fbpx

Escola de Enfermagem da Paz

Programa Saúde da Família: como funciona e quais as atribuições?

O Programa Saúde da Família (PSF), também conhecido como Estratégia de Saúde da Família, foi implementado nacionalmente pelo Ministério da Saúde na década de 1990, promovendo a recuperação dos pacientes e priorizando ações de prevenção à saúde nas unidades básicas, nas comunidades e nos domicílios de quem precisa dessa assistência clínica.

Pensando nisso, este conteúdo mostra quando surgiu, como funciona, por que é importante e quais são as principais atribuições do Programa Saúde da Família. Depois, o texto mostra como atua o técnico em enfermagem no PSF, seja para atender às demandas dos pacientes, seja para realizar procedimentos, organizar as dinâmicas educativas e controlar os materiais.

Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Quando o Programa Saúde da Família surgiu?

O Programa Saúde da Família foi criado pelo Ministério da Saúde em 1994 para estabelecer uma orientação nacional aos serviços de saúde. A estratégia remodelou o atendimento clínico voltado ao controle das doenças, formando equipes para promover práticas saudáveis na comunidade com a participação de todos os integrantes das famílias.

Como ele funciona?

O Programa Saúde da Família funciona nas unidades básicas do Sistema Único de Saúde, o SUS, ou nos domicílios dos pacientes, devendo a equipe médica atender e acompanhar todas as pessoas de cada família, independentemente do gênero e da idade.

Além disso, os profissionais da área da saúde devem desenvolver ações preventivas e promover a qualidade de vida da comunidade em que atuam pelo PSF.

Por que o Programa Saúde da Família é tão importante?

O Programa de Saúde da Família reformula o modelo assistencial com uma concepção de saúde que não foca na doença, mas, sim, na qualidade de vida da população. Por isso, o PSF contribui para os princípios básicos do SUS, como:

  • a universalização do atendimento;
  • a descentralização das unidades clínicas;
  • a integralidade da assistência;
  • a participação da comunidade na promoção de hábitos saudáveis.

Quais são as principais atribuições do PSF?

Até aqui, você sabe o que é e como funciona o Programa Saúde da Família. Mas a dúvida que fica é em relação às atribuições do PSF no país, certo? Pensando nisso, na sequência, listamos as principais. Confira!

Elaboração de estratégias de saúde

O PSF reformula o atendimento dos profissionais da saúde colocando a qualidade de vida da população como central nas estratégias das unidades básicas de saúde. Dessa forma, a equipe médica e de enfermagem deve elaborar um plano para melhor atender às queixas dos pacientes e adequar os tratamentos à realidade das pessoas.

Cadastramento e diagnóstico

Outra importante função dos profissionais que atuam no Programa Saúde da Família é realizar o cadastramento de todas as pessoas na comunidade assistida por essa estratégia do Ministério da Saúde. Essa função tem um impacto direto sobre o diagnóstico adequado dos problemas apresentados pela comunidade.

Técnico em Enfermagem

Identificação de problemas de saúde

Para atingir os objetivos e contribuir com as políticas públicas de saúde no Brasil, o PSF também deve identificar os problemas de saúde relatados pelos pacientes, realizando o acompanhamento médico para tratar disfunções e evitar doenças futuras na comunidade.

Desenvolvimento de ações educativas e multidisciplinares

Por fim, o Programa Saúde da Família deve aproveitar o caráter multidisciplinar da equipe (formada por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, psicólogos, dentistas, assistentes sociais, entre outros) para desenvolver e promover ações educativas na comunidade, mostrando para as pessoas como hábitos saudáveis contribuem para uma melhor qualidade de vida.

Como atua o técnico em enfermagem no Programa de Saúde da Família?

Neste momento, você já sabe quais são as responsabilidades do Programa de Saúde da Família nas unidades básicas e na comunidade. Mas tem ideia de como atua o técnico em enfermagem no PSF?

Abaixo, veja as principais responsabilidades e funções do profissional no Programa!

Atenção à saúde das famílias

A principal responsabilidade do técnico em enfermagem é atender à comunidade, avaliando as queixas e buscando informações sobre o histórico de saúde dos integrantes de cada família assistida pelo PSF. Dessa forma, o profissional contribui para a universalização e a integralidade do SUS.

Realização de consultas e procedimentos

O técnico em enfermagem também é responsável por ajudar a equipe médica na realização de consultas, acolhendo os pacientes e promovendo hábitos saudáveis na comunidade. Da mesma forma, os profissionais devem realizar procedimentos básicos para controlar doenças e melhorar a qualidade de vida da população.

Organização de dinâmicas de educação

O Programa Saúde da Família tem um compromisso com a promoção de hábitos saudáveis nas diversas comunidades atendidas por essa estratégia nacional. Nesse sentido, a equipe de enfermagem deve propor e aplicar dinâmicas de educação em todo território nacional para priorizar o bem-estar da população.

Dessa forma, o PSF deve seguir o calendário anual de campanhas — a exemplo do Setembro Amarelo, no cuidado com a saúde mental; do Outubro Rosa, em combate ao câncer de mama; e do Novembro Azul, para a promoção da saúde do homem — a fim de conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde e a busca por atendimento clínico.

Controle dos materiais

Por sua vez, o técnico em enfermagem também deve realizar o controle dos materiais utilizados nos atendimentos clínicos do Programa Saúde da Família. Dessa forma, o profissional deve avaliar a quantidade de produtos estocados e verificar se os equipamentos estão funcionando para atender à demanda dos pacientes.

Administração da unidade de saúde

É verdade que o técnico em enfermagem deve zelar pela saúde dos pacientes, mas esse profissional também se dedica a funções mais administrativas nas unidades básicas de saúde. E não seria diferente com o Programa Saúde da Família, no qual a equipe de enfermagem gerencia os diversos setores com atenção às ações estratégicas em cada comunidade.

Neste artigo, você aprendeu o que é e como funciona o Programa Saúde da Família, implementado em todo o país desde a década de 1990. O técnico em enfermagem tem uma importância destacada no PSF, ajudando a equipe médica a administrar materiais, realizar procedimentos e atender à demanda dos pacientes.

O que achou deste conteúdo? Conte para a nossa comunidade a sua experiência e opinião sobre o Programa Saúde da Família. Deixe um comentário aqui!

Compartilhe este conteúdo:

Deixe seu comentário

O que você achou deste conteúdo? Queremos saber a sua opinião:

Realizar inscrição
Notifique-me de
guest
8 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Adriana Medeiros Costa
Visitante
Adriana Medeiros Costa
1 ano atrás

Ótimo conteúdo! Bastante esclarecedor, de fácil compreensão para qualquer leitor que tenha interesse pelo assunto, amei.

avax usdt
Visitante
1 ano atrás

Very nice post. I just stumbled upon your blog and wanted to say that I’ve really enjoyed browsing your blog posts. In any case I’ll be subscribing to your feed and I hope you write again soon!

Márcia
Visitante
Márcia
1 ano atrás

Gostei bastante, bem claro e objetivo!

MÁRCIA
Visitante
MÁRCIA
1 ano atrás

Boa Tarde, achei o conteúdo bastante esclarecedor, muito bom, obrigada por passar esse material de estudo!

Olavo Cabrera
Visitante
Olavo Cabrera
1 dia atrás

MORO NA VILA VIRGINIA. ONDE FICA O NUCLEO DA SAÚDE DA FAMILIA NESTA REGIÃO.?

8
0
Queremos saber sua opinião, deixe seu comentário!x
()
x