O que é o curso de BLS (Basic Life Support)? Conheça mais sobre ele!

O que é o curso de BLS (Basic Life Support)?

Já ouviu falar no curso de BLS (Basic Life Support)? Ainda não? Saiba que ele é essencial para os profissionais da saúde que desejam trabalhar na parte de emergência. Em português ele é conhecido como Suporte Básico de Vida e tem o objetivo de ensinar habilidades de RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar).

Geralmente, os profissionais que buscam esse curso são os das áreas de enfermagem, medicina, odontologia e fisioterapia. Também vale citar os bombeiros, técnicos em emergências médicas, socorristas e salva-vidas que precisam ter as habilidades que o curso de BLS oferece para prestar os atendimentos de emergência.

Pensando nisso, preparamos este artigo para tirar todas as suas dúvidas sobre o curso que tem ajudado muitas pessoas a salvar vidas. Boa leitura!

Saiba o que você aprenderá no curso de BLS

Com esse curso, é possível aprender, entre outros assuntos, técnicas para desobstruir um engasgo de maneira rápida, segura e eficiente; saber a importância da RCP de alta qualidade e qual seu impacto na sobrevivência do indivíduo; bem como conseguir verificar os sinais de que alguém está precisando de RCP.

Além disso, o estudante aprende, na prática, como aplicar os passos da cadeia de sobrevivência; técnica de ressuscitação com socorristas e como desenvolver suas habilidades de maneira eficaz. Da mesma forma, aprende a utilizar o DEA (desfibrilador externo automático).

Veja como o curso é ministrado e qual a sua duração

O BLS é um curso de capacitação ministrado por profissionais da saúde habilitados para o ensino. A qualificação é de curta duração, com tempo médio de 8 horas e costuma ser dividida da seguinte forma: 30% de teoria com prova teórica e 70% de prática com simulação.

Após a conclusão do teste final do curso de BLS, o aluno recebe um certificado de participação e torna-se apto a colocar em prática as habilidades desenvolvidas durante a aprendizagem.

Descubra como é a prática do curso de BLS

O curso de BLS aborda conteúdos teórico-práticos. As 70% de horas práticas são voltadas para a aplicação de todas as técnicas de acordo com a grade curricular.

Na aprendizagem, são utilizados manequins elaborados especialmente para o ensino das técnicas de reanimação cardiopulmonar. Ao aprendê-las, é possível que o profissional venha a fazer uso de tais habilidades em diversas situações do cotidiano. 

Confira a grade curricular

  • Desfibrilação;
  • Precauções Universais;
  • Transmissão de Doenças;
  • RCP Adulto, Criança, Lactente e Neonato;
  • Morte Súbita;
  • Segurança Pessoal;
  • Cadeia de Sobrevivência;
  • Respirações de Resgate;
  • Diretriz de Tratamento por Idade;
  • Uso de Barreiras na RCP;
  • Checando Pulso;
  • Avaliação Inicial (primária);
  • Suporte Ventilatório;
  • Situações Especiais;
  • Habilidades de RCP por idade;
  • Obstrução Respiratória;
  • Uso do DEA (desfibrilador externo automático) com diferenciações de idades;
  • Cuidados pós-suporte.

Aprenda a importância do curso para a carreira de enfermagem

Caso esteja em busca de aprimorar seus conhecimentos na área de enfermagem, saiba que o curso de BLS (Basic Life Support) não pode faltar na sua lista de qualificações.

Como dito, não é só quem faz graduação que pode realizar esse tipo de curso. Quem frequenta ou pretende frequentar o curso técnico em enfermagem deve ter em mente que um bom profissional precisa aprender todas as técnicas e habilidades disponíveis na sua área de atuação, inclusive o curso de BLS.

Essa qualificação é importante para que o técnico em enfermagem venha a tornar-se um profissional completo e mais preparado para enfrentar diversas situações do seu dia a dia profissional.

Agora que você já entende a importância desse curso para a carreira de enfermagem, precisa descobrir o lugar certo para realizar a qualificação e se tornar destaque no mercado de trabalho.

Conheça o curso de BLS ideal para a sua carreira

Fazer o curso de BLS de forma didática e com toda a experiência de profissionais qualificados é muito importante para a carreira do profissional de saúde. Por isso, temos uma ótima notícia para você: a Escola de Enfermagem da Paz oferece essa qualificação com todos os benefícios citados ao longo do artigo.

E ainda tem mais: o curso de BLS ofertado pela Escola de Enfermagem da Paz faz parte de uma parceria com o grupo American Safety & Health Institute (ASHI). Com a aprendizagem feita em apenas um dia, os alunos recebem credencial e fazem um teste final para a conclusão do programa, além de obterem certificado de participação no mesmo dia das aulas.

A aprendizagem está de acordo com as normas nacionais (EUA)

Está em dúvida se esse curso é confiável? O curso de BLS, oferecido na Escola da Paz, é credenciado pela American Safety & Health Institute e todos os seus programas de reanimação estão em conformidade com as normas nacionais dos Estados Unidos (EUA).

Todas as orientações científicas da aprendizagem são baseadas nas mesmas recomendações de tratamentos presentes no Emergency Cardiovascular Care (ECC), Science with Treatment Recommendations (CoSTR) e no 2010 International Consensus on Cardiopulmonary Resuscitation (RCP). Isso significa que são os mesmos processos que a Cruz Vermelha Americana (ARC) e a American Heart Association (AHA) utilizam para elaborar o curso.

Até aqui você pôde acompanhar o quanto o curso de BLS ajuda a enriquecer o seu currículo. Por esse motivo, vamos explicar melhor como é possível dar início aos estudos! 

Documentos para a matrícula

Como todo curso ideal para a sua profissão, o BLS exige documentos específicos para a realização da matrícula. Confira abaixo:

  • CPF;
  • Carteira de Identidade;
  • Comprovante de Residência ATUAL;
  • Certidão de Nascimento ou de Casamento;
  • 01 foto 3x4.

Obs1: caso o profissional já seja formado, é necessário apresentar o diploma ou o histórico de conclusão em curso da área da saúde, com cópia autenticada em cartório.

Obs2: ainda é estudante? Então, não se esqueça de levar, também, seu comprovante de matrícula no curso técnico da área da saúde, além do seu histórico de conclusão do ensino médio com cópia autenticada em cartório.

Gostou das informações que apresentamos sobre o curso de BLS? Então, que tal conferir todos os detalhes dessa aprendizagem excepcional que é oferecida pela Escola de Enfermagem da Paz? Garantimos que você não se arrependerá! Bons estudos!

Comentários

Posts Relacionados