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Escola de Enfermagem da Paz

Conheça as principais tendências pedagógicas aplicadas na área de saúde!

A implementação de tendências pedagógicas na formação e no desenvolvimento dos profissionais da área de saúde é fundamental nos dias de hoje, tendo em vista a sua colaboração para um processo de aprendizagem mais focado nas demandas e necessidades atuais dos pacientes.

Além disso, é muito importante que as técnicas utilizadas estejam sempre atualizadas. Isso porque a busca por novos conhecimento e formação precisa ser contínua para, assim, formar profissionais cada vez mais qualificados e preparados para ocupar as novas oportunidades que surgem no mercado e superar os desafios que no trajeto rumo à carreira profissional.

Mas você sabe quais são as principais estratégias pedagógicas aplicadas com o intuito de tornar a capacitação e a aprendizagem efetivas, além de envolver mudanças na relação entre docente e estudantes, avanços no segmento e inovação tecnológica. Leia este conteúdo e descubra!

Qual é a importância das tendências pedagógicas?

É muito importante que os formadores de profissionais sejam capazes de identificar, adaptar e melhorar os métodos aplicados para transmitir seus conhecimentos aos alunos.

Dominar temas essenciais da área possibilita que a prática do ensino seja ampla, completa e eficaz, tendo em vista que é necessário que os professores tenham resposta para demandas atuais, considerando o período social, histórico e cultural de ações pedagógicas específicas. O objetivo é formar profissionais capazes de auxiliar na solução de problemas e atender os clientes de forma mais humana, empática e direta ao que eles realmente precisam.

Quais são as principais tendências pedagógicas implementadas na formação de profissionais de saúde?

Existem diversas tendências pedagógicas que podem ser aplicadas no processo de desenvolvimento do profissional da área da saúde. Conheça as principais, a seguir!

Grupo de discussões

Nesse método, o docente se encontra no mesmo grau de importância quando comparado com os alunos, considerando que a sua função é direcionar e promover a discussão. Assim, esse modelo de aprendizagem tem como base o diálogo entre o grupo, visando à participação ativa de cada integrante. Ou seja, a comunicação precisa ter como foco a igualdade e a produção de conhecimento.

A aprendizagem ocorre por meio de uma ação estimulada, da resolução crítica de um problema, considerando casos reais, concretos e vivenciados pelos profissionais, que acontece devido à aproximação dessa realidade. Sendo assim, o conhecimento obtido não é adquirido pela memorização ou imposição, mas provém do nível de reflexão adquirido que leva ao processo de compreensão.

Outro ponto bastante importante nessa técnica é a busca por pesquisas científicas, aplicadas a fatos encontrados no dia a dia do aluno. Isso também gera entendimentos enriquecedores, além de amplificar a capacidade de raciocínio dos profissionais, com base em conhecimentos e pessoas altamente capazes de criar suas teses, levando a um desenvolvimento mental interessante para os estudantes.

Tudo isso faz com que o profissional que está em busca de aumentar sua capacidade de raciocínio e aprendizagem, com foco em aprimorar seus serviços, saiba formular hipóteses de soluções para problemas vivenciados em seus locais de trabalho. Assim, ele se prepara para buscar a transformação de ações implementadas para lidar com todos os desafios encontrados em sua rotina.

No final desse processo, o profissional pratica e fixa as alternativas encontradas, além de saber como generalizar todo o conhecimento adquirido para usá-lo em situações diversas e identificar em quais circunstâncias não é viável fazer a aplicação de tal prática.

Aprendizagem ativa

As práticas de ensino tradicionais estabelecem que os alunos têm uma função passiva em todo o processo de transmissão de conhecimento, na maior parte da carga horária. Ou seja, ele vai até a instituição de ensino somente para absorver as disciplinas repassadas pelos professores.

No entanto, as coisas têm mudado nos dias atuais, tendo em vista que é muito mais interessante um método que possibilite a aplicação de uma aprendizagem ativa. Por meio dela, os profissionais da saúde são inseridos como parte de todo esse processo de busca por conhecimento, o que a define como uma abordagem que busca dar prioridade ao trabalho em equipe e à motivação para o pensamento crítico.

Gamificação

Outra questão inserida quando falamos de tendências pedagógicas é a gamificação. Trata-se da utilização de elementos de jogos digitais com foco em transmissão de situações do cotidiano de profissionais que atuam na área da saúde. O objetivo é fazer com que o processo de troca de conhecimento seja mais dinâmicos e estimule a interação entre todos os integrantes da equipe.

Existem diversas tecnologias inovadoras disponíveis no mercado para ajudar nesse processo. É exemplo: ferramentas capazes de converter textos interativos nos dispositivos móveis dos profissionais, como tablets, smartphones, entre outros, para tornar esse momento mais interessante e flexível, quando falamos da inserção do participante nos jogos desenvolvidos.

Flexibilização curricular

Introduzir para sala de aula debates sobre temas variados na sociedade é uma metodologia que tem ganhado cada vez mais espaço no decorrer do tempo. É isso que a flexibilização curricular busca: gerar um debate sobre igualdade, direitos humanos e demais assuntos importantes para desenvolver habilidades e competências essenciais em um profissional que atua na área da saúde.

Com o avanço da tecnologia, o acesso às informações tornou-se muito mais simples, o que vem contribuindo para a formação de perfis mais questionadores e que buscam a se adaptar às novas abordagens que vão surgindo ao longo do dia a dia de trabalho.

Uso de inovações na sala de aula

As inovações desenvolvidas por meio da tecnologia, como smartphones, tablets, notebooks e demais dispositivos com acesso à internet, podem ser ótimos parceiros quando bem utilizados na sala de aula. Por meio deles, é possível acessar um material amplo que vai auxiliar na constituição das ideias nos debates, como pesquisas em sites, blogs, revistas científicas, livros digitais, entre outros.

Educação inclusiva

A educação inclusiva é uma tendência criada com o conceito de que o aprendizado precisa ser de qualidade. Por esse motivo, é importante que o conteúdo programático seja adaptado às necessidades dos profissionais que buscam por desenvolvimento profissional, atualização, entre outros.

Agora que você conhece as principais tendências pedagógicas para a área da saúde, o ideal é contar com uma boa instituição de ensino, capaz de promover cursos adequados às necessidades atuais e, assim, colaborar efetivamente para a formação e o crescimento do profissional.

Quer saber como podemos ajudar nesse processo? Então, entre em contato agora mesmo para esclarecer suas dúvidas e conhecer nossos cursos!

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Luciene Santoro
Visitante
Luciene Santoro
2 meses atrás

Bom dia!!! Li as informações apresentadas e considero de grande relevância. No entanto, precisamos ter cuidado para não gerar confusões entre as temáticas. Na verdade, o texto aborda sobre práticas pedagógicas da tendência progressista, que traz como foco principal a aprendizagem para a transformação social, obtida por meio do diálogo, da reflexão crítica, da problematização, da interação, entre outros. As tendências pedagógicas são divididas em 2 grandes grupos: liberal e progressista, sendo o primeiro voltado para a manutenção do status quo (pedagogias tradicional, renovada diretiva e não-diretiva e tecnicista) e o segundo voltado para a transformação da realidade social (pedagogias libertária, libertadora e crítico-social dos conteúdos), em que as práticas pedagógicas apresentadas no texto se enquadram perfeitamente. Na saúde, encontramos profissionais ainda com predomínio de práticas das pedagogias tradicional e tecnicista (tendência liberal), mas, cada vez mais, observamos profissionais com práticas da pedagogia libertadora, de Paulo Freire (tendência progressista), desenvolvendo, em diferentes situações, a educação popular em saúde.
Parabéns por utilizarem uma prática tão necessária à nossa população!!
Luciene Santoro – Pedagoga do Núcleo Pedagógico em Saúde da Coordenação de Ensino do Instituto Nacional de Câncer.

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