fbpx

Escola de Enfermagem da Paz

Aprenda agora mesmo a elaborar uma boa anotação de enfermagem!

A anotação de enfermagem é fundamental para a eficiência da prestação de serviços e dos cuidados à saúde, tendo em vista tratar-se do registro de informações referentes ao paciente, reunindo informações relevantes e particulares do enfermo.

Essa prática traz diversos benefícios para a equipe médica e o paciente, já que, por meio dela, é possível planejar a assistência que deve ser prestada, além de fornecer dados de forma organizada e resumida, que facilitam o mapeamento de intercorrências, garantem acerto e segurança do trabalho organizado.

Devido a essa importância, elaboramos este post para explicar para você como realizar uma boa anotação de enfermagem e assegurar toda a sua eficácia. Confira!

O que é a anotação de enfermagem?

Trata-se do registro de informações sobre o paciente, feito de forma cronológica, com a finalidade de apresentar a ordem de acontecimento dos fatos. Por meio dela, é possível averiguar a evolução do indivíduo, identificar alterações, monitorar a assistência prestada e avaliar os cuidados definidos.

Por que a anotação de enfermagem é responsabilidade legal dos profissionais?

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) conta com uma ampla literatura a respeito da responsabilidade dos profissionais da enfermagem sobre o registro formal do prontuário do paciente, a exemplo da Resolução Cofen 311/ 2007 e da Resolução Cofen 358/2009.

Com base na legislação vigente, as anotações de enfermagem, que são consideradas dados para ensino e pesquisa na área, também servem como documento legal, por meio do qual é possível incriminar e defender, na Justiça, a equipe de enfermagem, sejam enfermeiros, sejam técnicos e auxiliares.

Qual é a diferença entre evolução e anotação de enfermagem?

Esta é uma dúvida bastante comum entre estudantes e até alguns profissionais da área da saúde: o que diferencia a evolução da anotação de enfermagem? Para responder a questão, deve-se considerar que a evolução representa um histórico das últimas 24 horas do estado do paciente, elaborada exclusivamente por enfermeiros.

Por outro lado, a anotação de enfermagem consta no documento sobre a evolução do paciente. No entanto, a anotação é realizada apenas pelos técnicos em enfermagem, em um hospital ou uma clínica médica.

Quais são os tipos de anotação de enfermagem?

Até aqui, você já sabe o que é e quais são as principais características da anotação de enfermagem. Mas existem diferentes tipos desse instrumento, no qual são descritas informações relevantes sobre o estado de saúde do paciente, como:

  • administração de medicamentos;
  • admissão do paciente;
  • alta médica e hospitalar;
  • classificação de risco;
  • começo de plantão;
  • cuidados com a pele;
  • curativos;
  • drenos;
  • hemodiálises;
  • óbito do paciente;
  • transferências, entre outros.

O que considerar ao escrever diferentes tipos de anotação de enfermagem?

As características da anotação de enfermagem, que registra as informações sobre o paciente em uma unidade de saúde, mudam conforme o tipo e a finalidade do documento. Por isso, explicamos o que você deve considerar ao informar sobre a admissão e a alta de pacientes em hospitais e clínicas. Confira!

Admissão

A anotação de enfermagem do tipo admissão deve registrar todas as informações a respeito da entrada do paciente no hospital ou na clínica, quando se inicia o processo, para garantir um atendimento adequado para a pessoa.

Dessa forma, o documento informa sobre a procedência do enfermo e registra se ele chegou até a unidade de saúde com algum acompanhante (mãe, pai, filho, amigo etc.). Depois, descreve-se quais são as condições gerais da admissão (se há lesões no corpo, queixas, hematomas, sangramento etc.), o uso de medicamento controlado (com tipo, dosagem e frequência) e a presença de vícios.

Por fim, o profissional deve escrever se o paciente tem alergia a alguma substância ou algum produto, os sinais vitais (com PA, temperatura, respiração, pulso e dor), identificar a quem foram destinados os pertences da pessoa e registrar as normas institucionais, com demais orientações repassadas ao enfermo e aos acompanhantes.

Alta

A alta ocorre quando é concluída a assistência médica e hospitalar ao paciente, por óbito, chamada alta celestial, por transferência para outra unidade de saúde ou para o tratamento em casa.

Para tanto, devem constar, nesse tipo de anotação de enfermagem, informações como a data e o horário da alta, as condições de saída da pessoa, os procedimentos prescritos pela equipe médica, a entrega de pertences ao paciente ou ao acompanhante e as orientações para transporte do paciente até o domicílio ou outra unidade de saúde.

Como fazer uma boa anotação de enfermagem?

Uma anotação de enfermagem eficaz precisa incluir data, hora, assinatura e identificação do profissional com o número do COREN. Além disso, deve constar no documento a observação e o registro de como o paciente chegou até a clínica ou o hospital (de onde veio, se tem acompanhante, se está em condições de locomoção).

Por outro lado, é necessário registrar as condições gerais do paciente (nível de consciência, estado nutricional, higiene pessoal, coloração da pele, queixas, se possui sondas, curativos e demais) e informar se foram feitas orientações à pessoa, como o horário para coleta de exames e a necessidade de jejum.

Por fim, o profissional deve descrever, na anotação de enfermagem, os dados do exame físico, quando realizado na pessoa sob cuidados da equipe, e informar os cuidados executados e as possíveis intercorrências em relação àquela internação.

Checklist para uma anotação de enfermagem eficaz

A anotação de enfermagem deve conter as seguintes informações:

  • data, hora, assinatura e identificação do profissional com o número do COREN;
  • observação e registro de como o paciente chegou (de onde veio, se tem acompanhante, condições de locomoção);
  • condições gerais (nível de consciência, estado nutricional, higiene pessoal, coloração da pele, queixas, se possui sondas, curativos e demais);
  • orientações feitas ao paciente (coleta de exames, jejum etc.);
  • dados do exame físico;
  • cuidados executados;
  • intercorrências.

Quais são as regras para realizar a anotação de enfermagem?

Podemos compreender, em geral, que a anotação de enfermagem está ligada aos cuidados paliativos e assistenciais prestados, sintomas e sinais dos pacientes, variações e respostas dos enfermos às práticas executadas na unidade de saúde.

Como já foi dito, a anotação é uma responsabilidade dos profissionais de enfermagem. Essa medida respalda tanto quem realiza os cuidados quanto os pacientes que têm o direito à saúde garantidos em lei. Por meio dela, é possível avaliar as práticas adotadas e implementar melhorias para aperfeiçoar a assistência. Isso é primordial para a valorização profissional e para a realização de cuidados seguros aos necessitados.

Em todo caso, é preciso seguir algumas regras na hora de definir a anotação de enfermagem:

  • realizar as anotações logo após os cuidados prestados;
  • não pode haver rasuras, linhas em branco ou espaços;
  • não é permitido utilizar lápis ou passar corretivo líquido;
  • precisam ser completas, legíveis, claras e cronológicas;
  • sempre conter observações dos cuidados de rotina e específicos;
  • constar resposta do paciente aos cuidados prescritos, sinais e sintomas observados;
  • dar preferência à descrição de características, como quantidade (ml, l), forma, coloração, tamanho (cm, mm etc.);
  • evitar termos que deem conotação de valor (muito, pouco, bem, mal);
  • conter somente abreviaturas estabelecidas em literatura.

A anotação de enfermagem, quando feita da forma correta, representa uma base importante para a compreensão das necessidades do paciente e uma assistência mais qualificada e eficaz. Quanto mais responsável o profissional for, ao realizar o documento, mais ele contribuirá para o planejamento de cuidados e o sucesso no tratamento daqueles que precisam.

Quer aprender um pouco mais sobre a rotina da equipe de enfermagem? Então, aprenda, agora mesmo, a elaborar uma ótima anotação de enfermagem!

Compartilhe este conteúdo:

Deixe seu comentário

O que você achou deste conteúdo? Queremos saber a sua opinião:

Realizar inscrição
Notifique-me de
guest
120 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Deuzanira rocha de matos
Visitante
Deuzanira rocha de matos
3 anos atrás

muito bom

Samarita
Visitante
Samarita
3 anos atrás

Excelente !!!

Samarita
Visitante
Samarita
3 anos atrás
Responder para  Samarita

Muito bom !

Andreia Maria do nascimento Silva
Visitante
Andreia Maria do nascimento Silva
3 anos atrás

Muito bom

Edite Fontes
Visitante
Edite Fontes
3 anos atrás

Bom dia! Esse conteúdo foi muito dignificante para mim, pois cada conhecimento adquirido sempre é muito importante! Só tenho agradecer, obrigada.

Doracy
Visitante
Doracy
3 anos atrás

Bom dia, gostei muito, pra mim foi de
Grande valiai?

Durcileide Mota
Visitante
Durcileide Mota
3 anos atrás

Muito bom amei

Edmar
Visitante
Edmar
3 anos atrás

Ótimo

Luciana
Visitante
Luciana
3 anos atrás

Estava mesmo precisando relembrar muito bom

Maria Alice
Visitante
Maria Alice
2 anos atrás
Responder para  Escola da Paz

Preciso tanto aprender sobre tudo isso, preciso de ajuda.

Sandra Aparecida de Souza
Visitante
Sandra Aparecida de Souza
3 anos atrás

Obrigada, estou a espera do conteúdo.

Micheli Fernanda
Visitante
Micheli Fernanda
2 anos atrás

Muito bom gostei

DanielaAp Dos Reis Xavier
Visitante
DanielaAp Dos Reis Xavier
2 anos atrás

Gostaria de saber como realizar uma anotação de enfermagem quando se trata de casa de repouso

HAVA
Visitante
HAVA
2 anos atrás

Muito bom e de grande ajuda!
Obrigado

Natalina
Visitante
Natalina
2 anos atrás

Muito bom amei!

Eliene marques da Silva
Visitante
Eliene marques da Silva
2 anos atrás

Quero aprender

MARIA GEANE COSTA LOPES
Visitante
MARIA GEANE COSTA LOPES
2 anos atrás

Excelente mto bom.

Bianka
Visitante
Bianka
2 anos atrás

Olha s maneira exclarecedora é muito bom muito eficaz parabéns

Clanel Tomás
Visitante
Clanel Tomás
2 anos atrás

Muito grata 🙏🏾♥️

Jhennifer
Visitante
Jhennifer
2 anos atrás

Olá, Boa noite! gostaria de saber quem escreveu esse texto, gostaria de usar ele em um trabalho da faculdade.

Thiago
Visitante
Thiago
2 anos atrás

Sou enfermeiro e trabalho em uma escola especializada para alunos autistas, e a cada vez que o aluno frequenta, faço anotações referentes ao seu estado atual. Quando iniciam conosco, realizo exame física e implemento o SAE

Luzia
Visitante
Luzia
2 anos atrás

Olá
Foi muito bom .bem explicado, específico com as palavras .
Mas eu tenho dificuldade em fazer uma elaboração da anotação minha ainda.
Estou entrando agora no trabalho como enfermagem

Keila
Visitante
Keila
2 anos atrás
Responder para  Luzia

Eu tbm tenho um pouco de dificuldade porque estou entrando agora

Edna Rodrigues Pereira
Visitante
Edna Rodrigues Pereira
2 anos atrás

Excelente

Francicleide
Visitante
Francicleide
2 anos atrás

Excelente parabéns

Camila
Visitante
Camila
2 anos atrás

Como eu gostaria de uma escola da paz na minha cidade.

Grazielle
Visitante
Grazielle
2 anos atrás

Ainda tenho algumas dúvidas sobre anotação de enfermagem. Como em questão de descrever quando for administrar medicamentos, e também retiradas de sondas.
Mais essas informações que forneceu é muito eficaz para quem ainda tem dúvidas sobre como fazer uma boa anotação de enfermagem ou até que já sabe fazer mais tem algumas coisas que deixam que certas dúvidas em questão.

natalia
Visitante
natalia
2 anos atrás

amei, lê toda essas informações

Janete
Visitante
Janete
2 anos atrás

Muito bom

Janete
Visitante
Janete
2 anos atrás

Estou cursando técnico de enfermagem e tenho que apresentar um seminário em forma de teatro e queria uma ajudinha de vocês uma ideia de como fazer?

Ana Paula Nunes Brandão
Visitante
Ana Paula Nunes Brandão
2 anos atrás

Gostaria muito de poder aprender mais como fazer mais minhas anotações

Melissa
Visitante
Melissa
1 ano atrás

Otimo conteudo de pesquisa, amei.

Bruna freitas
Visitante
Bruna freitas
1 ano atrás

Excelente

Ivanilda Oliveira Vilela
Visitante
Ivanilda Oliveira Vilela
1 ano atrás

Ótimo tema

Shayanne lima
Visitante
Shayanne lima
1 ano atrás

Conteúdo extremamente eficaz…
Com certeza farei bom proveito e melhorarei minhas anotações. Parabéns a equipe que elaborou o texto….. grata🙏

Valdeir Pereira dos Santos
Visitante
Valdeir Pereira dos Santos
1 ano atrás

Conteúdo muito bom gostei.

luiza felipe
Visitante
luiza felipe
1 ano atrás

me tirou varias duvidas obrigado

thiago
Visitante
thiago
1 ano atrás

gostei muito ,sobre anotação

Elaine
Visitante
Elaine
1 ano atrás

Excelente

Jucineia Neto Silva Maciel
Visitante
Jucineia Neto Silva Maciel
1 ano atrás

Muito bom

marcio
Visitante
marcio
1 ano atrás

Muito bom o conteúdo bem transparente

Osmane Rui Osmane
Visitante
Osmane Rui Osmane
1 ano atrás

Prezados bom dia, é possível criar a outra instituição de Formação de Enfermagem em Moçambique?

Gilmar Costa Ferreira
Visitante
Gilmar Costa Ferreira
1 ano atrás

Quero falar sobre isso mesmo

FLAVIA
Visitante
FLAVIA
1 ano atrás

Show

Roseny Alves de Oliveira
Visitante
Roseny Alves de Oliveira
1 ano atrás

Muito bom

Marcia
Visitante
Marcia
1 ano atrás

Muito bom , ainda tenho muita dificuldade.

Raissa
Visitante
Raissa
1 ano atrás

Arrasou ❤️👏👏

Maria Rosilene
Visitante
Maria Rosilene
1 ano atrás

Ótimo

Damiana
Visitante
Damiana
1 ano atrás

Muito importante

Luiz Felipe da cruz de Souza
Visitante
Luiz Felipe da cruz de Souza
1 ano atrás

Muito bom, mesmo gostei!

Marlene Roberta Nunes
Visitante
Marlene Roberta Nunes
11 meses atrás

Vcs estão de parabéns

Flávia Sousa Rogério Queiroz
Visitante
Flávia Sousa Rogério Queiroz
10 meses atrás

Muito bom

CIRCILANGIA Pereira Lima
Visitante
CIRCILANGIA Pereira Lima
10 meses atrás

Muito bom obrigado

Damiana
Visitante
Damiana
10 meses atrás

Muito bom

120
0
Queremos saber sua opinião, deixe seu comentário!x
()
x