Quais são os EPI de enfermagem indicados?

Quais são os EPI de enfermagem indicados?

O uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) são essenciais para manter os profissionais da área de saúde livres de riscos e ameaças à segurança no ambiente de trabalho. Esse fator é extrema importância não só para a saúde dos enfermeiros, técnicos de enfermagem e cuidadores, como também para que os pacientes não venham a ter piora em seu quadro clínico.

Os EPIs de enfermagem são obrigatórios para o exercício da atividade em clínicas, hospitais, entre outros locais. Pensando nisso, vamos apresentar, ao longo do artigo, mais informações sobre esses itens que são tão importantes no dia a dia de trabalho. Vamos lá?

Veja os EPIs de enfermagem que devem ser usados

Para que se tenha a proteção individual correta na área da saúde, é preciso que os profissionais de enfermagem conheçam os EPIs que devem ser usados em seu cotidiano, sobretudo em situações que tenham algum tipo de risco. Por isso, vamos ajudá-lo a identificar esses equipamentos, sabendo como devem ser utilizados. Confira!

Óculos

Os óculos (formados por um plástico rígido ou uma barreira de cilindro) costumam impedir a exposição dos olhos a componentes radioativos, biológicos e químicos, o que evita que líquidos venham a respigar nos profissionais. Geralmente, são usados em cirurgias hospitalares. Outra função é proteger contra impactos que possam ocorrer.

Máscara

Já pensou em pegar uma gripe ou alguma doença contagiosa durante as atividades no ambiente de trabalho? Nesse caso, em vez de ajudar os pacientes, você que precisará de cuidados. Por isso, as máscaras são fundamentais, visto que servem para proteção contra bactérias, fungos e outros agentes contaminantes que possam ser inalados.

Luvas

As luvas impedem que se tenha contato direto com agentes físicos e biológicos. As esterilizadas são fundamentais para realizar algum procedimento invasivo, entre outras necessidades. Para isso, existem três opções, sendo cada uma apropriada para manipular um tipo de material:

  • luvas de látex: são feitas de material de borracha natural, podendo ser encontradas com ou sem talco;
  • luvas de nitrílica: apesar de também serem produzidas com material de borracha, são mais resistentes a óleo, gorduras vegetais e animais, além de água quente por um curto tempo;
  • luvas de vinil: composta por um tipo de plástico, com ou sem talco.

Avental ou jaleco

Esses EPIs de enfermagem devem ser sempre usados como uma barreira de proteção para as roupas dos profissionais. Para isso, eles devem ser de mangas curtas, para evitar contaminação, de tecido ou descartáveis, o que vai depender do tipo de material que será manipulado. Após o uso do avental ou jaleco, é preciso que colocá-lo em um saco plástico e retirá-lo apenas para lavagem. Não se deve sair do ambiente de trabalho com avental ou jaleco para evitar risco de contaminação de terceiros.

Descubra como higienizar os equipamentos

Caso não use EPIs descartáveis, os profissionais de enfermagem devem receber um treinamento específico, fornecido pela empresa que trabalham, para higienização dos equipamentos de forma adequada. Para isso, é fundamental que a organização aborde alguns assuntos, como:

  • riscos biológicos, químicos e físicos;
  • higiene pessoal;
  • tipos de EPIs e seu uso correto;
  • rotulagem preventiva;
  • sinalização.

Ao saber da importância dos EPIs de enfermagem, é preciso saber usar óculos, luvas, máscaras, aventais e jalecos de forma correta e que estejam devidamente higienizados. Dessa forma, há uma segurança maior tanto para o profissional quanto aos pacientes, evitando que haja contaminação de vírus e bactérias. Portanto, não deixe de seguir essas dicas e invista em equipamentos de proteção individual.

Gostou das informações que apresentamos ao longo do artigo? Então, o que acha de aprender sobre roupas para enfermagem? Você não vai se arrepender!

Comentários

Posts Relacionados

dicas de como escolher a melhor escola de enfermagem
terça-feira, 10 Dezembro, 2019 - 08:34
Por Laura Pita