fbpx

Escola de Enfermagem da Paz

6 cuidados de enfermagem com idosos em recuperação de um AVC

cuidados de enfermagem idoso avc

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma doença que ocorre quando há a interrupção, redução drástica ou extravasamento do fluxo sanguíneo dentro de vasos pertencentes a alguma região cerebral, ocasionando na paralisia total ou parcial do cérebro.

Pelo fato dos idosos serem mais susceptíveis à ocorrência de enfermidade, pertencendo ao maior grupo de risco, é importante conhecer quais a relação do tratamento de AVC e os cuidados de enfermagem, já que ações implementadas são essenciais para proporcionar bem-estar e qualidade de vida ao paciente. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo. Confira!

Quais principais cuidados de enfermagem com idosos em recuperação de um AVC?

Depois de receber os cuidados adequados para AVC em um hospital, é preciso continuar o tratamento no ambiente familiar, já que essa prática é cada vez mais usada para evitar a contaminação hospitalar e permitir que o indivíduo se recupere de forma mais rápida e satisfatória perto de seus familiares e pessoas queridas. Sendo assim, muitas famílias optam por contratar os serviços de um cuidador ou técnico em enfermagem.

Isso porque, somente um profissional capacitado é ideal para administrar os cuidados corretos no ambiente doméstico, contribuindo para a possibilidade do paciente se recuperar conforme o nível do dano e, até mesmo, recuperar habilidades e movimentos perdidos por conta da enfermidade.

Por meio de um tratamento bem executado, o paciente vai se sentir mais seguro e confortável, aumentando as chances de uma recuperação mais ágil. Afinal, esses profissionais estão preparados para cuidar dos idosos que sofreram AVC, bem como lidar com os seus efeitos primários e secundários, oferecendo um serviço focado neste momento tão complicado. Entre os principais cuidados que podem ser aplicados estão:

  • 1. contribuir para a minimização dos riscos da ocorrência de um novo AVC, estimulando a realização de atividade física sempre que possível e de acordo com as condições físicas do paciente, administrar uma alimentação saudável, administrar as medicações regularmente;
  • 2. levar o paciente mais as visitas periódicas aos médicos responsáveis pela assistência;
  • 3. não comparar a recuperação de diferentes pacientes, já que cada indivíduo é único;
  • 4. não ignorar as possibilidades de quedas, tendo em vista que podem ser muito comuns, podendo causar danos graves à saúde. Caso isso aconteça, será preciso levar o paciente a emergência;
  • 5. analisar os progressos de recuperação a cada semana;
  • 6. ter atenção com as mudanças de humor, inclusive a um possível desenvolvimento de quadro de depressão, ansiedade, entre outros.

Quais são os erros mais comuns durante os cuidados do idoso com AVC?

Existem alguns erros cometidos durante os cuidados do idoso com AVC, que podem influenciar na sua capacidade de recuperação e, por isso, precisam ser evitados. Conheça alguns deles!

Deixar de estimular a realização de exercícios

Os exercícios físicos também precisam ser aderidos em casa, e não apenas nas sessões de fisioterapia. É necessário entender que a fisioterapia engloba exercícios específicos que, além de melhorar a coordenação, a força e evitar a atrofia, estimula outras áreas do cérebro a realizarem nossas funções.

O movimento regular é um ótimo aliado para a melhora das sequelas do AVC, então você precisa estimular o paciente a fazer os exercícios ensinados pelo fisioterapeuta em casa diariamente.

Não estar atento ao posicionamento do paciente

Manter o paciente na posição certa, além de proporcionar conforto e bem-estar, também é essencial para a recuperação do paciente. Isso porque, um idoso com sequelas de AVC, devido à falta de controle dos movimentos e às alterações de sensibilidade, pode não conseguir mudar de posicionamento sozinho.

Técnico em Enfermagem

Posicionar corretamente o corpo é indispensável para evitar encurtamento muscular, dores, feridas na pele por pressão e deformidades. Dessa forma, no decorrer do dia, é importante definir períodos para estimular a mudança de postura, além de utilizar colchão anti-escara e protetores de calcanhares sempre que preciso.

Levantar o paciente sem considerar suas limitações

Nunca levante o paciente pelo braço afetado ao mudá-lo de posição, além disso, é importante verificar se este braço se encontra sempre bem apoiado no decorrer das atividades do dia a dia. Em algumas situações, o médico ou fisioterapeuta poderão indicar algum recursos para estabilizar a articulação do ombro e evitar dores e demais incômodos.

Tirar a independência do idoso

É claro que o idoso com AVC precisa de cuidados especiais. No entanto, desde o início é preciso estimular a realização de atividades simples, ajudando-o somente com o que é necessário para evitar riscos de quedas, por exemplo, e alcançar melhores resultados.

Alguns profissionais, com boas intenções, prestam auxílio em excesso, o que leva a que o idoso não conquiste a independência de cuidar de si mesmo e fazer as próprias coisas, levando a perda de confiança e queda da autoestima. Sendo assim, ajude no que for preciso, mas não realize tudo por ele.

Ignorar as mudanças emocionais

Alterações emocionais depois do AVC podem ocorrer por acometimento de regiões específicas do cérebro ou reativas aos desafios que aparecem depois da doença. Problemas cognitivos mais comuns após a ocorrência de um AVC são a depressão, ansiedade e sentimento de tristeza, frustração e raiva.

Então, é preciso identificar essas mudanças, comunicar a família e orientar a respeito da necessidade de buscar a ajuda de um profissional especializado para tratar dessas questões emocionais, já que podem afetar diretamente no sucesso da recuperação e reabilitação.

Deixar de motivar no decorrer do tratamento

A reabilitação é um processo lento, onde as primeiras expectativas podem ser frustradas. Assim, é necessário mostrar para o paciente que os resultados serão notados com o tempo, e não de imediato, já que o pensamento contrário pode ocasionar na paralisação da busca pela recuperação.

Por este motivo, é importante incentivar e elogiar qualquer ganho por menor que seja, além de ter o cuidado de não manter o paciente pressionado a evoluir.

Agora que você entende a relação do tratamento de AVC e os cuidados de enfermagem, fazer um curso de Cuidador de Idosos pode ser uma ótima oportunidade para conquistar capacitação profissional. Afinal, por meio dele é possível se preparar para prezar pela segurança, saúde, bem-estar e qualidade de vida de pessoas idosas, além de ajudar em suas tarefas do dia a dia.

Gostou deste artigo? Então, aproveite a sua visita no blog para conhecer o curso de Cuidador de Idosos (40h) da Escola da Paz!

Compartilhe este conteúdo:

Deixe seu comentário

O que você achou deste conteúdo? Queremos saber a sua opinião:

Realizar inscrição
Notifique-me de
guest
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
jociene
Visitante
jociene
1 ano atrás

ser cuidador de idoso e ter amor ao proximo

Marli Moreira
Visitante
Marli Moreira
2 meses atrás

gostei muito foi muito útil para mim

Vera
Visitante
Vera
1 mês atrás

Gostei muito dessas informações, concordo com os cuidados q temos que ter com eles
Pois eu ajudo nos cuidados com meu pai q sofreu AVC, tem quase 2 anos , ele tá muito atrofiado, devido meus irmãos colocar ele num cada hospitalar, o que dificulta tirar ele da cama e recolocar.
Nunca concordei em colocar nessa cama . Por só piorou. E tbm nunca concordei em eles fazerem tudo, darem comida na boca. Isso fez com ele que atrofiou até o braço bom .
Meu entendimento sempre foi ajudar e dar autonomia pra ele . Mas uma andorinha sozinha não faz verão.
Estou muito triste.

4
0
Queremos saber sua opinião, deixe seu comentário!x
()
x