Sessão Cinema na aula de Enfermagem Neuropsiquiátrica

A atividade surpresa foi uma aposta da professora Enfermeira Tânia para complementar o assunto tratado na aula anterior sobre esquizofrenia, uma patologia mental complexa que dificulta a distinção entre experiências reais e imaginárias.

De que forma tornar esse assunto mais atraente?

(Leia também Psicologia | O cinema agora também é divã)

Foi o que a Enfª Tânia pensou e então buscou no entretenimento a ferramenta para tangilibizar o conhecimento abordado na aula anterior através do filme “Uma Mente Brilhante”, acompanhado de muita pipoca e de um bom chimarrão.

Segundo, a Enfª Tânia, é muito difícil conseguir mensurar como uma patologia do tipo de uma esquizofrenia pode afetar a vida cotidiana de uma pessoa; ela acredita que através da história do filme, verídica, seus alunos conseguiram ter maior noção de quanto esta patologia é complexa e foi mais fácil a compreensão com os conhecimentos obtidos em sala de aula.

Sobre o filme:

O filme “Uma Mente Brilhante” retrata a vida de John Nash (Russell Crowe), um gênio da matemática cujas ideias influenciaram as teorias econômicas, a biologia da evolução e a teoria dos jogos. John Nash se destacou como um brilhante matemático, inteligentíssimo, mas sofre de esquizofrenia. Após anos de luta para se recuperar, ele consegue retornar à sociedade e acaba sendo premiado com o Nobel.