Conheça tudo sobre a profissão de cuidador de pessoas com deficiência

cuidadora passeando com senhora cadeirante em um parque durante o pôr do sol

Está pensando em aprender mais sobre a profissão de cuidador de pessoas com deficiência? Então, você está no lugar certo! Esse especialista é responsável por assistir aqueles com necessidades especiais, garantindo conforto e bem-estar. O profissional busca estimular a máxima autonomia possível dos indivíduos, para que assim consigam ajudar na realização do seu próprio cuidado. 

Entre as atividades do cuidador de pessoas com deficiência, estão os cuidados básicos de locomoção, higiene, alimentação e comunicação. A partir disso, é possível promover a saúde física e mental de crianças ou adultos. Tal tipo de trabalho é importante para que o assistido consiga garantir suas necessidades básicas. 

Dessa forma, por meio do suporte especializado do profissional de saúde, todos os familiares conseguem manter suas atividades funcionais. Quer saber mais informações relevantes sobre a profissão? Então, continue a leitura do conteúdo. 

Descubra a média salarial de um cuidador de pessoas com deficiência 

Devido ao aumento da expectativa de vida da população, a profissão de cuidador de pessoas com deficiência está em progressiva expansão. Além disso, muitas famílias optam pelo atendimento individual para quem precisa do cuidado diferenciado com a saúde. 

Se você deseja ingressar na área, pode ter em mente que as oportunidades no mercado de trabalho são muitas. O salário costuma variar de acordo com a região do país e o local de atuação, mas a remuneração média salarial gira em torno de R$ 1.140 (podendo chegar até R$ 1.600).

Saiba calcular sua hora de trabalho

Para ter um salário condizente com suas atividades profissionais, é preciso que você saiba calcular o valor correto do serviço prestado. Para tanto, é fundamental analisar alguns pontos importantes, como em quantos dias na semana você precisa se deslocar para o serviço e qual é sua jornada de trabalho diária.

Além disso, verifique quanto gasta com o transporte da sua casa até o ambiente de trabalho. Todos esses fatores devem ser colocados na ponta do lápis, para que não você saia no prejuízo.

Aproveite a média salarial que informamos acima e tome-a como base para seus cálculos. Dessa forma, será viável descobrir com seus colegas de profissão se o valor que está recebendo por hora trabalhada condiz com a realidade do mercado de trabalho. 

Veja o perfil ideal para atuar na profissão

Antes de atuar no setor, é preciso que você se certifique de ter o perfil ideal do cuidador de pessoas com necessidades especiais. Por isso, vamos ajudá-lo a fazer a escolha mais acertada possível. 

Você costuma ser paciente? Saiba que essa é uma das qualidades fundamentais para atuar na área pretendida, devido ao fato de ter que lidar com diferentes situações ao longo da jornada de trabalho.

Além disso, é preciso ser respeitoso e amigável — nada de brincadeiras inconvenientes durante o expediente. Empatia e atenção também são imprescindíveis para que o profissional se coloque no lugar do outro e evite falhas durante a atividade. 

Quem atua como cuidador de pessoas com deficiência deve entender que seu trabalho é muito importante para o desenvolvimento físico e cognitivo da pessoa que é assistida. Com essa compreensão, o profissional será capaz de estimular e incentivar os indivíduos a progredirem em diversos setores de suas vidas. 

Por se tratar de uma função que envolve grande responsabilidade, é preciso que o cuidador seja maior de idade para atuar no setor. Dessa forma, ele passa a ter ciência do seu compromisso com as atividades a serem desenvolvidas. 

Saiba quais são os direitos de um cuidador de pessoas com deficiência

Se você já viu que tem o perfil esperado para ser cuidador de pessoas com deficiência, chegou a hora de saber quais são seus direitos. Confira os próximos parágrafos e fique atento. 

Ainda que a profissão não seja regulamentada, o profissional tem alguns benefícios que contam a seu favor — como o fato de, muitas vezes, não precisar assumir uma jornada de trabalho com horários fixos. Ou seja: ele pode exercer sua atividade em dias alternados ou horários diferentes. Para tanto, vai depender de quais são as necessidades da pessoa que está sendo assistida. 

Em janeiro de 2016, entrou em vigor a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), que trouxe vários avanços relativos à pessoa com deficiência. Segundo a Lei, é prevista (entre inúmeros direitos) a seguridade do atendimento de acordo com as normas éticas e técnicas, que regulamentarão a atuação dos profissionais de saúde. 

Aprenda a se especializar nessa área

Agora que tem certeza de que essa área foi feita para você, é importante buscar se especializar para que seja um profissional completo. Temos uma dica valiosa para sua carreira: já ouviu falar na Escola da Paz? Saiba que se trata de uma referência quando o assunto envolve cursos profissionalizantes no setor de saúde e enfermagem.

Entre as qualificações oferecidas, está a de Primeiros Socorros . A melhor notícia é que, na Escola da Paz, você consegue fazer um curso de curta duração para exercer a função de Cuidador de Idoso — que tem tudo a ver com o tema deste conteúdo.

A capacitação tem carga de 20 horas e a escolaridade exigida é apenas nível fundamental completo. Além disso, o aluno pode contar com uma equipe composta por 100% de enfermeiros, o que garante a credibilidade e a satisfação na aprendizagem. 

cuidador de pessoa com deficiência é um profissional que tem grande papel na sociedade, visto que auxilia as pessoas a melhorarem sua qualidade de vida. Esse profissional tem empatia e amor ao próximo, não medindo esforços para ajudá-lo.

Por isso, caso você se identifique com a área de saúde e esteja interessado em uma profissão que cause impactos positivos na vida das pessoas, não pense duas vezes: realize a capacitação correta para se tornar um cuidador excepcional. 

Agora que já sabe tudo sobre a profissão de cuidador de pessoas com deficiência, convidamos você a entrar em contato conosco para tirar dúvidas sobre os cursos na área de saúde que mais combinem com o seu perfil. Será um prazer atender você!

Comentários

Posts Relacionados

Homem em desfoque em pé ministrando aula em auditório
terça-feira, 15 Outubro, 2019 - 09:39