fbpx

Escola de Enfermagem da Paz

Humanização na enfermagem: veja dicas de como aplicar as técnicas

Procurar por um serviço de saúde pode representar a prevenção, o tratamento agudo ou o acompanhamento clínico de um paciente. Seja a longo prazo, seja a curto prazo, figura como uma situação de fragilidade daquele indivíduo.

Com o propósito de melhorar a experiência daquela pessoa, é ideal que os profissionais envolvidos com a assistência em saúde estejam preparados para o atendimento, não apenas pelo lado técnico, mas principalmente humano.

Pensando nisso, vamos abordar neste texto algumas dicas para implementar a humanização na enfermagem, as quais melhoram a relação com o paciente e proporcionam uma assistência digna ao próximo. Confira!

Não generalize o cuidado

Quando se trata da área da saúde, não se pode negar a existência de tratamentos e protocolos preestabelecidos, os quais guiam as condutas a serem realizadas com o paciente. Porém, cada indivíduo é único, tendo suas especificidades, suas vivências e sua própria realidade. É preciso reconhecer cada um desses detalhes ao auxiliá-lo em seu tratamento.

Acompanhe o paciente em sua jornada

Ainda pensando na jornada, é fundamental que a equipe ofereça assistência em todos os momentos dela, não apenas em horários de medicamentos, por exemplo. Desde o agendamento da consulta até os momentos após sua realização, cabe aos colaboradores da instituição prestar todo apoio necessário para melhorar a experiência do paciente.

Converse olhando nos olhos

Um simples gesto capaz de humanizar o atendimento figura como olhar nos olhos do paciente. Na correria do dia a dia, há a tendência de deixar a assistência no modo automático, sem prestar atenção no indivíduo, apenas em seu relato associado à doença. Portanto, ao conversar com o paciente, esqueça o prontuário por alguns instantes e olhe nos olhos do ser humano à sua frente.

Escute o que o paciente tem a dizer

Não basta apenas olhar nos olhos do paciente para melhorar a conversa com ele. É preciso, principalmente, ouvir o que ele tem a dizer. Essa escuta é muito importante para conhecê-lo e entendê-lo, podendo impactar até mesmo nas condutas. Mesmo que as informações não sejam diretamente relacionadas com o quadro clínico, é fundamental para o profissional da saúde manter uma boa relação com o indivíduo.

Guia Completo de Humanização na Enfermagem

Invista no ambiente físico

Vale reforçar que não é apenas o colaborador que assegura o tratamento humanizado, mas também o ambiente físico da clínica ou do hospital. Limpeza, organização, acessibilidade e decoração são aspectos fundamentais para humanizar a assistência. Mesmo que não seja de responsabilidade exclusiva da enfermagem, é ideal que todos os colaboradores se mobilizem para melhorar tal âmbito.

Mantenha valores pessoais para humanização na enfermagem

Mesmo que às vezes fuja da área de trabalho da enfermagem, a humanização pode ser assegurada por meio de valores carregados consigo mesmo, sem exigir investimentos ou maiores mobilizações, ou seja, por meio da:

  • empatia, colocando-se no lugar do outro;
  • respeito, sem julgamentos pessoais;
  • e cordialidade, com um simples cumprimento ou um sorriso.

Dessa forma, concluímos que para aprimorar a humanização na enfermagem não são necessários dispendiosos recursos financeiros ou longos cursos de capacitação. O profissional deve manter em suas condutas tais valores e buscar aprimorar cada vez mais seu olhar para o paciente, melhorando a experiência dele, bem como a qualidade de vida.

Gostou do nosso artigo? Que tal saber agora quais são as oportunidades de atuação para um técnico em enfermagem? Leia nosso post sobre o assunto!

Compartilhe este conteúdo:

Deixe seu comentário

O que você achou deste conteúdo? Queremos saber a sua opinião:

Realizar inscrição
Notifique-me de
guest
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Denize Rosa da Rocha
Visitante
Denize Rosa da Rocha
2 anos atrás

Muito importante essa matéria para os profissionais de saúde se conscientizarem e aplicar um atendimento justo, que o paciente merece toda atenção. A palavra Humanização me emociona e eu sempre coloco em prática pensando sempre em fazer com o próximo o que eu gostaria que fizessem comigo.

Léia Kienen
Visitante
Léia Kienen
2 anos atrás
Responder para  Denize Rosa da Rocha

muito bom mesmo

3
0
Queremos saber sua opinião, deixe seu comentário!x
()
x