fbpx

Escola de Enfermagem da Paz

Conheça a enfermagem obstétrica e saiba como seguir carreira na área

É verdade que a área da Obstetrícia estuda e cuida de gestantes e mulheres que acabaram de dar a luz (puérperas), envolvendo, assim, o apoio de uma equipe profissional multidisciplinar desde o pré-natal até o pós-parto. No entanto, você sabe o que é e qual a função da enfermagem obstétrica durante as várias etapas da gestação?

Pensando nisso, este conteúdo mostra o que define a enfermagem obstétrica e como essa área surgiu no Brasil. Depois, o material resume onde o profissional de enfermagem pode atuar, como está a empregabilidade para essa função, quais são as principais responsabilidades e como se preparar para essa carreira.

Continue a leitura e descubra outras informações sobre essa importante especialidade!

Quais são as áreas da enfermagem?

Uma das características da enfermagem é a ampla divisão dessa ciência em áreas de estudo e atuação. Para você ter ideia, o Conselho Federal de Enfermagem, que regula a profissão no país, distingue três grandes áreas de atuação profissional:

  • a área I, com linhas de saúde da criança, adolescente e adulto, urgências e emergências e saúde coletiva;
  • a área II, com especialidades que envolvem a gestão em hospitais e clínicas, por exemplo;
  • e a área III, dedicada ao ensino e à pesquisa em enfermagem, principalmente em escolas técnicas e faculdades.

Nesse sentido, a enfermagem obstétrica é uma das áreas de atuação da enfermagem, tendo um grande papel para a promoção da saúde coletiva e para o aumento da expectativa de vida das grávidas e dos recém-nascidos brasileiros.

Vale lembrar, ainda, que os técnicos de enfermagem também são indispensáveis na unidade de maternidade e obstetrícia dos hospitais, contribuindo com a equipe de enfermagem e auxiliando os pacientes nesse momento tão especial.

Afinal, o que é a enfermagem obstétrica?

Como você observou, a enfermagem obstétrica é uma prática da enfermagem. Mas o que define essa área? A resposta está ligada ao tipo de paciente – grávidas, puérperas e recém-nascidos, devendo o enfermeiro especializado e a equipe de enfermagem acompanhar o médico obstetra na assistência, avaliando situações de risco e agindo para prevenir problemas de saúde durante as fases da reprodução humana.

Como surgiu a enfermagem obstétrica no Brasil?

No Brasil, o conhecimento obstétrico foi, durante séculos, associado ao trabalho das parteiras, mulheres que eram responsáveis por acompanhar as grávidas no momento do parto, normalmente realizado em casa, até a ampliação da rede hospitalar e das escolas de enfermagem, no século XX.

Porém, o marco para a atuação da enfermagem obstétrica no país deve-se à criação, em 1939, do Curso de Enfermagem Obstétrica, em São Paulo. Integrado à Clínica Obstétrica da Escola Paulista de Medicina, o curso ajudou a capacitar as tradicionais parteiras e a consolidar essa área de estudos e de atuação da enfermagem no país.

Na década de 1960, o Conselho Federal de Educação passou a indicar a união entre o ensino de enfermagem e o conhecimento técnico da obstetrícia, recomendação que segue até hoje, com a enfermagem obstétrica figurando entre uma das principais áreas de atuação de profissionais da enfermagem.

Onde o profissional de enfermagem obstétrica pode atuar?

Atualmente, existe um debate, incentivado pelo Ministério da Saúde, sobre a promoção do parto humanizado. A discussão aqueceu o mercado da enfermagem obstétrica, que pode atuar em vários espaços, desde que haja infraestrutura para o momento do parto ocorrer sem risco à vida da gestante e do recém-nascido.

Assim, o enfermeiro obstetra pode trabalhar em clínicas, hospitais e maternidades, além de postos de saúde, laboratórios e casas de parto, atuando junto ao médico para facilitar o parto e assistir os pacientes em casos moderados e graves, com complicações decorrentes do processo de cada parturiente.

Em todo caso, o Conselho Federal de Enfermagem contabiliza cerca de 300 profissionais especializados em enfermagem obstétrica. O número revela que ainda existem poucos enfermeiros capacitados para atuar nessa área, apesar da demanda interna e do mercado aquecido.

Quais são as principais atribuições do enfermeiro obstetra?

Até aqui, você já sabe o que é e como está o mercado de trabalho para a área da enfermagem obstétrica. Mas a dúvida, certamente, é como esse profissional atua. Para responder a questão, é necessário entender que as funções dependem da etapa acompanhada pelo profissional, seja o pré-natal, seja o parto e o pós-parto (dividido entre assistência à puérpera e ao recém-nascido).

No pré-natal, por exemplo, cabe ao enfermeiro obstetra acompanhar a situação da gestante, solicitando exames e realizando procedimentos para manter a saúde da mãe e do filho. No parto, por outro lado, o profissional deve ajudar a conduzir, junto à equipe médica, o parto (domiciliar ou hospitalar).

Já no momento de pós-parto, o enfermeiro obstetra e a equipe de enfermagem (técnicos e auxiliares) devem prestar assistência à grávida, auxiliando-a na recuperação do parto e orientando-a quanto a amamentação, a importância do aleitamento materno e o planejamento familiar. Ao mesmo tempo, o profissional deve acompanhar o bebê, avaliando a condição de saúde do recém-nascido e prestando os devidos cuidados para que ele se desenvolva bem nos primeiros meses de vida.

Como seguir carreira nessa área da saúde?

Para atuar como enfermeiro, é necessário contar com um diploma de graduação, em um curso que dura, em média, cinco anos ou 10 semestres. A graduação prepara os profissionais para prevenir doenças, assistir pacientes e promover o bem-estar da população, junto à equipe de enfermagem, também composta por auxiliares e técnicos em enfermagem em uma unidade médico-hospitalar.

Com a conclusão da graduação em enfermagem, o enfermeiro deve buscar uma especialização (curso que dura dois semestres, geralmente) e, se possível, realizar uma extensão, para se qualificar e se atualizar sobre a área da obstetrícia.

Caso a pessoa não queira fazer a graduação em enfermagem, mas deseje atuar na área da obstetrícia, uma opção é cursar o técnico em enfermagem, que garante a formação técnica e facilita a carreira dedicada à saúde de grávidas e bebês, sob a orientação da equipe médica e dos enfermeiros responsáveis pela unidade.

Você aprendeu, neste post, o que é, quando surgiu e como funciona a enfermagem obstétrica hoje, uma especialidade em expansão no Brasil e que demanda bastante qualificação dos profissionais da saúde. Portanto, para ser bem-sucedido nessa área, é preciso investir em uma boa formação técnica e acadêmica, capacitando-se para o mercado e para garantir uma assistência digna às pacientes e aos familiares.

O material foi realmente interessante para você? Se for o caso, não deixe de assinar a newsletter do blog e receba outros conteúdos relevantes sobre a carreira na enfermagem e as novidades do mercado de trabalho nessa área da saúde!

Compartilhe este conteúdo:

Deixe seu comentário

O que você achou deste conteúdo? Queremos saber a sua opinião:

Realizar inscrição
Notifique-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Queremos saber sua opinião, deixe seu comentário!x
()
x