.

A dobradinha é de tanto sucesso que há instituições de ensino que oferecem o ensino médio e o técnico integrado, no contraturno.

3. Profissão aos 18 anos

Ter uma profissão aos 18 anos é um grande diferencial competitivo para o mercado de trabalho.

Já que o jovem ingressa no mercado de trabalho com uma bagagem grande de conhecimentos e habilidades. Estes adquiridos durante o curso técnico, em função dos estágios obrigatórios e não obrigatórios oferecidos no decorrer da formação.

4. Postura profissional

A experiência no curso técnico proporciona aos estudantes uma preparação melhor para encarar o mercado de trabalho não apenas com os conhecimentos e habilidades adquiridos, mas principalmente em relação a mentalidade e maturidade para lidar com aspectos da vida profissional – trabalho em equipe, compromisso, responsabilidade, ética e postura profissional.

Desta forma, possibilita a este indivíduo uma perspectiva maior sobre seus planos futuros quanto a carreira e vida.

Aliás, o curso técnico também é uma boa escolha para o profissional já inserido no mercado de trabalho que busca reinventar sua carreira. O êxito profissional não está apenas ligado a formação no ensino superior.

5. Complementação no Ensino Superior

O ensino técnico também pode ser visto como o início da sua vida acadêmica. Permitindo que o futuro profissional consiga escolher uma área de interesse, experimente e vivencie-a, antes de apostar em um curso de graduação que demandará um maior investimento e tempo de formação.

Ainda que proporciona, um melhor aproveitamento dos conhecimentos da graduação já que este profissional leva uma bagagem de habilidades muito mais atualizada na sua área de interesse que o estudante calouro do ensino superior sem este entendimento.

Ainda pode considerar a graduação como uma complementação da educação na área de atuação.

Nos casos que o profissional opta por continuar seus estudos na mesma área, há muita relação com o plano de carreira e de vida que falamos no item anterior.

Lembre-se que o sucesso não está apenas no diploma da graduação, veja as vantagens da educação técnica sobre a experiência do nosso curso técnico em enfermagem. Ou talvez você precise saber se a Enfermagem é a área certa para você, e por isso já listamos 05 razões de porque escolher a Enfermagem.

Opções não faltam. Você já sabe o seu plano de vida?

Rosana Beatris Gheno
Rosana Beatris Gheno