fbpx

Escola de Enfermagem da Paz

Curso de hemodiálise: conheça mais sobre essa carreira promissora

Os rins são os responsáveis pela filtragem do sangue no corpo humano. Sua função é essencial para eliminação de substâncias, a fim de evitar o acúmulo de toxinas no organismo do indivíduo.

Uma vez perdida a capacidade de realizar essa tarefa, é preciso buscar outros meios para tal, sendo, um deles, a realização de hemodiálise. Por meio desse tratamento, uma máquina torna possível a filtração sanguínea e a eliminação das toxinas.

Portanto, é fundamental que os procedimentos sejam executados de maneira correta. Assim, a Enfermagem traz o curso de hemodiálise, que figura como um importante conhecimento para a formação. Continue a leitura e saiba mais sobre o curso!

O que é a hemodiálise?

Antes de tudo, abordaremos brevemente sobre o que representa o tratamento em questão. Como dito, a função dos rins é promover a filtração do sangue e eliminar aquelas substâncias tóxicas para o organismo.

A doença renal crônica consiste na deterioração lenta e progressiva da função referida, ocasionando, consequentemente, a retenção das substâncias prejudiciais ao ser humano.

Dessa forma, é preciso buscar maneiras funcionais para a substituição dos rins. Existem 3 opções de tratamento para o caso:

  • hemodiálise: um equipamento realiza a filtração sanguínea em ambiente extracorpóreo.
  • diálise peritoneal: por meio de um cateter na barriga é introduzido um líquido que, devido à osmose, elimina substâncias ao ser retirado da cavidade.
  • transplante: os rins transplantados podem ser provenientes de pacientes vivos ou que já foram a óbito.

Qual a importância da qualificação profissional?

A hemodiálise representa um tratamento desgastante, que pode impactar em diferentes aspectos do paciente, incluindo o social. Porém, é essencial para a sua saúde e os profissionais envolvidos devem proporcionar uma melhor experiência para o paciente.

Por muito tempo, a figura do médico era associada ao papel central da equipe na hemodiálise. Com o passar dos anos a enfermagem se mostrou fundamental para o sucesso do tratamento.

Atualmente, a prescrição dos parâmetros é realizada, de fato, pelo médico. Porém, a equipe envolvida é multiprofissional, contando com enfermeiros e técnicos em enfermagem para realização dos procedimentos.

Para tais profissionais, são atribuídas algumas tarefas, como a elaboração de escalas nos equipamentos, bem como a operação dos mesmos. Além disso, devem estar atentos com o controle de materiais e a conservação do ambiente.

Devem prezar, ainda, por dois aspectos importantes. O primeiro deles é o cumprimento das normas de biossegurança, protegendo a integridade da equipe e dos próprios pacientes.

E, por fim, o segundo deles consiste no tratamento humanizado, reforçando a busca por oferecer os melhores cuidados e a assistência de qualidade para aqueles que necessitam da hemodiálise.

O que é abordado no curso de hemodiálise?

Agora que você já sabe o que é hemodiálise e qual o papel dos profissionais nessa prática, levantaremos algumas questões associadas aos conceitos abordados durante o curso.

Nesse momento, reforçamos o caráter teórico e prático da metodologia de ensino. A princípio, o profissional será melhor instruído acerca das doenças renais crônicas e dos tipos de tratamento para a comorbidade.

Posteriormente, as questões abordadas serão mais específicas da hemodiálise e todas as etapas que compõem o tratamento.

A primeira etapa do processo está vinculada ao médico, o qual avalia o paciente e faz a definição dos parâmetros que serão utilizados naquela sessão do tratamento.

A enfermagem, então, realiza os devidos preparos para início da diálise. Tais preparos envolvem os seguintes aspectos:

  • ambiente;
  • água a ser utilizada;
  • maquinaria de filtração;
  • materiais necessários;
  • adequação para necessidades do paciente.

O que é feito no preparo?

Diante dos tópicos levantados anteriormente, é preciso esclarecer o que é envolvido em alguns deles.

O preparo do sistema consiste em ligar a máquina e checar o seu funcionamento, bem como o valor de condutividade e a temperatura. Posteriormente, há o preenchimento das câmaras com solução salina e a checagem dos sistemas de remoção envolvidos.

Já o preparo do paciente requer, antes de tudo, a confirmação dos dados de identificação. Em seguida, são verificados os sinais vitais e o seu peso. Feito isso, há a higienização das vias de acesso e a acomodação do indivíduo.

Após o preparo, quais são as etapas do processo?

Uma vez realizados os preparos acima, o paciente será, de fato, instalado no local da diálise. Há, portanto, a punção da fístula e posicionamento dos cateteres. Depois disso, se necessário, são coletados materiais para exames e feita a anticoagulação.

Posteriormente, é feita a conexão da linha arterial e venosa às suas respectivas vias. Por fim, a bomba de sangue é ligada e o profissional fica encarregado de monitorar todo o processo.

Para finalizar, é necessária novamente a verificação dos sinais vitais e do peso do paciente. A bomba de sangue é desligada e o conteúdo do segmento pré-bomba é devolvido.

Por fim, se preciso for, há a administração de medicamentos e coleta de materiais para exames. Os materiais e equipamentos devem ser desconectados do paciente e é feita a hemostasia com gaze.

O técnico em enfermagem finaliza o processo repassando as orientações necessárias ao paciente.

Como a Escola da Paz contribui para a formação?

Escola da Paz oferece formações relacionadas à área da saúde. O curso de hemodiálise é disponibilizado pela escola, tendo como requisito o aluno ser técnico em enfermagem formado.

Caso você não tenha essa formação, não se preocupe! A Escola da Paz também tem esse curso, sendo ele fundamental para iniciar a carreira profissionalizante na área.

A duração do curso de hemodiálise é de aproximadamente 2 meses, compreendendo nesse período os aspectos teóricos e práticos da formação. Ao todo, a duração é de 160 horas.

As aulas teóricas acontecem de segunda-feira a quinta-feira, no turno disponível, de acordo com a turma. Já o estágio supervisionado pode ser acordado com o professor responsável. Os grupos são compostos por, no máximo, 5 pessoas.

Com esse artigo, procuramos esclarecer sobre um dos tratamentos mais utilizados nos casos de doença renal crônica. Para que ele seja bem-sucedido é de suma importância que o profissional tenha uma formação adequada, necessitando, portanto, de um curso de hemodiálise.

Tem interesse em aprimorar os seus conhecimentos na área? Entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais sobre os cursos oferecidos pela Escola da Paz!

Compartilhe este conteúdo:

Deixe seu comentário

O que você achou deste conteúdo? Queremos saber a sua opinião:

Realizar inscrição
Notifique-me de
guest
6 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Darcy Barbosa
Visitante
Darcy Barbosa
2 anos atrás

Boa noite equipe da escola de enfermagem da paz. Eu me chamo Darcy Barbosa de Castro e sou da cidade de Caratinga Minas Gerais. Eu já trabalho na área de nefrologia há mais ou menos 23 anos mas eu gosto sempre de aprimorar os meus conhecimentos. Eu estive fazendo um curso à distância pelo secad de urgências e emergências médicas. Mas adoro estudar também sobre cardiologia e sobre nefrologia que é a minha área de trabalho. Para o profissional de enfermagem é muito importante ele ter um bom conhecimento de cardiologia e também de pacientes transplantados por células tronco hematopoéticas. Eu já tenho a minha formação mas quanto mais a gente avançar no conhecimento técnico-científico melhor é para gente teremos mais capacidades de um atendimento mais humanizado e seguro para os pacientes em tratamentos dialiticos. Boa noite para vocês.

Fátima
Visitante
Fátima
1 ano atrás

Olá,min chamo Fátima, tenho o curso de técnico em enfermagem, gostaria de aprender mais sobre o técnico na hemodiálise,como faço p fazer esse aprendizado?

Flora Miguel
Visitante
Flora Miguel
4 meses atrás

O conteúdo é excelente e ajuda o técnico a capacitar-se a cada dia que passa

ithamar
Visitante
ithamar
2 meses atrás

Bom dia, me chamo Ithamar e seu de Fortaleza. Estou me formando em enfermagem e gostaria de trabalhar nesse setor. A pós graduação de hemodinâmica ensina a pessoa manusear o aparelho correto? Poderia me informar sobre a pós e o curso também? não sei é bom pro enfermeiro fazer o curso visto que há uma pós.

6
0
Queremos saber sua opinião, deixe seu comentário!x
()
x