Setembro Amarelo: entenda as dificuldades dos profissionais na linha de frente da Covid-19

A pandemia de Covid-19 segue causando vítimas em todo o mundo. No Brasil, em especial, o novo coronavírus afetou milhares de pessoas, deixando famílias desoladas com a perda de entes e provocando graves sequelas nos sobreviventes. Por outro lado, o momento prejudica a saúde mental de profissionais na área da saúde, que podem contar com o Setembro Amarelo para buscar ajuda especializada.

Adiante, este conteúdo mostra como a pandemia de Covid-19 impacta a linha de frente, levando a possíveis problemas psicológicos, e informa por que a campanha do Setembro Amarelo pode melhorar a qualidade de vida dos profissionais de saúde. Ao final, o post também dá dicas para encontrar terapeutas e iniciar tratamento. Continue a leitura e descubra mais sobre o tema!

De que forma a pandemia de Covid-19 afeta os profissionais de saúde?

O novo coronavírus propaga-se rapidamente pelo contato com gotículas e superfícies contaminadas, por exemplo. A rápida contaminação dos pacientes com a doença provocou um colapso no sistema público e privado de saúde, que passou a exigir um compromisso ainda maior dos profissionais da linha de frente.

Diante da pandemia, os profissionais de saúde tiveram de lidar com uma doença ainda desconhecida, podendo, inclusive, contaminar-se no ambiente de trabalho e colocar em risco a vida de familiares.

Além disso, médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, entre outras profissões ligadas ao ambiente clínico e hospitalar, passaram a conviver diariamente com o aumento de casos e mortes em decorrência do novo vírus, o que impactou, severamente, a saúde mental dos profissionais na linha de frente.

Por que o Setembro Amarelo pode ajudar profissionais da linha de frente?

O Setembro Amarelo é uma campanha nacional para prevenção ao suicídio e conscientização sobre a importância do acompanhamento psicológico na população. O mês foi escolhido porque, em 10 de setembro, acontece, desde 2003, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, um grave problema que exige políticas públicas para evitá-lo.

No contexto da pandemia de Covid-19, o Setembro Amarelo pode ajudar os profissionais da linha de frente a procurarem ajuda psicológica e psiquiátrica, identificando possíveis sintomas de doenças, como a ansiedade e a depressão, em decorrência da superlotação dos hospitais e do aumento da jornada de trabalho com o recorde de internações clínicas pelo novo vírus.

Como buscar tratamento para melhorar a saúde mental?

A Associação Brasileira de Psiquiatria recomenda que a pessoa, ao sentir qualquer problema relacionado à saúde mental, deve procurar um profissional capacitado urgentemente. O órgão oferece um site no qual é possível fazer uma busca por psiquiatras em determinado estado e cidades do Brasil. Após a pesquisa, o endereço virtual reúne associados em clínicas públicas e privadas.

Já para conseguir um atendimento psicológico, é importante contatar o Conselho Regional de Psicologia. O órgão pode orientar a pessoa sobre profissionais e serviços de atendimento na cidade mais próxima.

Por fim, para contar com apoio emocional e prevenção ao suicídio, o Centro de Valorização da Vida (CVV) funciona gratuitamente em todo o país. A conversa é sigilosa e pode ser iniciada a qualquer momento, ligando para o número 188, comunicando-se pelo chat ou enviando um e-mail para os atendentes do Centro.

Este conteúdo mostra como a pandemia de Covid-19 afetou os profissionais de saúde, que, com a sobrecarga de trabalho, passaram a relatar problemas psicológicos. Por isso, é importante contar com o Setembro Amarelo, campanha que estimula a busca por atendimento especializado em consultórios e clínicas de terapia e psiquiatria.

Gostou do texto? Se sim, compartilhe nas redes sociais e ajude a sua comunidade a entender a importância do Setembro Amarelo para os profissionais de saúde em meio à pandemia do novo coronavírus!