O que é um curso profissionalizante? Descubra aqui!

Homem em desfoque em pé ministrando aula em auditório

Estudar para aprimorar os conhecimentos e conquistar um emprego melhor é o objetivo de muitas pessoas, e é bem comum não saber qual é o meio mais adequado para alcançar esse sonho. O curso profissionalizante oferece o grande benefício da rapidez, afinal, em um curto período, você consegue sair com o certificado em mãos e atribuir mais valor para o seu currículo.

À medida que a tecnologia evolui, os processos, sistemas e tarefas mudam, tornando-se fundamental que as pessoas atualizem suas habilidades de forma constante. Um curso de curta duração pode proporcionar novos conhecimentos, ideias e competências ao futuro profissional, garantindo o seu sucesso no mercado de trabalho.

E aí, ficou interessado e quer saber mais sobre os cursos profissionalizantes para escolher o seu e mudar de vida? Então continue acompanhando e aproveite! Boa leitura!

O que é um curso profissionalizante?

Os cursos profissionalizantes são caracterizados por serem muito especializados, ou seja, tendem a enfatizar uma área específica, além de darem foco direto ao mercado de trabalho, garantindo formação para atividades e setores que estão em alta e que necessitam de mais profissionais qualificados.

O curso profissionalizante é curto e voltado para as pessoas que querem se atualizar em um assunto bem específico, mas de forma rápida. Pode ser feito por profissionais que já estão no mercado de trabalho e que desejam aumentar seus conhecimentos e possibilidades na profissão ou por quem quer aprender uma nova habilidade.

Até mesmo as pessoas que já têm outra qualificação podem ter o desejo de fazer um curso profissionalizante a fim de preencher algumas lacunas em seu currículo, levando em conta os seus planos de futuro profissional. De qualquer forma, ele é a maneira mais rápida de entrar no mercado de trabalho.

Esse tipo de curso geralmente não tem muitos pré-requisitos, de modo que mesmo aqueles que não fizeram ou que não estão cursando o ensino médio podem se matricular em um curso profissionalizante.

A formação pode funcionar livremente, sem precisar do aval do Ministério da Educação (MEC) via Secretarias de Educação do Estado. Por essa razão, muitos cursos profissionalizantes são conhecidos também como “cursos livres”.

O aluno, ao final do curso, recebe um certificado de conclusão. Enfim, a quantidade de cursos profissionalizantes que estão disponíveis no Brasil é enorme, portanto, você tem várias opções para fazer a sua escolha. Então pense bem e opte por um que vai garantir vantagens e bons frutos no futuro!

Como o curso profissionalizante se diferencia do curso técnico?

O curso técnico dura um tempo bem maior do que o profissionalizante. Com uma carga horária maior, os conteúdos tendem a ser mais amplos e mais aprofundados. Por esse motivo, alguns trazem um pouco de teoria ligada ao tema do curso, apesar de o foco continuar sendo a parte prática.

Para se matricular em um curso técnico, é necessário ter concluído o ensino médio ou estar cursando essa etapa. Muitos são realizados paralelamente ao ensino médio, portanto, o estudante deve estudar em dois períodos, não tendo, por exemplo, a possibilidade de trabalhar em um período do dia.

Por não serem livres, para uma instituição abrir um curso técnico, ela deve contar com a autorização da Secretaria de Educação do Estado, que vai avaliar diversos aspectos do curso (nível dos professores, grade curricular, infraestrutura) antes de autorizar o seu funcionamento.

Quais são as vantagens de escolher um curso profissionalizante?

Separamos, a seguir, alguns dos principais benefícios de escolher um curso profissionalizante. Confira!

Rapidez

O curso profissionalizante apresenta uma carga horária bem menor que a de cursos técnicos e de graduação, por exemplo. Sendo assim, esse curso é o ideal para quem deseja conseguir um emprego rápido ou que pretende conquistar uma promoção, não precisando ficar 2 a 4 anos, em média, estudando para atingir esse objetivo.

Empregabilidade

O curso profissionalizante é, sem dúvida alguma, o maior parceiro dos profissionais que desejam mudar de carreira e das pessoas que querem entrar rapidamente no mercado de trabalho, mas que não têm tempo para cursar uma graduação ou fazer um curso técnico.

Desse modo, em um país com mais de 12 milhões de brasileiros desempregados, ter a oportunidade de inserir um curso profissionalizante no currículo é a melhor garantia de emprego para aqueles que precisam ter a certeza de que vão conseguir uma renda rapidamente.

Baixo custo

Enquanto nos cursos técnicos convencionais o estudante deve desembolsar um valor alto para pagar as mensalidades do curso, no curso profissionalizante os valores são bem mais em conta.

Assim, podemos afirmar que a formação profissionalizante é mais democrática, ou seja, muito mais acessível que a formação técnica. Logo, é uma excelente opção para as pessoas com poucos recursos financeiros e que não podem comprometer uma parte muito extensa da renda familiar.

Foco na prática

É provável que a maior vantagem de fazer um curso profissionalizante com formação prática seja o ensino com foco no mercado de trabalho. Afinal, o enfoque que esse tipo de formação proporciona habilita os profissionais para lidar com as situações diárias da profissão.

No curso profissionalizante, o estudante é preparado, por meio de simulações e de atividades práticas, para que saiba como lidar com os acontecimentos rotineiros da profissão da maneira mais profissional e segura possível. A formação prática garante ao estudante as habilidades necessárias para que ele faça a diferença, tendo a chance de construir uma carreira de sucesso.

Maiores possibilidades

A possibilidade de renovação profissional é umas das principais vantagens da formação profissionalizante. Isso porque o mercado exige cada vez mais inovação e competências técnicas dos seus profissionais.

Com a profissionalização, os profissionais de diversas áreas podem desenvolver novas habilidades e se atualizar constantemente, o que proporciona o alcance do emprego tão almejado, a conquista de uma promoção ou uma mudança de carreira.

Aumento do salário

Uma grande vantagem que o curso profissionalizante oferece é a possibilidade de conseguir um salário bem melhor, uma vez que há uma falta de bons profissionais especializados no mercado e algumas funções acabam oferecendo salários mais altos do que profissões de nível superior, por exemplo.

Por fim, é importante que você escolha uma boa área para estudar, que vai garantir sucesso e tranquilidade para você. E, claro, considerando o fato de as doenças sempre acompanharem a humanidade e o aumento da expectativa de vida, a enfermagem é uma área que dificilmente vai ficar saturada.

Então, escolha uma instituição de ensino e um curso de qualidade. Não deixe de procurar por uma opção que, de fato, vai agregar valor ao seu currículo, certo? A Escola da Paz, por exemplo, é uma instituição consolidada com 32 anos de atuação, que oferece cursos para os profissionais que desejam se especializar mesmo tendo uma rotina bem cheia de trabalho. Um dos seus grandes diferenciais é a sua estrutura, já que é composta 100% de enfermeiros com ampla experiência na área.

Gostou de saber mais sobre o curso profissionalizante e já sabe qual deseja fazer para conquistar o seu sonho de ter um emprego melhor no futuro? Então aproveite para entrar em contato conosco!

Comentários

Posts Relacionados