fbpx

Escola de Enfermagem da Paz

Entenda como ser um bom técnico de enfermagem

área da saúde vive em constante crescimento. Por isso, tem aberto cada vez mais portas no mercado. No entanto, as melhores oportunidades são preenchidas por profissionais qualificados e que realmente se identificam com a profissão. Por esse motivo, é importante buscar estratégias e saber como ser um bom técnico de enfermagem para atingir os objetivos da carreira.

Apesar da rotina árdua, um bom profissional deve estar sempre motivado a promover atendimentos de qualidade, estar preparado para as atualizações frequentes que acontecem em qualquer segmento, por meio de especializações, e manter um conjunto de características essenciais para um bom trabalho.

Pensando nisso, elaboramos este post para mostrar as principais dicas para se tornar um bom técnico de enfermagem e ter uma vida profissional de muito sucesso. Acompanhe!

Saiba lidar com suas emoções

Controlar as emoções pode ser uma das tarefas mais complicadas para um bom técnico de enfermagem, tendo em vista que o profissional estará frequentemente em contato com os pacientes, seus familiares, em diversas situações delicadas de um tratamento.

Por ser o profissional mais próximo das pessoas nesse contexto, é extremamente importante que ele compreenda a necessidade de transmitir uma boa estrutura emocional para os enfermos e acompanhantes.

Comunique-se bem

Saber conciliar a comunicação conforme as necessidades individuais não é tão simples assim, independentemente de quem vem essas necessidades — pacientes, familiares, colegas de trabalho, médicos, entre outros. Faz parte do dia a dia de um profissional do ramo lidar com um grande fluxo de pessoas diariamente, e, por esse motivo, é preciso ter muito entendimento para se comunicar da maneira correta com tantas pessoas de perfis diferentes.

Seja uma pessoa empática

Nos dias atuais, muito tem se falado a respeito da adoção de posturas mais compreensivas e empáticas no relacionamento com as pessoas. E no ambiente profissional não é diferente. A empatia nada mais é do que a capacidade do ser humano de se colocar no lugar dos outros, possibilitando sentir e entender as emoções e os sentimentos do próximo.

Dentro da atuação na área de enfermagem, o profissional estará diariamente em contato com os mais variados tipos de pessoas, por isso, é essencial entender a necessidade de tratar os paciente e colegas de trabalho de forma imparcial. Para facilitar essa prática, trate o próximo como você gostaria de ser tratado.

Goste da sua profissão

Acontecem muitas situações em que a pessoa escolhe uma profissão por fatores circunstanciais e não porque realmente goste das atividades exercidas por aquele segmento.

No ramo da enfermagem, a rotina é diferente, já que você pode dar longas horas de plantões, trabalhar nos finais de semana, feriados e datas especiais. Dessa forma, se não se identifica com esse modelo de trabalho, corre sérios riscos de não executar um bom trabalho e atender mal os pacientes.

Aprenda a trabalhar em equipe

Ao pensar em como ser um bom técnico de enfermagem, faça de tudo para ser muito competente e ter um rendimento de alta qualidade. Tenha em mente que precisa trabalhar em equipe e precisará lidar com os mais diversos tipos de diferenças.

Vale reforçar o que já foi dito sobre o dia a dia de um profissional de enfermagem rodeado de pessoas e entender as qualidade e os defeitos. Da mesma forma que respeitar o tempo e as limitações de cada um contribuirá para que você consiga crescer ao lado da sua equipe de trabalho, em um ambiente laboral harmonioso e capaz de propiciar a segurança e confiança que eles tanto precisam.

Tenha comprometimento com o local de trabalho e as pessoas

É muito importante que você esteja atento às necessidades de todas as pessoas e ser comprometido com as políticas da instituição e com o bem-estar do paciente e de sua família. É preciso estar envolvido na missão, nos valores e objetivos da empresa em que trabalha e com os demais profissionais integrantes da equipe de saúde.

Foque em se atualizar e especializar

Para ingressar na área, o técnico de enfermagem precisa dedicar-se ao curso técnico por um período específico. Por isso, é muito importante contar com um curso apropriado, que responda aos seus desejos de expansão e ofereça qualidade na sua formação. Ao finalizar o curso, você pode recorrer a cursos de extensão, especialização ou qualificação, já que existem diversos conteúdos disponíveis no mercado.

Como conseguir o emprego dos sonhos está cada vez mais difícil e desafiador, investir nessa capacitação ainda é uma das formas mais eficazes de se obter sucesso na carreira ao decorrer do tempo. Isso ocorre porque as instituições de ensino oferecem vários formatos de cursos presenciais e a distância, e formas de financiamentos adequados à sua realidade financeira.

Faça um bom curso técnico de enfermagem

O curso técnico de enfermagem tem como finalidade formar profissionais preparados e qualificados, em um período determinado, com toda a qualificação imposta pelo mercado de trabalho. Nesse caso, o aluno será preparado não só com conhecimento, mas também com habilidades técnicas relativas à área escolhida.

Além disso, por serem profissionais com uma grande demanda no mercado, já que podem atuar em hospitais, clínicas, home care, consultórios médicos, empresas, entre outros, os salários podem chegar a valores muito atraentes.

Entre as principais vantagens do curso técnico em enfermagem, estão os valores e a curta duração, propiciando que você seja inserido no mercado de trabalho de forma mais rápida. Além disso, abrange os mais variados tipos de idade, já que pode ser feito como um jovem que acabou de  concluir o ensino médio, como por uma pessoa mais experiente que procura sua recolocação no mercado de trabalho.

Para isso, procure uma escola de confiança, reconhecida, que tenha uma boa estrutura, além de verificar a qualificação do corpo docente. Afinal, o curso técnico de enfermagem é o primeiro passo para você ter um futuro brilhante.

Conseguiu perceber como ser um bom técnico de enfermagem? Independentemente da área de atuação, é preciso que você invista em algumas características básicas para delinear sua carreira e ser um destaque entre os concorrentes. Por isso, aproveite as dicas aqui apresentadas e garanta muito sucesso em sua trajetória.

Deseja tornar-se um técnico de enfermagem? Então, entre em contato com a gente e conheça o nosso curso!

Compartilhe este conteúdo:

Deixe seu comentário

O que você achou deste conteúdo? Queremos saber a sua opinião:

Realizar inscrição
Notifique-me de
guest
22 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Dilceia
Visitante
Dilceia
3 anos atrás

Muito informativo pra quem quer seguir a carreira de técnico de infermagem .

Leidiane
Visitante
Leidiane
3 anos atrás

Informação muito importante para mim.
Grata. Amei…

anônimo
Visitante
anônimo
3 anos atrás

a carreira de técnico de enfermagem ajuda quem também quer fazer área de medicina

Janaína Aparecida dos Santos faria
Visitante
Janaína Aparecida dos Santos faria
3 anos atrás

Gostei muito gostaria de me tornar uma enfermeira obrigada

Raiane
Visitante
Raiane
3 anos atrás

Amei, aprendi muito

Maria Luana Pereira Lima
Visitante
Maria Luana Pereira Lima
2 anos atrás

Gostei muito da explicações eu tinha dúvidas mas depois que eu ler isso já não tenho mais nenhuma dúvida 👏

TIANA
Visitante
TIANA
2 anos atrás

ADOREI AS FORMAS E OS TERMOS TECNICO MUITO BEM ELABORADOS OBRIGADA PELA DICA

Izaque
Visitante
Izaque
2 anos atrás

gostei muito dessa revisão, me trouce muitas informação sobre essa área da enfermagem .obg

Leonilce Gomes de Oliveira
Visitante
Leonilce Gomes de Oliveira
1 ano atrás

Bem útil..pra deixar bem claro ,o que é ser um técnico de enfermagem. Amei e é isso mesmo que quero.

Angelica Melo
Visitante
Angelica Melo
1 ano atrás

Conteúdo maravilhoso! eu estou concluindo o técnico de enfermagem e estou amando, e sim é verdade, essa profissão tem que gostar saber lidar e se comunicar bem com pessoas. A final vamos cuidar de todo tipo de gente, na qual eles depositam toda sua confiança. E tenho uma dica: pra quem quer entrar nessa carreira , tem que ter estômago, coragem, amor e paciência. Eu já mim endentifiquei tô só esperando concluir o curso e começar trabalhar com Fé em Deus.🙏

Edvan Pereira de sou
Visitante
Edvan Pereira de sou
1 ano atrás

Gostei do conteúdo foi muito proveitoso pra mim várias dicas que chegou na medida certa pois sempre trabalhei em farmácia e gosto do que faço e procuro fazer o melhor estou fazendo o curso técnico de enfermagem não só pra poder fazer injeções na farmácia mas também atuar na área por completo muito obrigado pela ótima explicação vou continuar procurando mais aprendizado com vocês.

Mauro Coutinho
Visitante
Mauro Coutinho
7 meses atrás

Quero fazer o curso com vcs , mas atualmente moro em Belém do Pará , Qual a possibilidade de fazer nem que seja através de vídeo- aula?

22
0
Queremos saber sua opinião, deixe seu comentário!x
()
x