fbpx

Escola de Enfermagem da Paz

Enfermagem geriátrica: entenda a função de cada profissional

Atualmente, a saúde da pessoa idosa é um tema que ganha espaço no debate público, a partir de estudos sobre o envelhecimento e a qualidade de vida na velhice. Pensando nisso, este post detalha uma área profissional dedicada aos cuidados de pacientes nessa fase da vida: a enfermagem geriátrica. Mas você sabe o que é isso?

Além de explicar sobre os principais objetivos dessa área da saúde, o texto informa sobre a diferença entre os profissionais da enfermagem geriátrica (sejam enfermeiros, técnicos e cuidadores de idosos), que têm funções, responsabilidades éticas, formação e empregabilidade distintas.

Ao final, você entende, ainda, quais são os principais pontos para ficar de olho antes de se matricular em um centro de formação em enfermagem. Ficou interessado no tema? Então, continue a leitura e tire as suas dúvidas sobre esse importante assunto!

O que é enfermagem geriátrica?

Antes de entender sobre a diferença entre os profissionais da enfermagem geriátrica, é importante conhecer o que é e quais são os objetivos dessa área da saúde. De maneira geral, pode-se afirmar que a enfermagem dedicada à geriatria busca cuidar da saúde da população idosa de forma curativa e preventiva.

Dessa forma, a área profissional, a qual deve ser formada por enfermeiros, técnicos e cuidadores de idosos competentes e capacitados, dedica-se à assistência clínica e hospitalar de pacientes em estado grave, com comprometimento nos quadros sintomático e patológico ou sem nenhuma patologia.

Assim, os profissionais da enfermagem geriátrica agem de forma ética e eficiente para administrar a medicação, controlar o contágio de doenças transmissíveis e evitar infecções hospitalares em pacientes idosos.

Quais são as funções profissionais na área da enfermagem geriátrica?

Você já entendeu o que é e quais são os principais objetivos da enfermagem geriátrica. Contudo, como trabalham enfermeiros, técnicos em enfermagem e cuidadores de idosos, que se dedicam a essa área específica? Para responder a pergunta, precisa-se analisar, principalmente, a formação, os atributos e a empregabilidade dessas três carreiras.

Enfermeiro

Em enfermagem, o enfermeiro é responsável pelas funções mais complexas, devendo, por esse motivo, supervisionar técnicos e cuidadores de idosos. O profissional deve, também, proporcionar bem-estar, verificar sintomas, fazer curativos e atualizar prontuários médicos de pacientes, além de administrar setores de clínicas e hospitais.

Para atuar como enfermeiro, deve-se concluir uma graduação em enfermagem. O curso de nível superior, o qual, geralmente, tem duração de 5 anos, deve ser reconhecido pelo Ministério da Educação e ter registro no Conselho Regional de Enfermagem, que são órgãos responsáveis pelo controle de qualidade na formação profissional e acadêmica.

Técnico em enfermagem

Na rotina hospitalar, o técnico em enfermagem é responsável por atividades de média a alta complexidade, sendo supervisionado, sempre, por um enfermeiro. Dessa forma, cabe ao técnico controlar medicamentos, montar e inspecionar equipamentos cirúrgicos, coletar materiais para exame e diminuir riscos de infecção hospitalar entre os pacientes.

Para atuar como técnico em enfermagem, deve-se ter concluído o ensino médio e completar, em até quatro semestres, um curso profissionalizante no qual o estudante assiste a aulas das mais diversas disciplinas da enfermagem (incluindo-se no currículo o estudo em geriatria) e faz estágios para aprender na prática diariamente.

Após a conclusão do curso, há oferta de vagas para técnico em enfermagem em postos de saúde, clínicas, hospitais e outros locais, a depender da demanda pela função e da região em que se exerce a carreira.

Cuidador de idosos

Por muitos anos, a profissão de cuidador de idosos foi considerada atividade informal, já que não demandava dos profissionais uma formação em escola técnica ou faculdade. Nesse cenário, pessoas sem estudos específicos podiam cuidar da saúde de idosos, assumindo grandes responsabilidades em relação à preservação da vida humana.

Porém, desde 2012, o Senado aprovou a lei de número 284/2011, que regulariza a profissão de cuidador de idosos e estabelece uma série de exigências para essa carreira. Esse projeto não coincide com a Lei de nº 11 (ou nº 1.385/07 na Câmara dos Deputados), de 2016, que foi vetada integralmente pelo presidente Jair Bolsonaro. Na atualidade, estas são as principais exigências legais relacionadas à tal função profissional:

  • ser maior de 18 anos de idade;
  • ter ensino fundamental completo;
  • realizar curso, reconhecido pelo Ministério da Educação, para ampliar a qualificação na área.

Os cuidadores devem cuidar da higiene pessoal, do ambiente e da dieta alimentar dos pacientes, administrando medicamentos e auxiliando os idosos a se deslocarem até postos de atendimento à saúde, em situação de emergência, além de cuidarem do bem-estar geral do idoso. Esses profissionais trabalham, em geral, na casa dos idosos para quem prestam serviço.

Como escolher a melhor formação em instituições de ensino?

Até aqui, você entendeu o que é e como as funções profissionais em enfermagem geriátrica são distintas. Porém, a dúvida que fica é como fazer a melhor formação em uma escola profissionalizante. É necessário, então, prestar atenção a alguns requisitos antes de se matricular em cursos da área de enfermagem.

Para ter êxito nessa escolha e começar a vida profissional com o pé direito, a recomendação é que você opte por instituições de ensino renomadas, o que deve refletir na experiência do corpo docente. Nesse sentido, é importante que o estudante observe o currículo dos professores, analisando a formação acadêmica e profissional dos especialistas.

Ao mesmo tempo, você deve observar a qualidade dos equipamentos técnicos e dos espaços para estudo (a exemplo da biblioteca e das salas para aulas práticas) no centro educacional. Por fim, precisa verificar, ainda, se a escola profissionalizante conta com parceiros, uma vez que os currículos de áreas da enfermagem envolvem estágios clínicos e hospitalares.

Por isso, fique de olho na Escola da Paz, um centro educacional que é referência, na Região Metropolitana de Porto Alegre, na formação de enfermagem. A instituição atua nesse segmento há décadas, sendo reconhecida por seu legado entre os melhores profissionais em atuação no mercado.

Neste post, você entendeu o que é e quais são as diferenças entre as funções dos profissionais da enfermagem geriátrica, uma área que atende e cuida do bem-estar de pessoas idosas. Ao final, descobriu alguns pontos imprescindíveis para encontrar um centro educacional de referência nessa área da saúde.

O que você está esperando para mudar, de uma vez, a sua trajetória profissional? Então, entre em contato com a Escola da Paz e veja como se matricular em um curso profissionalizante em enfermagem!

Compartilhe este conteúdo:

Deixe seu comentário

O que você achou deste conteúdo? Queremos saber a sua opinião:

Realizar inscrição
Notifique-me de
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Antônia nonata
Visitante
Antônia nonata
2 anos atrás

Último para me

1
0
Queremos saber sua opinião, deixe seu comentário!x
()
x