fbpx

Escola de Enfermagem da Paz

Inteligência emocional: entenda a influência dessa habilidade na sua carreira

Saber lidar com as nossas emoções, principalmente no ambiente profissional, onde as coisas nem sempre são como queremos, é fundamental. Afinal, ter o controle dos sentimentos é um grande aliado para quem deseja ser bem-sucedido. Por esse motivo, é importante saber o que é a inteligência emocional e como ela pode influenciar na carreira de qualquer pessoa.

Por meio dela é possível evitar conflitos e diversas situações, sem perder o foco nos objetivos. Assim, caminha-se para o sucesso profissional, devido às vantagens de saber lidar com sentimentos que influenciam diretamente no desenvolvimento do trabalho.

Quer entender melhor sobre a inteligência emocional e aprender a desenvolvê-la? Continue lendo este texto!

O que é inteligência emocional?

Trata-se da capacidade de administrar as emoções para atingir os objetivos desejados. Por meio dessa descrição, é possível compreender o motivo pelo qual as pessoas precisam saber lidar com as suas inseguranças e insatisfações em favor do seu bom desempenho nas atividades.

Esse atributo, que cada vez é mais utilizado para diferenciar os profissionais, possibilita a criação de um ambiente harmonioso e, também, o aumento de novas ideias e de melhores resultados.

Como ela influencia na vida profissional de cada um?

Por meio da inteligência emocional, o trabalhador tem a chance de conquistar o sucesso de forma mais fácil e consistente. Isso também serve para quem busca desenvolver um papel de liderança no local de trabalho.

Uma pessoa calma, que entende as suas emoções em diferentes situações, tem resiliência e sabe controlar os imprevistos em sua rotina de trabalho, aumenta suas possibilidades de atingir as metas e é mais bem-sucedida, quando comparada com os profissionais que são impulsivos e não conseguem administrar seus sentimentos.

Essas são qualidades fundamentais para ter um bom relacionamento interpessoal com toda a equipe, tornando um ambiente laboral mais propício para a boa execução das tarefas e para o crescimento de todos os envolvidos.

Como desenvolver essa capacidade?

Existem diversas práticas que podem ser aplicadas para desenvolver sua inteligência emocional. Por isso, separamos algumas dicas incríveis para lhe ajudar nesse processo. Veja!

Diminua as emoções negativas

Uma das principais atitudes a ser desenvolvida para estimular a inteligência emocional é ter a capacidade de gerenciar seus sentimentos negativos. Evite tirar uma conclusão negativa de imediato e reflita que as situações têm diversos meios de saída, basta que você as procure.

Uma alternativa é escrever seus pensamentos, já que isso pode auxiliar a externá-los e a entendê-los melhor.

Preste atenção no seu comportamento

Veja sua reação quando sente algumas emoções e como isso lhe afeta. Quando compreender isso melhor, fica mais simples julgar seu comportamento. O seu estado físico também pode dizer algo, por exemplo, sentir calafrios pode sinalizar que você precisa estar mais atento ao momento.

Tenha empatia

Ter empatia significa entender o outro e poder demonstrar essa compreensão a ele. Isso deve começar de você, ou seja, quando se comportar de certa forma, pergunte-se por que está fazendo isso.

No começo você pode não saber a resposta, mas continue prestando atenção e você vai identificar as diversas respostas que chegarão para torná-lo mais sensível e aberto.

Entenda seus limites

Em certos momentos é importante estabelecer nossos limites de forma adequada. Isso pode incluir o exercício do direito de discordar, sem se sentir culpado, e de definir prioridades etc.

É interessante saber a hora de mudar o foco, e a inteligência emocional pode ajudar nisso, já que engloba a capacidade de olhar para dentro e para tudo ao redor.

Saiba lidar com o estresse

Todo mundo passa por estresse ou ansiedade em algum momento, independentemente do motivo, e saber lidar com isso pode fazer toda a diferença. Entre algumas dicas, você pode respirar fundo, lavar o rosto com água fria, praticar exercícios físicos etc.

Agora que você já sabe a importância da inteligência emocional, não espere mais para colocar nossas dicas em prática e, dessa forma, estará preparado para lidar com as suas emoções e com o sentimento do próximo, tornando-se um grande diferencial para o mercado.

Gostou deste conteúdo? Aproveite para ler Saiba mais sobre a atuação do técnico em enfermagem” e aprenda mais sobre o assunto!

Compartilhe este conteúdo:

Deixe seu comentário

O que você achou deste conteúdo? Queremos saber a sua opinião:

Realizar inscrição
Notifique-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Queremos saber sua opinião, deixe seu comentário!x
()
x