Dia 12 e 20 de Maio: Dia do Enfermeiro e do Técnico de Enfermagem

Dia 12 e 20 de Maio: Dia do Enfermeiro e do Técnico de Enfermagem

Os dias 12 e 20 de maio, considerados o dia do enfermeiro e do técnico em enfermagem, devem ser comemorados, pois esses profissionais trazem grandes contribuições para toda a população na área da saúde.

Mas, você sabe o motivo pelo qual as comemorações são realizadas nessas datas? Nós vamos explicar — e não é só isso! Vamos falar também sobre quais as atribuições do enfermeiro e do técnico em enfermagem e as diferenças entre eles.

Ficou curioso para ler o artigo? Então, fique com a gente e descubra mais!

Dia do enfermeiro

O dia 12 de maio é considerado o Dia Internacional da Enfermagem, assim como o do Enfermeiro. Ele é comemorado mundialmente desde 1965, mas só foi estabelecida pelo Conselho Nacional de Enfermeiros em 1974. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento da “mãe” da enfermagem moderna, Florence Nightingale.

No Brasil, a data foi estabelecida, por meio de decreto-lei, pelo Presidente Getúlio Vargas e relembra a baiana Ana Néri (Ana Justina Ferreira Néri), outra mulher que se dedicou, pioneiramente, à mesma profissão.

A profissão hoje é regulamentada, mas nasceu voluntária. As primeiras enfermeiras cuidavam dos feridos das guerras e ajudavam nos partos. Já na Idade Média, era desenvolvida, principalmente, como uma forma de sacerdócio pelas religiosas. A atividade só recebeu status profissional, depois da atividade de Florence Nightingale.

Dia do técnico de enfermagem

Em 20 de maio é comemorado o dia nacional do auxiliar e técnico em enfermagem. Essa data foi escolhida para terminar o ciclo de comemoração da semana da enfermagem, que se inicia no dia 12 de maio com o dia do enfermeiro. 

Nesse período, os profissionais da área participam de palestras, workshops e cursos, nos quais são abordados assuntos relacionados aos seus trabalhos.

O trabalho desses profissionais é muito importante para garantir que pacientes enfermos tenham suas vidas salvas em hospitais e demais instituições que necessitam da assistência dos enfermeiros e técnicos em enfermagem.

Diferença entre o técnico em enfermagem e o enfermeiro

A principal diferença entre esses profissionais é que para se tornar um enfermeiro é necessário realizar um curso de nível superior com duração, em média, de cinco anos.

Já para ser um técnico em enfermagem é preciso fazer um curso de nível médio com duração de dois anos, que inclui o estágio supervisionado obrigatório ao fim do curso.

Atribuições do enfermeiro e do técnico em enfermagem

Entre as atividades que podem ser executadas pelo enfermeiro, estão:

  • atuar em diferentes áreas das práticas profissionais clínicas e epidemiológicas;
  • participar de programas de qualificação para se aprimorar;
  • fazer uso da tecnologia para ajudar no cuidado dos pacientes;
  • prestar cuidados de enfermagem, de acordo com a necessidade de cada pessoa e comunidade.

Já o técnico em enfermagem pode executar as seguintes funções:

  • auxiliar o enfermeiro no planejamento, programação, supervisão e orientação das atividades de assistência à enfermagem;
  • colaborar com a equipe multidisciplinar de saúde coletiva e individual;
  • auxiliar o enfermeiro a prestar cuidados de enfermagem a pacientes em estado grave;
  • fazer parte de programas de vigilância epidemiológica para ajudar no controle e prevenção de doenças transmissíveis em geral, entre outras funções.

Curso de técnico em enfermagem 

Agora que você já está por dentro dos dias do enfermeiro e do técnico em enfermagem, além de suas atribuições, o que acha de fazer um curso técnico em enfermagem?

Esse curso tem tudo a ver com quem gosta de cuidar das pessoas e está procurando uma qualificação a curto prazo. Caso ainda esteja cursando o ensino médio, é possível iniciar os estudos a partir do 2º ano, com previsão de conclusão concomitante ao técnico.

Gostou deste artigo sobre o dia do enfermeiro e do técnico em enfermagem? Então, que tal conferir quais são as principais qualificações na área de enfermagem? Esperamos você no próximo artigo!

Comentários

Posts Relacionados