fbpx

Escola de Enfermagem da Paz

Home care: entenda como funciona e ingresse nesse mercado

Quem deseja ter uma carreira estável e promissora, um bom retorno financeiro, diversas oportunidades profissionais e, ao mesmo tempo, contribuir para o bem-estar e a saúde do próximo, certamente, já ouviu falar do home care. O motivo é que essa é uma das modalidades da área da saúde que mais cresce e movimenta o mercado nacional.

Pensando nisso, este conteúdo explica o que é o home care, por que a especialidade é essencial e quais são os atuais desafios do serviço no Brasil. O material também mostra a diferença entre home care, enfermeiro particular e telemedicina, além de resumir o perfil que tem os pacientes que demandam atendimento domiciliar e, principalmente, como atuar nessa área.

Por fim, o texto define quanto ganha, em média, o profissional que atua com home care, como formular o custo de trabalho e que vantagens são associadas a essa prática profissional de extrema importância para a sociedade. Continue a leitura e tire as suas dúvidas sobre o tema!

Afinal, o que é o home care?

Home care é o atendimento domiciliar prestado por um profissional da área da saúde a um paciente que precisa de acompanhamento e cuidado especial durante um tratamento ou um processo de recuperação neurofisiológica, seja temporário, seja contínuo.

A rotina de cuidados pode ser paliativa ou intensiva, a depender do quadro da pessoa, e, em alguns casos, demanda não só a presença de uma equipe especializada, como também requer o uso de equipamentos, aparelhos e instrumentos médicos na residência do enfermo.

Por que essa modalidade é tão importante?

O home care tem se tornado tão importante e conquistado cada vez mais espaço no mercado porque promove um serviço personalizado e humanizado que é voltado para atender, com exclusividade, às necessidades de cada indivíduo.

Assim, essa é uma excelente opção quando a internação hospitalar é facultativa e a pessoa pode receber a assistência de que precisa sem sair de casa, o que tornará a sua rotina mais prática e a sua recuperação muito mais confortável.

Mas não acaba por aí: no home care, a família pode participar ativamente de cada etapa da reabilitação, prestando suporte emocional e gerando um maior acolhimento. Esses aspectos são essenciais para a melhor qualidade de vida do paciente e cooperam para o bem-estar e uma eficaz reintegração da pessoa na sociedade.

Para complementar as razões do sucesso dessa modalidade, é preciso destacar, ainda, o fato de que a adesão a ela acaba levando à redução de gastos com o serviço de acompanhamento e, em especial, com o transporte adaptado para pessoas que apresentam limitações motoras, por exemplo. Assim, o home care é benéfico para o tratamento do enfermo e também revela bom custo-benefício para a família do assistido.

Quais são os atuais desafios do home care?

Apesar de despontar como uma das modalidades mais rentáveis para profissionais da saúde hoje em dia, o home care também coloca alguns desafios para os trabalhadores, a exemplo destes pontos:

  • falta de equipamentos e infraestrutura especializada, visto que o serviço ocorre fora de uma unidade de saúde;
  • demanda por profissionais qualificados e experientes nesse tipo de atendimento;
  • incentivo à autonomia dos cuidadores, visto que esses profissionais acompanham os pacientes durante boa parte da jornada;
  • falta de conhecimento por parte dos familiares, que nem sempre compreendem o que está incluso no serviço de home care, solicitando, muitas vezes, tarefas que não competem aos profissionais de saúde.

Em todo caso, vale conversar com a família do enfermo antes de iniciar o trabalho de home care, explicando o que compete a esse serviço e como melhorar a infraestrutura domiciliar para oferecer um tratamento adequado para a pessoa assistida.

Quais são as principais vantagens do home care para o profissional da enfermagem?

Até aqui, você entendeu quanto se ganha com o serviço de home care e como formular o custo de atendimento em domicílio. Porém, resta uma dúvida quanto às vantagens desse tipo de trabalho. Respondemos a questão com os principais benefícios de atuar nesse mercado. Confira!

Maior grau de autonomia

Quando está atuando como técnico em enfermagem ou enfermeiro particular, geralmente, a família do paciente exige bastante e reduz a autonomia do profissional. No home care, como você estará inserido em uma equipe multidisciplinar, usualmente, há mais confiança e, portanto, mais liberdade para sua atuação.

Flexibilidade de escala

A área da saúde — principalmente aquela ligada aos cuidados integrais — funciona em uma escala de 24 horas por dia, 7 dias por semana. Dessa forma, quando você opta pelo home care, poderá escolher seu horário de forma confortável para a sua rotina. São diversos os regimentos de trabalho:

  • plantões diurnos ou noturnos de 12 horas, com folga de 36 horas;
  • plantões integrais nos finais de semana, em que você dorme na casa do paciente de 18h00-20h00 da sexta-feira até 6h00-8h00 da segunda;
  • regime de trabalho tradicional de 8 horas nos dias úteis e 4 horas aos sábados;
  • trabalhos autônomos esporádicos (freelancers ou folguistas) em que você será contratado para dias específicos de trabalho, sem obrigatoriedade de cumprir uma carga horária etc.

Maior liberdade de escolha

Como a demanda por home care aumenta cada vez mais e há poucos profissionais no mercado, você perceberá que há uma disputa por você. Desse modo, você poderá escolher aqueles trabalhos que se encaixam mais no seu perfil e não terá tanto medo de ficar desempregado.

Maior satisfação profissional

Por fim, a satisfação profissional geralmente é muito grande. Afinal, você verá a qualidade de vida dos seus pacientes melhorar dia a dia. Trazer felicidade e dignidade às pessoas é uma atividade muito satisfatória e cativante.

Qual é a diferença entre o home care e os enfermeiros particulares?

Para estarem aptos a trabalhar, os enfermeiros particulares devem ter concluído uma graduação em Enfermagem com reconhecimento do Ministério da Educação. Ou seja, devem estudar por cinco anos, cumprindo uma carga horária integral intensa. Suas funções no cuidado com o paciente podem ser:

  • administração de medicamentos;
  • monitoramento das funções vitais;
  • confecção de curativos;
  • cuidados de higiene básica;
  • administração da alimentação, que pode ser oral, enteral ou parenteral;
  • comunicação com a equipe médica;
  • companhia e atenção ao paciente.

Já o home care é um serviço mais amplo, que abrange uma gama maior de profissões, como técnicos de enfermagem, médicos, fisioterapeutas etc. Em vez de um profissional ficar encarregado de tudo, ele se integrará a uma equipe responsável por melhorar a qualidade de vida do paciente nas mais diversas áreas possíveis.

Assim, cada profissional é responsável pela área de sua competência. O técnico de enfermagem fica com o cuidado direto com o paciente e a realização de curativos e procedimentos mais simples. A enfermagem fica com a supervisão do técnico e com os procedimentos mais complexos. Já o médico realiza a prescrição e os acessos centrais, ao passo que a fisioterapia cuida da reabilitação física, e o nutricionista, da dieta.

Além disso, mais do que um serviço, o home care é uma filosofia na qual o objetivo maior é trazer bem-estar ao adoecido, estando ele em recuperação ou em fase terminal.

Como o trabalho de home care diferencia-se da telemedicina?

Muita gente tem esta mesma dúvida: qual é a diferença entre home care e telemedicina? Para resolver a questão, é preciso, antes, lembrar-se de que o home care envolve a prestação de cuidados à saúde no domicílio do enfermo, sendo normalmente indicado por um médico como forma de seguir o tratamento do paciente de maneira mais confortável.

Assim, o home care tende a requerer o trabalho de uma equipe multidisciplinar, que pode incluir, ainda, visitas ao consultório médico ou a algum centro de saúde para avaliar, de tempos em tempos, o quadro do paciente. Se for necessário, a pessoa assistida pode realizar exames e aplicação de medicamentos no hospital e, após a liberação do médico, retornar ao atendimento em domicílio.

A telemedicina, no entanto, é uma tecnologia para aproximar os médicos dos pacientes, por meio de consultas realizadas virtualmente via Zoom e outros aplicativos de transmissão online. Essa modalidade pode trazer ainda mais conforto para o paciente em home care, que não precisa deslocar-se sempre até um centro hospitalar para ser examinado pela equipe médica.

Como atuar com atendimento domiciliar?

Para atuar nessa área, é preciso, antes de qualquer coisa, ser um profissional da saúde, como um técnico em enfermagem, um médico, um enfermeiro, um nutricionista, um fisioterapeuta, um terapeuta ocupacional ou um fonoaudiólogo.

Para tanto, você pode fazer um curso técnico ou superior para ter os conhecimentos necessários para lidar com a rotina de tratamento dos pacientes e atender às necessidades deles, realizar procedimentos médicos, manipular aparelhos e equipamentos hospitalares, compreender noções de anatomia e fisiologia etc.

Fora isso, também é uma boa investir em qualificações como instrumentação cirúrgica, primeiros socorros, hemodiálise, cuidador de idosos etc., no caso de uma formação técnica, e especializações como enfermagem em home care, nutrição clínica, gestão de desospitalização, atenção domiciliar etc., no caso de uma formação acadêmica.

Qual é o perfil dos pacientes do home care?

Quando se escuta sobre o perfil dos clientes que recorrem ao home care, é comum pensar em idosos que têm alguma limitação motora, seja ela parcial ou total. Isso porque o tratamento que realizam torna-se mais prático e simplificado por meio desse tipo de serviço. Contudo, não são apenas eles que podem vir a ser os seus pacientes.

Pessoas de qualquer idade e gênero que apresentam doenças crônicas, autoimunes e deficiências físicas/mentais, por exemplo, também podem integrar a lista de clientes frequentes. Isso sem falar, é claro, naqueles indivíduos que estão em período pós-operatório ou sofreram algum tipo de acidente e que também necessitam de assistência.

Quanto se ganha com o atendimento domiciliar no Brasil?

Os ganhos de um profissional podem variar bastante ao trabalhar com o home care. Afinal de contas, há uma série de fatores envolvidos nesse cálculo, como a área de atuação dele (técnico em enfermagem, clínico geral, fisioterapeuta etc.), o nível de especialização, se ele atende em regime de exclusividade ou conta com uma cartela de clientes, o período de trabalho e por aí vai.

Por isso, é importante considerar a média salarial de cada profissão do ramo da saúde que presta atendimento domiciliar. Dessa forma, é possível ter uma ideia de quanto pode ser a sua renda mensal ao se dedicar a essa modalidade.

Por exemplo, os técnicos em enfermagem ganham cerca de R$ 1.645,60 para uma jornada de 38 horas semanais de acordo com um levantamento do portal Salário, que contou com uma amostragem de 143.355 salários. No entanto, em alguns estados, esse valor chega a ser maior, como é o caso de São Paulo (R$ 2.047,61), de Santa Catarina (R$ 1.955,90) e do Rio Grande do Sul (R$ 1.814,60).

Como formular o custo do atendimento domiciliar?

Por outro lado, não podemos deixar de abordar como formular o custo do serviço de atendimento domiciliar, o qual é um grande questionamento para quem vai ingressar no ramo e carece de referência sobre esse tipo de trabalho.

Então, se esse é o seu caso, vale a pena determinar o preço da hora de trabalho, baseando-se nos seguintes aspectos:

  • as despesas com locomoção até a casa do paciente;
  • as despesas com alimentação durante o dia laboral;
  • o pagamento de impostos, INSS e demais tributos, caso trabalhe como profissional liberal ou autônomo;
  • a comissão de empresa ou companhia especializada em atendimento domiciliar, caso trabalhe de forma agenciada por terceiros;
  • os períodos em que você vai atuar — isto é, se será apenas no matutino e no vespertino ou se incluirá também o noturno;
  • a quantidade de horas que você trabalhará por dia útil (quatro, seis ou oito, por exemplo).

Ao mesmo tempo, não se esqueça de fazer uma pesquisa de mercado, para avaliar quanto os seus colegas estão cobrando pelo atendimento domiciliar, a depender da região onde realiza as funções assistenciais e da experiência nessa área da enfermagem.​

Nosso post tirou suas dúvidas sobre o home care? Como funciona esse mercado? Quais são os clientes que recorrem a esse serviço? Qual a média salarial de quem atua no ramo? E o quão rico ele é em possibilidades para quem deseja seguir carreira na área da saúde? Não perca mais tempo e comece já a investir na sua formação para ter uma trajetória profissional de sucesso no atendimento domiciliar!

Gostou do artigo? Se sim, siga as nossas redes sociais e receba outros materiais exclusivos sobre as funções dos profissionais da enfermagem e o mercado de trabalho nessa importante área da saúde. Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn!

Compartilhe este conteúdo:

Deixe seu comentário

O que você achou deste conteúdo? Queremos saber a sua opinião:

Realizar inscrição
Notifique-me de
guest
63 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Josile
Visitante
Josile
3 anos atrás

Muito bom,tirou minhas dúvidas sim

Ana Carolina
Visitante
Ana Carolina
3 anos atrás

Como gado para entrar no mercado porque eu tenho experiência mas na carteira não trabalho como Altino tenho chance de ser contratada por algum empresa…

Rosana
Visitante
Rosana
3 anos atrás

Bom dia.
É possível eu alugar equipamentos hospitalares sem ser enfermeira? Sou empresária e pergunto isso pelo fato de eu querer mudar de ramo e vejo que há muita procura em questão de camas hospitalares por exemplo.

Maria Aparecida
Visitante
Maria Aparecida
3 anos atrás

Achei interessante, mas gostaria de saber quanto por cento do valor cobrado a empresa Home Care fica para empresa?
Por exemplo quanto por cento devo cobrar acima do valor a ser pago pelo colaborador?

VANDERLEI SASSO
Visitante
VANDERLEI SASSO
2 anos atrás
Responder para  Maria Aparecida

Eu sou visitante linda ? mas sua pergunta não é tão dificil de responder se voce for prestar serviços pela empresa que a contrata tera o salario normal a empresa cobra e da uma porcentegem para ti uma faixa de 30% Ex: se a empresa cobra pelos serviços e envia voce ou mais algum especializado R$ 6000,00 x 30% = R$ 1.800,00 cada uma .

Jurema Maria da Silva Rondon
Visitante
Jurema Maria da Silva Rondon
3 anos atrás

Olá boa noite gostaria de saber se vcs contrata cuidador por termine de fazer o curso e não tenho experiência ainda na área queria pra anoite TMB não peguei a minha carteira pra ser cincera quero uma oportunidade grato desde já

Cbà |10/11/20

Maria Helena Soares Souza
Visitante
Maria Helena Soares Souza
3 anos atrás

Muito bom informações ótima. Gostei muito

Mackeline Guedes
Visitante
Mackeline Guedes
3 anos atrás

Até que ponto eu posso permanecer na residência pois já chegou caso de passar 36 hrs Cl me paciente t alta complexidade e a cooperativa não mandou suporte nesse caso eu estou acobertada a abandonar o plantão

Aline Pereira
Visitante
Aline Pereira
3 anos atrás

Sou enfermeira com especialização em cuidados paliativos, pelo instituto paliar/ são Camilo. E gostaria de uma consultoria em como montar uma home care. Trabalho numa instituição privada e vejo a necessidade do olhar ampliado. Ver o paciente, família como um todo.

VANDERLEI SASSO
Visitante
VANDERLEI SASSO
2 anos atrás
Responder para  Aline Pereira

Ah… me desculpe acho que voce se formou em lugar errado esse negocio de olhar paliativo ao meus olhos não funciona eu se tivesse que dar uma rabalho a ti não serve pra mim senão vejamos o que é medidas Paliativas : Paliativo é algo que melhora ou alivia momentaneamente, mas não é capaz de curar ou resolver o problema. Como acontece, por exemplo, no tratamento ou cuidado paliativo, que melhora a qualidade de vida e alivia o sofrimento do doente, mas não é capaz de curar a enfermidade.se é algo que não consuz com eficiencia de cura paliatividade já basta no SUS (SISTEMA UNICO DE SAUDE )

olivar chagas alexandre
Visitante
olivar chagas alexandre
3 anos atrás

como proceder com home care quando o paciente precisa ir ao colégio

ivonicia
Visitante
ivonicia
3 anos atrás

mmuito bom conseguimos compriender o que é o trabalho de home care,o que vc realmente faz.

Jackline Ketelen
Visitante
Jackline Ketelen
3 anos atrás

Estou formada a dois anos e até agora não conseguir emprego, no meu caso que estou a procura do primeiro emprego home care seria uma boa opção para mim?

Lucia Helena Torquato nascimento
Visitante
Lucia Helena Torquato nascimento
2 anos atrás

E7me.

Lucia Helena Torquato nascimento
Visitante
Lucia Helena Torquato nascimento
2 anos atrás

E u gostaria de trabalhar nesta empresa eu sou uma simples técnica de enfermagem eu gostei muito o que o vcs passaram pra gente ficar sabendo oquej e home Care obrigado

Elita Cristina Oliveira
Visitante
Elita Cristina Oliveira
2 anos atrás

Gostaria de saber se a empresa a qual eu presto serviço tem que me pagar férias?

Ana Kátia Martins Bandeira
Visitante
Ana Kátia Martins Bandeira
2 anos atrás

Sou Enfermeira, e tenho interesse em trabalhar na empresa. Obrigado

Elita Cristina Schwenck de Oliveira
Visitante
Elita Cristina Schwenck de Oliveira
2 anos atrás

Gostaria de saber os direitos do técnico em enfermagem que trabalha em home e não tem carteira assinada?
Quais os direitos
Ex: tenho direito a décimo terceiro?
Tenho direito ao INSS pago pela empresa?
Tenho direito a férias?

VANDERLEI SASSO
Visitante
VANDERLEI SASSO
2 anos atrás

O trabalho na função de Home care é essencial para vida dos idosos eu tenho 75 anos se pudesse nessa faixa etaria eu gostaria muito cuido da minha mãe e cuidei das escaras dela sem participação de medico algum porque não tenho posses para pagar um serviço especializado mas eu cuido bem direitinho se tivesse uma equipe melhor para orientar-me seris bom ela tem 94 anos fez 95 esse mez de outubro . parabem a voces .

Edilma de Oliveira Gomes
Visitante
Edilma de Oliveira Gomes
2 anos atrás

Eu trabalho em home Care aqui em João Pessoa Paraíba e as empresas contratante cooperativas elas não dão direito de descanso nenhum e tbm só querem pagar 62,00 a 75 por plantão. Eu acho isso muito injusto com nós tec de enfermagem

Iolanda Cruz
Visitante
Iolanda Cruz
2 anos atrás

Concluir meu curso de técnico em enfermagem ,mas não exercitei em outro lugar só no estágio. E como cuidadora também não tenho registro na carteira , mas tenho experiência.
vocês estão dando oportunidade para quem não tem experiência?

Enilda Monteiro dos Santos
Visitante
Enilda Monteiro dos Santos
2 anos atrás

Ótimo

Larissa
Visitante
Larissa
1 ano atrás

A família do paciente tem a obrigação de dar almoço para técnico enfermagem quando for 12h? Ou a empresa que contratou o profissional

Maria
Visitante
Maria
1 ano atrás

Técnico de enfermagem tem que tirar paciente da cama colocar em cadeira de banho ou de roda pra banho e tomar sol,ou tem que ter um cuidador pra isso

Maria socorro Bezerra Pereira
Visitante
Maria socorro Bezerra Pereira
1 ano atrás

Obrigada tirou minhas dúvidas

jOÃO bATISTA qUINTELA
Visitante
jOÃO bATISTA qUINTELA
1 ano atrás

BOM DIA! TUDO BEM? GENTILEZA MORO EM iPATINGA. MG, COMO FAÇO PARA CONSEGUIR UM EMPREGO FIXO NO HOME CARE. DE TÉCNICO EM ENFERMAGEM., TENHO EXPERIÊNCIA HOSPITALAR E UNIDADE BÁSICA. GOSTARIA DE NCONTAR COM A POIO DE VCS. DESDE DE JÁ LHE AGRADEÇO.

jucelio
Visitante
jucelio
1 ano atrás

entao bom dia estou desempregado na área da saúde gostaria de saber se vcs tem alguma indicação p/ trabalhar em home care sou tec. de enfermagem mas trabalho tambem como cuidador se for o caso obrigado!

JACELIA TEIXEIRA
Visitante
JACELIA TEIXEIRA
1 ano atrás

Gistei. Mas vc esta equivocado c os valores q os Hone care paga.
Na Bahia vc trabalha 10 plantoes de 24 c 24 x 24 c pc de alta complexidade, as coperativas so paga 1. 600
Ainda tera q paga transporte e alimentacao. Pc mantido
pela sesab. Pelo convenio e 2.000mil

Priscilla gomes de oliveira
Visitante
Priscilla gomes de oliveira
1 ano atrás

Boa noite sou Enfermeira tenho experiência comprovada na carteira , como faço para me candidatar para trabalhar na home care .Trabalhei 4 anosbna rede Amil.
Estou disponível mesmo como folguista ou curinga .

Sueli
Visitante
Sueli
1 ano atrás

Muito obrigada, esclareceu muito minhas dúvidas

Marcia
Visitante
Marcia
1 ano atrás

Amei o artigo .

ZILDA
Visitante
ZILDA
11 meses atrás

Filha pode trabalhar como profissional no home Care , com seu pai como paciente??

ZILDA
Visitante
ZILDA
11 meses atrás

Tenho uma dúvida: quero saber se uma filha que é enfermeira pode fazer parte no home Care do seu pai? Há algum impedimento quanto a isso, devido o parentesco? É ilegal ?

Brenda
Visitante
Brenda
11 meses atrás

Eu sou formada em técnico enfermagem, eu cuido de uma pessoa em um turno e trabalho em outro lugar no outro turno. Um dos meus trabalhos eu preciso comprovar que cuido de uma idosa, só que não tenho carteira assinada. Saberia me dizer como comprovo?

jeferson
Visitante
jeferson
5 meses atrás

Uma empresa de home care pode optar por ser uma empresa simples nacional se sim: Como funciona a contratação de profissionais de enfermagem ( enfermeiras, tec. enfermagem) ? alguém que possa estar me esclarecendo essa questao?

Márcia Regina
Visitante
Márcia Regina
2 meses atrás

Bom atendimento

Irani Mendes da Silva
Visitante
Irani Mendes da Silva
1 mês atrás

Boa noite, tenho 58 anos de idade, me escrevi para um processo seletivo já estava tudo certo me pediram meu forem e meu RG após eu ter enviado eles me disseram que a exigência era até 50 anos, estou arrasada,pq eles não me perguntaram a minha idade antes de enviar os documentos, tenho direito a recorrer ou eles estão certos de barrarem a idade,me respondam por favor estou muito mal.

63
0
Queremos saber sua opinião, deixe seu comentário!x
()
x