fbpx

Escola de Enfermagem da Paz

Como e por que não desistir da enfermagem: conheça 9 bons motivos!

Como não desistir da Enfermagem

É verdade que o surgimento de um novo patógeno, que é um organismo que compromete a saúde e pode levar à aparição de doenças, traz grandes desafios aos profissionais de saúde. Porém, nessas horas, você deve compreender como não desistir da enfermagem, uma profissão indispensável para a sociedade, já que requer comprometimento com o bem-estar dos enfermos.

Pensando nisso, este texto apresenta os desafios da enfermagem atualmente, mas explica por que vale a pena investir nessa profissão, seja pela grande empregabilidade, seja pela flexibilidade de horários, pelo vasto campo de atuação, pelo trabalho que compensa emocionalmente e pela chance de passar em concurso público. Continue a leitura e empolgue-se com essa profissão na área da saúde!

Qual é a importância da enfermagem para a sociedade?

Não há dúvidas de que os profissionais da enfermagem, que podem ser desde enfermeiros a técnicos e auxiliares, são imprescindíveis para a sociedade. O motivo é que compete a essas carreiras garantir o máximo cuidado aos pacientes, principalmente no ambiente clínico e hospitalar, no qual a equipe auxilia os médicos no controle de contaminações e no manuseio de equipamentos, por exemplo, além de proporcionar bem-estar para os doentes.

Quais são os principais desafios da enfermagem atualmente?

Os profissionais da enfermagem têm, hoje em dia, uma série de desafios com os quais lidam todos os dias. A partir do surgimento de novas pandemias, como a de Covid-19, causada pelo novo coronavírus, enfermeiros, auxiliares e técnicos em enfermagem são afetados diretamente e devem lidar com mudanças de protocolo, por exemplo, e ter uma dedicação extensiva aos enfermos.

Além disso, este estudo, que coletou entrevistas a profissionais da enfermagem, mostra que a carreira pode implicar situações estressantes devido às falhas de gerenciamento do trabalho em equipe e à falta de habilidade técnica para desempenhar determinadas funções no ambiente profissional.

O levantamento também revelou que existe, em muitos casos, um hiato entre o conhecimento acadêmico e a aplicação dessas competições pelos profissionais recém-formados, motivo pelo qual o estudante deve procurar um centro de formação associado a hospitais e clínicas onde possa fazer estágios e aplicar o assunto das disciplinas na prática.

Qual é o perfil dos profissionais da enfermagem?

Você deve estar se perguntando, agora, qual é o perfil do profissional de enfermagem. Para responder à questão, que é crucial na hora de escolher essa carreira na área da saúde, é preciso elencar algumas características que ajudam enfermeiros, técnicos e auxiliares em enfermagem a ter êxito no mercado de trabalho, a exemplo de:

  • ter o compromisso de cuidar da saúde das pessoas;
  • exercitar diariamente a empatia, que é a postura de se colocar no lugar do outro, tentando entender a situação pela qual a pessoa está passando;
  • manter a postura profissional ao se apresentar para os pacientes e diante dos colegas;
  • ter espírito de liderança para ajudar a gerenciar os processos e coordenar as equipes no ambiente clínico e hospitalar;
  • ser proativo, isto é, tomar a iniciativa para solucionar os desafios no trabalho.

Essas características, aliadas a uma formação técnica e acadêmica sólida, ajudam os profissionais de enfermagem a lidarem com os desafios diários da profissão. Ao mesmo tempo, esse perfil auxilia enfermeiros, técnicos e auxiliares em enfermagem a encontrarem meios para não abandonar a sua vocação e seguir à disposição dos pacientes.

Como escolher um bom curso de enfermagem?

Antes de escolher um bom curso de enfermagem e se preparar para o mercado de trabalho, é preciso decidir em que carreira investir — auxiliar, técnico ou enfermeiro —, já que cada perfil requer uma formação acadêmica e profissional específica.

Em todo caso, é importante analisar a reputação da escola ou centro universitário, buscando informações sobre a excelência do corpo docente (professores ligados à instituição), à produção científica (com artigos publicados em periódicos e incentivo à participação em eventos especializados, por exemplo) e à parceria com unidades de saúde, nas quais os estudantes podem praticar os conhecimentos teóricos.

Ao mesmo tempo, o aluno deve analisar a estrutura da instituição que oferece o curso de enfermagem, buscando informações sobre salas de aula, biblioteca, estacionamento e demais espaços em comum. O motivo é que uma boa escola ou centro universitário capacitado para o ensino e a aprendizagem na área devem oferecer uma infraestrutura adequada para a comunidade acadêmica.

Por fim, vale ponderar o custo-benefício associado à contratação do serviço, isto é, quanto o estudante precisa desembolsar, durante um determinado tempo, para assistir às aulas e se capacitar para o mercado da saúde. Colocando isso na ponta do lápis, sem deixar de considerar os outros pontos, você deve encontrar um bom curso de enfermagem.

Quais são os motivos pelos quais você não pode desistir dessa profissão?

É verdade que a enfermagem demanda superar muitos desafios, mas quais são os motivos pelos quais vale a pena investir nessa profissão da saúde? Listamos as principais qualidades associadas a essa importante carreira!

1. Carreira em alta

A empregabilidade, isto é, as competências que um funcionário domina para obter um emprego, é um dos pontos fortes associados à enfermagem. O motivo é que esses profissionais podem desenvolver funções diversas, não apenas no ambiente hospitalar, mas também em escolas e postos de atendimento à saúde da família, por exemplo.

Ao mesmo tempo, sabemos que cuidar do bem-estar dos pacientes é uma prioridade dos países, com o objetivo de manter a qualidade de vida da população, o que ajuda a enfermagem a se manter no ranking das carreiras com maior demanda no mercado de trabalho.

2. Campo de atuação vasto

Para você ter ideia, a carreira inclui desde a enfermagem geral (responsável por coordenar as equipes no ambiente clínico e hospitalar) até a enfermagem de resgate (área que lida com o salvamento de pessoas em caso de acidentes e em casos de emergência), passando pela enfermagem estética (auxílio em procedimentos de beleza) e a enfermagem geriátrica (cuidado com a saúde e a qualidade de vida da população idosa).

Dessa forma, os profissionais de enfermagem podem atuar em um campo vasto, lidando diretamente com os enfermos ou ajudando em funções mais administrativas, de hospitais e clínicas ou no setor de enfermaria em órgãos públicos e privados.

3. Trabalho que compensa emocionalmente

Muitos profissionais da saúde afirmam que o trabalho recompensa todos os desafios enfrentados no dia a dia porque ajuda as pessoas a terem bem-estar. E não seria diferente com a área da enfermagem, que é essencial para o cuidado e a devida recuperação dos enfermos. Igualmente, essa profissão exercita a empatia e desperta o senso humano no tratamento com o “outro”.

4. Flexibilidade de horários

Não são todas as profissões que oferecem flexibilidade de horário para os trabalhadores. Mas esse é o caso da enfermagem, que pode garantir vagas para plantões na madrugada ou em horário comercial, na rotina de uma clínica ou de um hospital. Dessa maneira, a pessoa pode escolher um turno que mais lhe agrade, ficando livre para desempenhar outras tarefas no restante do dia.

5. Trabalho em equipe

As profissões da enfermagem precisam, inevitavelmente, do trabalho em equipe, seja para cuidar dos pacientes, seja para auxiliar outros profissionais da saúde, seja para administrar uma unidade clínica e hospitalar. Essa característica revela o lado humano da carreira, uma ótima escolha para quem se comunica e socializa com facilidade.

6. Chances variadas em concursos públicos

Se você sonha com a estabilidade financeira proporcionada pelo setor público, investir na área da enfermagem é uma boa estratégia, já que as profissões de enfermeiro, auxiliar e técnico em enfermagem podem prestar concurso e garantir uma vaga nos órgãos que garantem o cuidado com a saúde de todos os brasileiros.

7. Rotina da profissão

Outro benefício associado à área da enfermagem se deve ao dia a dia agitado na profissão, uma característica ideal para quem precisa estar em contínuo movimento na carreira e não quer se sentir estagnado e preso a uma rotina entediante.

Nesse sentido, os profissionais da enfermagem têm muito a contribuir para a sociedade, já que essa dinâmica profissão requer do colaborador uma contínua entrega nas unidades de saúde, oferecendo bem-estar e conforto para os pacientes.

8. Aprendizado constante

O item anterior nos traz a este aqui, uma vez que a rotina agitada dos profissionais da enfermagem implica, também, um constante aprendizado no local de trabalho. Isso, sem dúvidas, ajuda a manter os colaboradores com sede por conhecimento científico e especializado na área, envolvendo-os em cursos preparatórios e de atualização dentro e fora das instituições para as quais prestam serviço.

Outra opção, que contribui para aprofundar o saber teórico e prático entre profissionais da enfermagem, é investir em cursos pós-técnicos e de qualificação, os quais preparam o candidato para assumir novas funções no mercado, turbinando, ainda, o currículo e aumentando a empregabilidade dos funcionários.

9. Retorno financeiro em pouco tempo

Algumas profissões, como a de técnico em enfermagem, oferecem em pouco tempo um retorno financeiro para o trabalhador. Para você ter ideia, o estudante do curso técnico em enfermagem dedica, em média, dois anos às disciplinas do currículo básico. Após concluir a formação acadêmica, ele se capacita para atuar no mercado de trabalho e pode rapidamente ganhar estabilidade financeira.

Neste texto, você observou que, apesar de o momento ser muito difícil para as profissões de saúde, existem excelentes motivos para se dedicar a essas profissões tão enriquecedoras. Dessa forma, o estudante com vocação deve compreender como não desistir da enfermagem, pensando nas diversas qualidades profissionais, financeiras e humanas associadas à carreira.

O conteúdo foi realmente útil para você? Se sim, continue se informando a respeito da área da enfermagem. Não perca mais tempo e assine a newsletter do blog para receber, gratuitamente, outros materiais interessantes sobre o tema!

Compartilhe este conteúdo:

Deixe seu comentário

O que você achou deste conteúdo? Queremos saber a sua opinião:

Realizar inscrição
Notifique-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Queremos saber sua opinião, deixe seu comentário!x
()
x