fbpx

Escola de Enfermagem da Paz

Dia da Saúde Ocular: o que você deve saber sobre essa data

Em todo planeta, mais de 2 bilhões de pessoas têm alguma deficiência visual, de acordo com esta pesquisa. Mas nem sempre os pacientes buscam acompanhamento oftalmológico e se informam sobre as doenças que prejudicam a visão. Pensando nisso, este texto mostra quando e por que é comemorado o Dia da Saúde Ocular no Brasil e no mundo.

Além disso, o conteúdo explica quais são os principais problemas que afetam a saúde dos olhos (como glaucoma, catarata e conjuntivite) e que dicas ajudam a preservar o funcionamento do sistema ótico nos seres humanos. Boa leitura!

Quando e por que é comemorado o Dia da Saúde Ocular?

A Organização Mundial da Saúde estabeleceu o Dia da Saúde Ocular, celebrado em 10 de julho, para ajudar a população a se conscientizar sobre as doenças que podem comprometer a visão, uma vez que o tema ainda é pouco discutido socialmente.

Assim, o Dia da Saúde Ocular é uma ação de conscientização (na esteira de outras campanhas, como a dos meses e suas cores) sobre a importância do cuidado e do acompanhamento oftalmológico, com o qual grande parte das doenças oculares pode ser curada ou evitada.

Quais são as principais doenças oculares?

Você já sabe tudo a respeito do Dia da Saúde Ocular, mas quais são as principais doenças que atingem essa área do corpo humano? Confira!

Conjuntivite

Extremamente contagiosa, a conjuntivite é caracterizada por uma inflamação na membrana externa do globo ocular (parte branca do olho) e da pálpebra, podendo ser causada por alergia, infecção viral ou infecção bacteriana.

Glaucoma

O glaucoma é uma doença que danifica o nervo entre o olho e o cérebro, devido, geralmente, à alta pressão ocular. A disfunção é tratada com colírio, medicamentos e cirurgia, para evitar a perda de visão.

Catarata

Uma das principais causas de cegueira no planeta, a catarata se caracteriza pela perda da transparência do cristalino, pois essa lente natural tem a função de focalização no sistema ótico humano. A doença, em geral, é causada pelo envelhecimento (catarata senil) ou por fatores metabólicos, como diabetes.

Que dicas ajudam a proteger a saúde dos olhos?

Até aqui, você entendeu quais são as principais doenças oculares que prejudicam parcial ou totalmente a visão. Mas a dúvida é como se prevenir das disfunções e preservar a saúde dos olhos, certo? Siga estas dicas:

  • use óculos de sol de qualidade atestada pelos órgãos reguladores;
  • não utilize colírio sem prescrição do seu médico;
  • cuidado com o uso excessivo de aparelhos com tela;
  • evite tocar os olhos com as mãos e com toalhas sujas;
  • melhore a dieta alimentar e pratique exercícios físicos.

Em todo caso, visite o seu médico oftalmologista frequentemente para saber se a saúde ocular está em dia ou se é necessário realizar algum tratamento específico nessa região do corpo.

Neste conteúdo, você entendeu o que é e por que comemorar o Dia da Saúde Ocular, uma data em que se deve atentar, também, para o importante papel dos profissionais de saúde, que ajudam a conscientizar a população em relação à prevenção de problemas que comprometam o funcionamento dos olhos.

Gostou do texto? Se sim, deixe um comentário abaixo com alguma dúvida sobre o tema ou compartilhe a sua experiência a respeito do Dia da Saúde Ocular!

Compartilhe este conteúdo:

Deixe seu comentário

O que você achou deste conteúdo? Queremos saber a sua opinião:

Realizar inscrição
Notifique-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Queremos saber sua opinião, deixe seu comentário!x
()
x