Após a formação técnica e acadêmica, os profissionais de enfermagem normalmente se dedicam a duas áreas distintas: a enfermagem assistencial e a função administrativa. Pensando nisso, este post apresenta o que é e quais são as responsabilidades do enfermeiro, do técnico ou do auxiliar dedicado à assistência de pacientes em clínicas e hospitais.
Além disso, o material mostra qual é o perfil do profissional de enfermagem assistencial, os conhecimentos que ele deve ter para atuar na função e por que vale a pena investir nessa área atualmente. Se você tem curiosidade sobre o tema, continue a leitura e tire as suas dúvidas!
O que é a enfermagem assistencial?
A enfermagem assistencial, de forma geral, é uma área dedicada à assistência clínica e hospitalar de pacientes, sendo executada pelos profissionais da enfermagem, sejam eles enfermeiros, técnicos ou auxiliares de enfermagem.
O objetivo da área assistencial é oferecer a maior qualidade no atendimento ao paciente, com o acompanhamento do enfermo em todos os estágios do serviço clínico-hospitalar. A função tende a ser muito gratificante para os profissionais, que podem observar uma melhora gradativa no quadro de saúde das pessoas sob cuidado paliativo.
O que faz esse tipo de profissional da enfermagem?
A função assistencial na enfermagem pode ser realizada por três tipos de profissionais (enfermeiros, técnicos e auxiliares), com formações e responsabilidades diversas. Para se ter ideia, o enfermeiro, cuja formação acadêmica se dá entre 4 e 5 anos, coordena e supervisiona técnicos e auxiliares, sendo responsável pelo atendimento de pacientes com quadros graves e complexos.
Já o técnico em enfermagem, cuja formação ocorre em 2 anos, pode auxiliar na dosagem de medicamentos, fazer coleta de material para fins de exame, esterilizar ferramentas para uso em cirurgias e dar assistência a pacientes de média à alta complexidade, sob orientação da equipe de enfermeiros.
O auxiliar de enfermagem, por fim, forma-se em um curso de curta duração (1 ano), podendo ajudar em procedimentos de baixa complexidade na enfermaria, como aplicar vacinas, fazer curativos nos pacientes, colher material para exames e executar desinfecção no ambiente hospitalar.
Qual é o perfil que esse profissional deve ter?
O profissional de enfermagem assistencial deve ter um perfil humano — um requisito para quem quer dedicar-se a profissões na área da saúde —, que exige empatia e dedicação no atendimento a pessoas com saúde fragilizada. O enfermeiro, o técnico ou o auxiliar de enfermagem deve oferecer sempre a melhor assistência aos pacientes.
Por que essa é uma área na qual vale a pena investir?
A área da saúde é uma prioridade na sociedade, motivo pelo qual os estudantes devem investir na carreira de enfermagem assistencial. Atualmente, profissionais de enfermagem são responsáveis pelo atendimento de grande parte dos pacientes em postos de saúde, clínicas e hospitais públicos e privados, locais de ampla empregabilidade para esse tipo de profissional.
No entanto, para garantir um futuro profissional estável, é preciso investir em uma boa formação técnica e acadêmica. Na Região Metropolitana de Porto Alegre, a Escola da Paz é um exemplo quando se fala em curso Técnico em Enfermagem, preparando os estudantes com um corpo docente experiente e atuante na área da saúde.
Neste post, você aprendeu o que é e qual a função da enfermagem assistencial, área que se dedica a todos os estágios de acompanhamento do paciente no ambiente médico-hospitalar. Viu, também, que ela é bastante promissora para quem tem um perfil humano, de dedicação e compromisso com a qualidade de vida das pessoas.
Quer garantir a sua carreira na área da saúde com uma formação profissional sólida? Conheça, agora, os nossos cursos e veja como é acessível ser um profissional de enfermagem! Não pense duas vezes e entre em contato já com a Escola da Paz.
Gostei muito, gostaria de saber se esse é um curso de formação ou especialização,sou estudante de técnico em enfermagem,em Floripa
Olá Gisele, este não é um curso ou especialização específica. Os profissionais de enfermagem normalmente se dedicam a duas áreas distintas: a enfermagem assistencial e a função administrativa. O curso que você realiza, em Floripa, e aprovada pelo Conselho Estadual de Educação, já possui as discipinas necessárias para você atuar de forma assistencial e administrativa. 🙂
Sou Técnica de enfermagem quero me especializar neste curso enfermagem assistencial hospitalar