fbpx

Escola de Enfermagem da Paz

Conheça 7 formas de aplicar a biossegurança na enfermagem

A biossegurança na enfermagem é um assunto bastante relevante, tendo em vista que os ambientes hospitalares são compostos por diversos tipos de riscos, como biológicos, físicos, químicos, ergonômicos e demais. Adotar essa prática é uma forma de controlar e reduzir os perigos de causar acidentes e doenças ocupacionais, comprometendo a integridade física, o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores e, também, o meio ambiente.

Pensando na sua importância, elaboramos este conteúdo para apresentar as melhores formas de aplicar a biossegurança na área da saúde, principalmente no ramo da enfermagem. Acompanhe!

Como funciona a aplicação da biossegurança na enfermagem?

É fundamental seguir atentamente as normas e os procedimentos estabelecidos com o intuito de manter um ambiente de trabalho mais seguro e apto a prevenir os riscos de doenças e acidentes no trabalho. Sendo assim, medidas capazes de promover a qualidade na atuação dos colaboradores são imprescindíveis nesse momento.

Veja, então, o que pode ser feito para garantir a efetividade da biossegurança na enfermagem, a seguir!

1. Identificar os tipos de riscos

Os riscos precisam ser mapeados conforme as suas características, para que sejam mais bem compreendidos, e as estratégias mais eficientes serem aplicadas. Eles podem ser:

  • agentes químicos (vermelho) — produtos químicos de diversas formas, como medicamentos, formol e ácidos;
  • agentes físicos (verde) — equipamentos que geram frio, calor, radiação, centrífugas, autoclave etc;
  • agentes biológicos (marrom) — agentes biológicos, por exemplo, bactérias, vírus e fungos;
  • agentes mecânicos/de acidentes (azul) — espaço físico inapropriado para a realização do trabalho, iluminação inadequada, possibilidade de incêndio e demais;
  • agentes ergonômicos (amarelo) — outras atividades profissionais, como rotina intensa, estresse físico e mental, levantamento de peso, postura inadequada, esforço repetitivo, entre outros.

2. Utilizar os EPIs

De acordo com a Norma Regulamentadora Nº 6, a empresa é obrigada a oferecer, de forma gratuita, os equipamentos de proteção individual para que o empregado tenha condições de desenvolver suas atividades com proteção. Entre os mais utilizados na área da enfermagem, estão:

  • luvas — protegem contra os riscos químicos, biológicos, sendo bastante usadas na manipulação de produtos contaminantes;
  • avental — serve como barreira contra certas substâncias e microrganismos;
  • touca — protege contra partículas que possam contaminar o trabalhador e a queda de fios de cabelos em materiais ou ambiente laboral;
  • óculos — evita a exposição dos olhos a agentes biológicos, físicos e químicos;
  • máscara — previne o risco de contaminação por vias respiratórias;
  • sapatos — de acordo com a Norma Regulamentadora Nº 32, ficam impedidos o uso de sapatos abertos na realização das atividades.

É essencial que os profissionais estejam informados em relação às boas normas de atendimento, considerando que cada atividade conta com um EPI específico para garantir a segurança necessária.

3. Higienizar as mãos constantemente

As mãos são um dos principais veículos que transportam microrganismos. Por isso, em um ambiente hospitalar, onde existe o contato com diversas doenças e materiais infectantes, o cuidado com a higienização delas é imprescindível. Nesse caso, toda a equipe, tanto enfermeiros, como médicos e demais profissionais, precisam higienizar as mãos com álcool 70% em todas as trocas de pacientes, antes de colocarem a nova luva, bem como os visitantes.

Além disso, as mãos devem ser lavadas com água e sabão com frequência, com o intuito de evitar a contaminação hospitalar. O ideal é inserir placas e sinais de aviso em local apropriado a respeito da importância desse cuidado, contendo as instruções de como realizá-lo.

4. Manipular corretamente os materiais

A manipulação correta dos materiais hospitalares é outra ação importante para a aplicação da biossegurança em enfermagem. Isso porque é imperativo saber o que deve ser feito ao manusear agulhas, sangues, itens cortantes, entre outros.

Nesse caso, deve-se criar um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS), que se trata de um documento técnico onde estão inseridas todas as medidas de segurança referentes aos resíduos, desde a sua geração até o seu descarte, e que deve ser seguido a risca para evitar acidentes e contaminação.

5. Descartar os resíduos adequadamente

Essa medida é importante para preservar não só as pessoas que se encontram na unidade hospitalar, como o meio ambiente. Os protocolos e as normas de biossegurança devem englobar o descarte de todos os tipos de resíduos, como:

  • potencialmente infectantes — aqueles que podem conter agentes infecciosos e geram riscos biológicos, como vestígios de fluidos, devem ser descartados em sacos de lixo branco e recolhidos por empresa especializada no cuidado com lixos hospitalares;
  • químicos — resíduos que contenham substância química, como tóxicos, inflamáveis e corrosivos, também devem ser coletados e tratados por empresa especializada;
  • radioativos — resíduos que apresentam radioatividade superior ao padrão precisam ser tratados em observância às normas de biossegurança;
  • comuns — aqueles que não foram contaminados e não geram riscos de contaminação, como plásticos e papéis, podem ser descartados de forma habitual e levados para a coleta de rotina;
  • perfurocortantes — qualquer instrumento que possa cortar ou furar, como agulhas e vidros, precisam ser descartados em caixas amarelas específicas e coletadas por empresa especializada.

6. Desinfetar as superfícies

É necessário desenvolver manuais de procedimentos relacionados à limpeza, desinfecção e descontaminação de áreas, equipamentos, superfícies, EPIs e demais. Nesse caso, álcool, água corrente, sabão e detergente são soluções eficientes para eliminar o risco biológico, como fluidos e sangues. Tudo deve ser limpo antes e depois da sua utilização, com a finalidade de evitar a propagação de microrganismos residuais.

7. Treinar a equipe

Os colaboradores precisam conhecer os riscos aos quais estão expostos para que tenham a total consciência da importância de seguir à risca os protocolos apresentados. Por esse motivo, é crucial apresentar os perigos de contaminação e infecção a todos os membros da equipe. Além disso, é preciso fazer reciclagens e treinamentos periódicos para lembrá-los a respeito desses riscos e atualizar sobre mudanças e processos originários de novas ameaças.

Agora que você entende a importância da biossegurança na enfermagem, é essencial estar atento a todos os cuidados a serem tomados, tendo em vista que a falta de cumprimento das medidas impostas pode causar vários riscos para profissionais, pacientes e o meio ambiente. Exemplos são o aumento da exposição a vírus, bactérias e demais agentes patogênicos, além do comprometimento à segurança dos indivíduos e da possibilidade de desenvolvimento e disseminação de doenças difíceis de serem controladas.

Achou este artigo interessante? Então, aproveite sua visita ao blog para ler o e-book “Biossegurança na área da saúde: tudo que você precisa saber” e ampliar ainda mais seu conhecimento!

Compartilhe este conteúdo:

Deixe seu comentário

O que você achou deste conteúdo? Queremos saber a sua opinião:

Realizar inscrição
Notifique-me de
guest
13 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Alan
Visitante
Alan
2 anos atrás

muito bom

Milena Freitas
Visitante
Milena Freitas
1 ano atrás

Ótimo!

Marinete
Visitante
Marinete
1 ano atrás

Muito bom

Benielma
Visitante
Benielma
1 ano atrás

Achei muito importante esse conteúdo, agora eu pude intender a importância da segurança da enfermagem

Feitosa
Visitante
Feitosa
1 ano atrás

Eu achei muito interessante!

elisiane
Visitante
elisiane
1 ano atrás

Muito bom

Tainá
Visitante
Tainá
1 ano atrás

ótimo conteúdo

Jose Rogerio
Visitante
Jose Rogerio
27 dias atrás

falou tudo em um espaço ccurto, muito bomm mesmo a essa escola de enfermagem

Ermelinda k Valentina
Visitante
Ermelinda k Valentina
22 dias atrás

Muito bom mesmo

13
0
Queremos saber sua opinião, deixe seu comentário!x
()
x