fbpx

Escola de Enfermagem da Paz

Saiba quais são as matérias do curso técnico em enfermagem

Ao descobrir quais são as matérias do curso técnico em enfermagem, é possível compreender o embasamento científico e a metodologia específica utilizada em sua formação, os quais contribuem de forma significativa para a carreira do profissional.

Dessa forma, o estudante aprende assuntos teóricos e práticos que visam contribuir com seu desenvolvimento e contam com um aprendizado supervisionado por enfermeiros que dão assistência em casos mais complexos.

Quer saber quais são as principais matérias do curso técnico em enfermagem? Continue a leitura do artigo que preparamos e dê o primeiro passo para seu sucesso profissional!

Fundamentos de Enfermagem

Saber quais são as matérias do curso técnico em enfermagem é fundamental para iniciar o aprendizado com um conhecimento prévio sobre os temas que serão abordados ao longo da formação. Por isso, é imprescindível que entenda melhor sobre os fundamentos da enfermagem.

Nessa disciplina, o estudante vai aprender sobre microbiologia; como controlar infecções e as medidas de isolamento; crescimento e desenvolvimento; documentação e comunicação, além de orientações para o paciente enfermo, terapias alternativas e complementares, entre outros assuntos.

Essa matéria engloba também aspectos relacionados a estresse/ansiedade, repouso e sono; cuidados com idosos e terapia., bem como exames, diagnósticos e os procedimentos da enfermagem.

Anatomia Humana

Essa disciplina é responsável por estudar a estrutura e a forma do organismo humano. ‘Anatomia’ é um nome originado do grego em que “ana” significa “parte” e “tomnei” quer dizer “cortar”. Dessa forma, ela é conhecida como a parte da biologia que tem uma preocupação maior com o isolamento de estruturas do indivíduo e seu estudo.

Uma das atividades realizadas durante o aprendizado é a observação do corpo humano com visitas a laboratórios de anatomia humana. Nessa área, é possível dividir o estudo nas seguintes partes:

  • anatomia sistêmica: nela, são estudados os sistemas do corpo humano, como o circulatório e digestivo;
  • anatomia regional ou topográfica: aqui, acontece o estudo do corpo humano por regiões.

Farmacologia

A farmacologia é conhecida como uma ciência que estuda a forma como as substâncias e medicamentos interagem com o organismo e como elas promovem alterações estruturais e funcionais no indivíduo. Portanto, é considerada uma das principais ferramentas utilizadas pelos profissionais da área da saúde, independentemente de ter ou não contato direto com os medicamentos.

No ambiente de estudo, o aspirante a técnico em enfermagem consegue estudar os mecanismos e efeitos de ação das drogas. Com isso, aprende a forma que os fármacos agem e como é a fisiologia normal de um organismo. Essa é uma forma de permitir que os profissionais saibam dar as orientações necessárias aos pacientes de forma objetiva.

Na farmacologia básica, ainda há duas subdivisões: farmacocinética e farmacodinâmica. A primeira estuda como nosso organismo reage à interação do fármaco. Já a segunda pesquisa como o medicamento atua no corpo e a relação entre a dose com a intensidade de seu efeito e os tipos de respostas. Além dessa divisão, a farmacologia pode ser dividida em:

  • farmacognosia: estuda a matéria-prima no estado natural;
  • farmacogenética: relaciona a genética e a ação dos medicamentos, além das mudanças genéticas provocadas pelos fármacos;
  • farmacotécnica: purificação, preparo e conservação dos fármacos;
  • toxicologia: verifica quais ações tóxicas são provocadas pela medicação e agentes químicos.

Saúde Pública

Também conhecida como saúde coletiva ou políticas da saúde, essa disciplina é voltada para cuidar e tratar de problemas na saúde da população. Nela, há o estudo de técnicas de assistência de enfermagem aplicadas nas comunidades e nas famílias.

Nesse contexto, os principais assuntos abordados são relacionados a programas e políticas públicas na área da saúde. Entre eles, estão:

  • conceitos de saúde pública;
  • sistema de saúde no Brasil;
  • principais problemas de saúde que acometem os diferentes grupos sociais, entre outros.

Biossegurança

A biossegurança é conhecida como um conjunto de medidas que busca minimizar os riscos presentes em uma determinada atividade. Nesse sentido, estão compreendidos não só aqueles que afetam o técnico em enfermagem, mas também os que podem causar danos à saúde de todas as pessoas e do meio ambiente.

Com isso, a biossegurança tem uma preocupação maior com as instalações e as práticas laboratoriais, da mesma forma que se atenta aos agentes biológicos aos quais os profissionais estão expostos e à qualificação de todos os técnicos do local. Esses fatores são muito relevantes devido à exposição frequente que se tem aos agentes patogênicos, com riscos químicos e físicos.

Uma das principais normas de biossegurança é a higienização das mãos, assim como os aventais e jalecos. Essas regras garantem a saúde básica da equipe e de toda a população assistida. Quando não há o cumprimento desses procedimentos, pode haver a transmissão de doenças ou até mesmo epidemias.

Epidemiologia

O principal objetivo dessa disciplina é formar uma base de conhecimento sobre os fatores que determinam a distribuição e a frequência dos eventos associados à doença e à saúde dos indivíduos. Com isso, são relacionados o sistema de informação em saúde e a vigilância epidemiológica com a prática do dia a dia do profissional de saúde.

Durante as aulas, os professores abordam temas lúdicos, baseados em pesquisas de campo. Dessa forma, há uma maior interação e aprendizado com as atividades teóricas, dinâmicas de grupo e práticas de observação nas comunidades. Ou seja, existe uma aprendizagem teórica conceitual em sala que é seguida de tarefas dentro e fora do ambiente de ensino a fim de que o aprendizado seja fixado da melhor forma.

Por mais desafiadora que seja essa formação, saber quais são as matérias do curso técnico em enfermagem são essenciais para promover uma imersão e capacitação eficiente no mercado de trabalho. Por isso, para que tenha uma aprendizagem completa, é necessário investir em uma boa escola de enfermagem que contemple aulas teóricas e práticas, além do estágio obrigatório.

Gostou das informações que apresentamos ao longo do artigo e quer acompanhar mais assuntos como esse? Então, não deixe de seguir nossas redes sociais e dê o ponta pé inicial em sua carreira de sucesso. Estamos no Instagram e no Facebook.

Técnico em Enfermagem
Compartilhe este conteúdo:

Deixe seu comentário

O que você achou deste conteúdo? Queremos saber a sua opinião:

Realizar inscrição
Notifique-me de
guest
27 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Raquel
Visitante
Raquel
3 anos atrás

Gostei muito do comentário sobre as matérias.. Do curso

Ana Beatriz
Visitante
Ana Beatriz
3 anos atrás

Ameiiii. Agora estou mais informada sobre os assuntos 😊

ROMULO MACHADO RABELO JUNIOR
Visitante
ROMULO MACHADO RABELO JUNIOR
3 anos atrás

Bela analise! ajudou muito.

Suzete Maria Cavalcante
Visitante
Suzete Maria Cavalcante
2 anos atrás

Gostei muito do assunto

vanessa cristiane schmitz
Visitante
vanessa cristiane schmitz
2 anos atrás

fiquei maravilhada com tudo isso. Minha mãe nao terminou o tecnico dela mais vai terminar se depender de mim. E eu com essas informaçoes vou tentar tbm.e assim tento me aprofundar em diabetes.

rosangela
Visitante
rosangela
2 anos atrás

tem matematica

Julia Fernandes
Visitante
Julia Fernandes
2 anos atrás

Gostei muito da matéria sobre o técnico de enfermagem dia 25 agora irei dar início ao curso e todas essas informações estão sendo muito úteis obrigada

Lohany Nayara
Visitante
Lohany Nayara
2 anos atrás

ameii, não me sinto mais insegura em relação aos assuntos 🙂

Terezinha
Visitante
Terezinha
2 anos atrás

Terezinha estou me preparando para estudar esse curso de enfermagem obrigada foi muito conhecer os próprios estudos de saúde obrigada.

Angelina
Visitante
Angelina
2 anos atrás

Gostei muito abriu meu entendimento pois foi muito útil.

Paulo
Visitante
Paulo
1 ano atrás

Ótimo conteúdos parabéns

Breno Henryque Andrade Cavillioni
Visitante
Breno Henryque Andrade Cavillioni
1 ano atrás

muito bom o artigo, a cada parágrafo q eu estava lendo, fui me interessando mais pela profissão além de que a profissão em si, é algo lindo, renovador, e muito conceitual.
#VIVAOSUS
#TECNICOEMENFERMAGEM
#SOUAMANTEDOCONHECIMENTO

Cátia de Souza
Visitante
Cátia de Souza
1 ano atrás

Adorei logo logo vou ser uma
Enfermeira 😍🙌

Claudiane sena
Visitante
Claudiane sena
1 ano atrás

Essa é a primeira vez que pesquiso sobre o curso, pretendo começar em 2023 e ainda estava perdida. Gostei muito do conteúdo.

Valéria
Visitante
Valéria
10 meses atrás

Gostaria de saber se tem istrumentacao cirúrgica para técnico e o valor

27
0
Queremos saber sua opinião, deixe seu comentário!x
()
x