Você sabe qual o valor do curso técnico em enfermagem?

Saber qual o valor do curso técnico em enfermagem é uma curiosidade de muitas pessoas que buscam se inserir no mercado de trabalho por meio de uma carreira que ofereça muitas oportunidades, como as pertencentes à área da saúde.

Isso porque a enfermagem é um dos ramos que está em alta em todas as regiões do Brasil, devido ao aumento de hospitais públicos e privados, clínicas, asilos, tendências de atendimento home care, e demais meios que garantam boas oportunidades aos profissionais, além da sua função de auxiliar as equipes médicas nesse locais, o que os tornam fundamentais.

No entanto, uma das principais dúvidas das pessoas que buscam seguir a profissão é sobre o valor que deve ser investido para se tornarem técnicos em enfermagem. Para esclarecê-la, elaboramos este post. Confira!

Qual o valor do curso técnico em enfermagem?

Antes de tudo, é importante que você entenda que o técnico em enfermagem é um profissional de nível médio, que atua na promoção da saúde e no atendimento aos pacientes de todos os perfis e idades. Entre as principais funções exercidas na profissão, estão:

• prestar assistência a pacientes em todos os estados de saúde;
  • oferecer apoio ao enfermeiro para planejar a rotina do setor.
  • atuar no controle e prevenção de doenças;
  • controlar o risco de infecção hospital;
  • administrar medicações e vacinas;
  • auxiliar nos cuidados básicos de higiene do paciente, entre outros.

Ou seja, ele atua como intermediário, já que é mais limitado em comparação ao enfermeiro que possui curso superior, e mais abrangente quando comparado ao auxiliar em enfermagem.

O valor do curso vai depender de vários fatores, por exemplo, da instituição que oferece o curso, região do país em que a escola se encontra, entre outros. Contudo, de modo geral, os valores das mensalidades estão na média de R$ 500,00 a R$ 700,00, sendo possível encontrar em alguns locais um valor inferior.

Com isso, é possível perceber que se tornar um técnico em enfermagem é uma boa opção para quem deseja iniciar uma carreira e se estabelecer no mercado, já que, devido à expansão da área, não será muito difícil conseguir um emprego assim que formado.

Quais são as matérias abordadas no decorrer do curso?

Há várias disciplinas tanto teóricas como práticas. No entanto, existem algumas que são essenciais na grade curricular do curso, principalmente aquelas relacionadas à saúde-doença, que permitem uma formação focada na capacitação de um atendimento humanizado para atuar no dia a dia do ambiente hospitalar com eficiência e nas necessidades reais dos pacientes. Entre elas, estão:

• Anatomia e Fisiologia Humana;
  • Biossegurança;
  • Enfermagem Médica;
  • Enfermagem Cirúrgica;
  • Enfermagem em Infectologia;
  • Enfermagem Neuropsiquiátrica;
  • Farmacologia;
  • Fundamentos ou Procedimentos de Enfermagem;
  • Microbiologia e Parasitologia;
  • Nutrição Aplicada à Saúde;
  • Psicologia Aplicada à Saúde;
  • Relações Humanas;
  • Saúde Coletiva ou Políticas da Saúde;
  • Saúde da Criança e do Adolescente;
  • Saúde da Mulher;
  • Saúde do Idoso;
  • Saúde Mental.

É importante deixar claro que, dependendo da instituição de ensino, é possível que mudanças ocorram quanto às matérias que serão aplicadas no decorrer do curso.

Agora que você já sabe qual o valor do curso técnico em enfermagem, aproveite para realizar uma pesquisa a fim de encontrar a escola mais adequada, aproveitar as oportunidades oferecidas pela área e se tornar um profissional de sucesso.

Caso queira esclarecer mais algumas dúvidas e entender melhor o funcionamento do curso, entre em contato com a gente e converse com alguém da nossa equipe!

Técnico em Enfermagem

Djamar Silva leão