Dia 12 e 20 de Maio: Dia do Enfermeiro e do Técnico de Enfermagem

Os dias 12 e 20 de maio, considerados o dia do enfermeiro e do técnico em enfermagem, devem ser comemorados, pois esses profissionais trazem grandes contribuições para toda a população na área da saúde.

Mas, você sabe o motivo pelo qual as comemorações são realizadas nessas datas? Nós vamos explicar — e não é só isso! Vamos falar também sobre quais as atribuições do enfermeiro e do técnico em enfermagem e as diferenças entre eles.

Ficou curioso para ler o artigo? Então, fique com a gente e descubra mais!

Dia do enfermeiro

O dia 12 de maio é considerado o Dia Internacional da Enfermagem, assim como o do Enfermeiro. Ele é comemorado mundialmente desde 1965, mas só foi estabelecida pelo Conselho Nacional de Enfermeiros em 1974. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento da “mãe” da enfermagem moderna, Florence Nightingale.

No Brasil, a data foi estabelecida, por meio de decreto-lei, pelo Presidente Getúlio Vargas e relembra a baiana Ana Néri (Ana Justina Ferreira Néri), outra mulher que se dedicou, pioneiramente, à mesma profissão.

A profissão hoje é regulamentada, mas nasceu voluntária. As primeiras enfermeiras cuidavam dos feridos das guerras e ajudavam nos partos. Já na Idade Média, era desenvolvida, principalmente, como uma forma de sacerdócio pelas religiosas. A atividade só recebeu status profissional, depois da atividade de Florence Nightingale.

Dia do técnico de enfermagem

Em 20 de maio é comemorado o dia nacional do auxiliar e técnico em enfermagem. Essa data foi escolhida para terminar o ciclo de comemoração da semana da enfermagem, que se inicia no dia 12 de maio com o dia do enfermeiro.

Nesse período, os profissionais da área participam de palestras, workshops e cursos, nos quais são abordados assuntos relacionados aos seus trabalhos.

O trabalho desses profissionais é muito importante para garantir que pacientes enfermos tenham suas vidas salvas em hospitais e demais instituições que necessitam da assistência dos enfermeiros e técnicos em enfermagem.

Diferença entre o técnico em enfermagem e o enfermeiro

A principal diferença entre esses profissionais é que para se tornar um enfermeiro é necessário realizar um curso de nível superior com duração, em média, de cinco anos.

Já para ser um técnico em enfermagem é preciso fazer um curso de nível médio com duração de dois anos, que inclui o estágio supervisionado obrigatório ao fim do curso.

Atribuições do enfermeiro e do técnico em enfermagem

Entre as atividades que podem ser executadas pelo enfermeiro, estão:

• atuar em diferentes áreas das práticas profissionais clínicas e epidemiológicas;
  • participar de programas de qualificação para se aprimorar;
  • fazer uso da tecnologia para ajudar no cuidado dos pacientes;
  • prestar cuidados de enfermagem, de acordo com a necessidade de cada pessoa e comunidade.

Já o técnico em enfermagem pode executar as seguintes funções:

• auxiliar o enfermeiro no planejamento, programação, supervisão e orientação das atividades de assistência à enfermagem;
  • colaborar com a equipe multidisciplinar de saúde coletiva e individual;
  • auxiliar o enfermeiro a prestar cuidados de enfermagem a pacientes em estado grave;
  • fazer parte de programas de vigilância epidemiológica para ajudar no controle e prevenção de doenças transmissíveis em geral, entre outras funções.

Curso de técnico em enfermagem

Agora que você já está por dentro dos dias do enfermeiro e do técnico em enfermagem, além de suas atribuições, o que acha de fazer um curso técnico em enfermagem?

Esse curso tem tudo a ver com quem gosta de cuidar das pessoas e está procurando uma qualificação a curto prazo. Caso ainda esteja cursando o ensino médio, é possível iniciar os estudos a partir do 2º ano, com previsão de conclusão concomitante ao técnico.

Gostou deste artigo sobre o dia do enfermeiro e do técnico em enfermagem? Então, que tal conferir quais são as principais qualificações na área de enfermagem? Esperamos você no próximo artigo!

Marcos
Marcos
1 ano atrás

O técnico de enfermagem exerce inumeras atividades dentro do hospital inclusive dá assistencia direta a pacientes graves auxiliando o médico diretamente sem necessariamente ter um enfermeiro ao lado. Exiate um movimento menosprezando o trabalho do técnico de enfermagem como se o mesmo só pudesse atuar ao lado de um enfermeiro coisa que na prática não é verdade e nem obrigatório. Temos a supervisão do enfermeiro para nos auxiliar em caso de alguma duvida que surgir em meio ao trabalho podemos pedir um parecer técnico do enfermeiro que possui sem dúvida um conhecimento teórico mais aprofundado. Mas o técnico tem automia de desenvolver suas fuções individualmente sem nececitar ter um enfermeiro ao lado. Na prática trabalhamos em equipe não só com o enfermeiro mas com toda a equipe médica multidiciplinar.

gate io doge
1 ano atrás

I agree with your point of view, your article has given me a lot of help and benefited me a lot. Thanks. Hope you continue to write such excellent articles.