fbpx

Escola de Enfermagem da Paz

Tudo o que você precisa saber sobre cuidados com idosos

Quando falamos em cuidados com idoso, é imprescindível levar em conta a atuação especial dos familiares ou de um cuidador profissional. É importante entender que os idosos estão mais vulneráveis a certas situações e que é normal precisarem de auxílio para além de simples tarefas do cotidiano.

Para que a saúde, segurança, assistência e demais cuidados com idoso sejam feitas de maneira satisfatória, é preciso que a pessoa encarregada dessa função tenha responsabilidade e comprometimento.

Com o objetivo de fazer você entender melhor o assunto, no post de hoje, trataremos de alguns pontos fundamentais que devem ser considerados para cuidar dos idosos. Confira!

Oferecer uma alimentação balanceada e adequada

A alimentação do idoso deve ser equilibrada para suprir a carência de nutrientes, que é comum nessa etapa da vida. Nas refeições, procure proporcionar verduras, legumes, frutas e sucos naturais. Além disso, tenha atenção ao consumo de grãos, fibras, derivados do leite e água.

Caso precise, procure orientação do nutricionista para que elabore uma dieta de acordo com as necessidades exclusivas de cada um, como um possível surgimento de alergia alimentar, a restrição de sal ou açúcar, restrição aos alimentos ricos em gorduras, entre outras.

Auxiliar na higiene

Quanto à higiene, pode ser preciso supervisionar banhos ou, em muitos casos, ajudar o idoso com essa tarefa. Lembre-se de observar se há algum assento, para que o idoso possa se ensaboar com segurança. Além disso, é importante pensar na segurança do banheiro: colocar barras de apoio no vaso sanitário e deixar a pia bem fixada à parede são soluções fundamentais para evitar acidentes.

Não se esqueça também de supervisionar a higiene bucal e ter os cuidados com a hidratação da pele. Caso o idoso precise do uso de fraldas, é importante ter atenção para trocá-las sempre que necessário.

Zelar pela segurança da casa para evitar acidentes

Mantenha a casa bem organizada e livre de possíveis obstáculos que possam causar acidentes ao idoso. Elimine os pisos soltos ou molhados, os móveis pequenos espalhados pelos cômodos e os tapetes escorregadios.

O ideal é sempre ter piso e tapetes antiderrapantes nos cômodos, principalmente no banheiro e no quarto do idoso, para evitar possíveis quedas. Outra providência segura e que evita acidentes é deixar uma lanterna com o idoso, para que ele possa se locomover com mais segurança pela casa à noite.

Atentar à rotina de medicamentos e consultas médicas

Faz parte da rotina dos idosos fazerem uso de medicamentos, seja para controle da diabetes ou outras doenças relacionadas à idade. Para que os remédios sejam tomados da forma correta, organize-os em caixas separadas de acordo com o período do dia e da noite.

Agende as consultas com o geriatra regularmente, e quando necessário com outros especialistas de acordo com a saúde do idoso, e cuide para que ele tome somente os remédios receitados pelo médico, na quantidade e no horário indicados.

Estimular o convívio social e atividades físicas para o idoso

É muito importante que o idoso mantenha uma vida social ativa. Para isso, proporcione a ele momentos de lazer e passeio ao ar livre. Além de trazer benefícios físicos, isso será útil para que ele mantenha a saúde mental em dia.

Além disso, praticar atividades físicas como hidroginástica, pilates, musculação e alongamentos fará com que ele interaja com outras pessoas. Mas antes de matricular o idoso em alguma atividade, lembre-se de que a indicação e a autorização para a prática de esportes na terceira idade deve ser feita pelo médico do idoso.

Como você conferiu no post, os cuidados com idoso requerem disposição em ajudar o próximo. No entanto, pode ser algo muito gratificante e prazeroso poder contribuir na vida daqueles que já não têm mais o vigor da juventude.

Agora que conheceu mais um pouco sobre o assunto, entenda também como deve ser o relacionamento entre o técnico de enfermagem e o paciente. Até a próxima!

Compartilhe este conteúdo:

Deixe seu comentário

O que você achou deste conteúdo? Queremos saber a sua opinião:

Realizar inscrição
Notifique-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Queremos saber sua opinião, deixe seu comentário!x
()
x