fbpx

Escola de Enfermagem da Paz

Dia Mundial da Conscientização do Autismo: a importância da data e a atuação da enfermagem

O Transtorno de Espectro Autista (TEA) normalmente acomete as crianças antes de completarem seus três anos de idade e se caracteriza por afetar e comprometer o desenvolvimento neuropsicomotor, desde o grau mais leve até condições mais severas, apresentando sintomas como: fobias, dificuldade de aprendizagem e relacionamento etc.

Como forma de conscientizar a população sobre essa condição, já que afeta milhões de pessoas no mundo, foi criado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril. Mas você sabe qual é a importância dessa campanha e o papel da enfermagem nesse processo? Então, continue a leitura deste conteúdo com as principais informações. Confira!

Do que se trata e qual é a importância do Dia Mundial da Conscientização do Autismo?

Essa campanha foi desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de dezembro de 2007, com a finalidade de alertar a comunidade e os governantes a respeito do transtorno do neurodesenvolvimento, auxiliando na quebrar as barreiras e os preconceitos, além de proporcionar maiores esclarecimentos sobre o tema.

No Brasil, esse dia é celebrado com palestras e eventos públicos que acontecem nas mais diversas cidades do país. O intuito é o mesmo em qualquer local, que é o de conscientizar e disponibilizar informações às pessoas sobre o que é o autismo e a melhor maneira de lidar com ele. Outro ponto interessante é que, nessa data, muitos pontos turísticos do Brasil são iluminados pela cor azul, que simboliza o autismo.

Como é a atuação dos profissionais de enfermagem no cuidado a domicílio de crianças autistas?

Conforme a Lei n.º 12.764/12, em seu art. 1º, parágrafo segundo, a pessoa com transtorno do espectro autista é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais. Sendo assim, a vulnerabilidade social das famílias relacionadas aos desafios da deficiência na primeira infância torna-se ainda mais forte quanto à promoção do desenvolvimento humano. Por esse motivo, é fundamental o cuidado durante a visita domiciliar às crianças autistas.

O trabalho tem como foco a ampliação dos direitos da criança por meio da criação de espaços de escuta e identificação de demandas prioritárias, a partir de uma visão integrada, intersetorial e em consonância com uma equipe multidisciplinar.

Em relação aos profissionais de enfermagem inseridos nesse projeto, é importante conhecer, de forma profunda, sobre o Transtorno de Espectro Autista (TEA) e, dessa forma, conseguir acompanhar e auxiliar as famílias, prestando assistência com ênfase na integridade física e no bem-estar da criança portadora, bem como estar preparado para esclarecer dúvidas pertinentes.

Por meio do conhecimento teórico-prático obtido e uma visão integral do ser humano, consegue identificar, de maneira simples, os principais desafios a serem enfrentados. Desta forma, atuando não apenas como um prestador de cuidados, mas encorajando as famílias e transmitindo a tranquilidade necessária para a realização de um tratamento eficiente, em prol da evolução do paciente em relação ao seu prognóstico.

Como pode perceber, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo é uma campanha importante em prol de esclarecimentos e informações a respeito de como lidar com um transtorno que tem afetado milhões de pessoas. Sendo assim, não resta dúvida da sua relevância, não apenas no dia de sua celebração, mas todos os dias.

Achou este artigo interessante? Então, assine, agora mesmo, a nossa newsletter e receba novidades sobre outros temas com exclusividade em seu email!

Compartilhe este conteúdo:

Deixe seu comentário

O que você achou deste conteúdo? Queremos saber a sua opinião:

Realizar inscrição
Notifique-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Queremos saber sua opinião, deixe seu comentário!x
()
x